Quando as ovelhas atingem a maturidade sexual, elas começam a cheirar mal. Esses indivíduos exigem um odor desagradável para atrair as mulheres. No entanto, pode afetar negativamente as características de qualidade da carne. Adquirirá um aroma desagradável e tornar-se-á impróprio para alimentação. Para se livrar desse problema, é importante castrar prontamente o carneiro, o que envolve a remoção de seus órgãos genitais.
Para que serve
Existem vários motivos para a castração de carneiros:
- Os testículos devem ser removidos de cordeiros que não são adequados para reprodução. A operação permite evitar o nascimento de cordeiros de machos que não atendam às características da raça e fazer ajustes em seu comportamento. Após o procedimento, os cordeiros ficam mais calmos, o que ajuda a reduzir significativamente as lesões.
- As ovelhas amadurecem muito antes do corpo estar pronto para gerar cordeiros. Quando fêmeas e machos são mantidos juntos no mesmo cômodo, existe o risco de filhotes inviáveis. Isso está repleto de perdas significativas. Com a ajuda da castração, esses problemas podem ser evitados.
- Os cordeiros são frequentemente castrados para corrigir o sabor da carne. Após esse procedimento, não apresenta mau cheiro, contém mais gordura e menos fibras.
- A remoção das gônadas tem um efeito benéfico na qualidade e quantidade da pelagem do animal. Ao abater, é muito mais fácil esfolar essas ovelhas.
- Em casos mais raros, os carneiros são castrados se houver indicação médica. Isso é necessário se forem detectadas várias doenças ou danos aos órgãos genitais.
A castração de animais em tempo hábil ajuda a eliminar muitos problemas na criação de ovelhas e a aumentar significativamente a lucratividade da fazenda.
Com que idade deve ser feito?
Os animais atingem a maturidade sexual aos seis meses. Em algumas raças isso acontece ainda mais cedo. É melhor remover os testículos 3-4 semanas antes do final da formação do sistema geniturinário. Os cordeiros não são castrados antes dos 3-4 meses. Se a intervenção for realizada mais cedo, existe o risco de distúrbios metabólicos significativos e atrasos no desenvolvimento. Se a operação foi realizada posteriormente, existe a possibilidade de que as reações sexuais comportamentais persistam por um certo tempo.
Para evitar complicações, a castração é melhor realizada no outono ou na primavera. Durante esses períodos, as temperaturas são baixas e os insetos estão ausentes. Isso ajuda a evitar sangramento, inflamação e outros problemas.
Métodos de castração
Vários métodos podem ser usados para remover os órgãos genitais. Ao mesmo tempo, muitos agricultores escolhem métodos incruentos. São considerados mais simples e garantem rápida recuperação dos animais.
Nenhum sangue
Os principais tipos de castração sem sangue incluem elastração, destruição do parênquima testicular ou cordões espermáticos.
Elastração
Este é um dos métodos mais simples de castração. Durante a manipulação, anéis de borracha especiais são colocados no colo do escroto e são utilizadas pinças. Tanto um agricultor experiente quanto um iniciante podem realizar essas ações. Porém, é melhor realizar a castração com elástico em até 4 semanas. Então os testículos ficam muito aumentados e, portanto, o uso do anel torna-se problemático.
Destruição do cordão espermático
Esta é uma versão mais complexa da castração. Envolve o uso de diferentes pinças. A variedade específica depende da categoria de idade do carneiro. No primeiro dia após a cirurgia, existe o risco de leve inchaço do escroto. Neste caso, o estado geral do animal não muda.
Destruição do parênquima testicular
Este método incruento leva em consideração a fisiologia dos órgãos genitais dos animais. No entanto, é usado raramente. Para castrar um animal dessa forma, você precisa usar uma pinça em forma de galho. Na aparência eles se assemelham a uma colher.
Nesse caso, o corpo do testículo é colocado em uma parte do dispositivo, e o parênquima é capturado e destruído pela segunda.
Sangrento
A aplicação destes métodos necessita de mais conhecimentos em comparação com o grupo anterior. Isso se deve à necessidade de perturbar a estrutura da pele e ao risco de infecção.
Método fechado
Este método é adequado para castração de animais de qualquer faixa etária. No entanto, é mais frequentemente usado entre 2 e 6 meses. Para fazer isso, você precisará de bisturi, tesoura e tintura de iodo. Você também precisará de pinças e pó desinfetante.
Para realizar o procedimento, faça o seguinte:
- Fixe o carneiro e injete 5 a 10 mililitros de novocaína com concentração de 0,5% em cada testículo.
- Remova os pelos do escroto.
- Trate o campo com solução de iodo.
- Puxe a pele do escroto para baixo e mova o testículo para cima.
- Corte a parte superior do escroto. Recomenda-se fazer isso com uma tesoura afiada.
- Puxe a pele de volta aos anéis inguinais. Em seguida, remova os testículos.
- Comprimir os vasos e o cordão espermático com uma pinça.
- Corte os testículos com um bisturi. Recomenda-se fazer isso 1 centímetro abaixo da área de fixação.
- Coloque um anti-séptico na ferida resultante.
Caminho aberto
Para realizar uma operação aberta, são feitas incisões transversais na parte inferior do escroto ou quando sua parte inferior é cortada. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Injete anestésico em diversas áreas do campo cirúrgico.
- Corte a pele. Isso deve ser feito em vários lugares. Remova os testículos pelos orifícios. Posteriormente, eles precisam ser amarrados com uma ligadura. Você também pode comprimir os cordões espermáticos com uma pinça.
- Finalmente, polvilhe a ferida com pó anti-séptico. Se for grande, vale colocar gaze na cavidade, embebendo-a com antibiótico ou iodofórmio.
Características da castração de idosos
Animais velhos precisam ser castrados para reduzir o desejo sexual e eliminar o cheiro desagradável da carne. Os machos sexualmente maduros têm um escroto superdesenvolvido. Isso afeta a castração.
Para concluir o procedimento, você precisa fazer o seguinte:
- Remova os pelos do escroto e injete novocaína.
- Prenda o macho puxando o membro pélvico em direção à cabeça.
- Corte a pele do escroto usando um método circular. Isso deve ser feito até que a membrana testicular seja alcançada.
- Puxe o cordão espermático e prenda com uma pinça.
- Corte os testículos. Isso é feito com o escroto e um fragmento do cordão umbilical.
- Fixe a pinça por 2 a 3 minutos e depois polvilhe a ferida com um anti-séptico.
Possíveis complicações
Na maioria das vezes, consequências negativas ocorrem após cirurgia aberta. Nesse caso, os carneiros apresentam prolapso da alça intestinal. O prolapso do cordão espermático também é possível. Se tais complicações forem eliminadas a tempo, não afetarão o resultado da operação.
Consequências mais perigosas incluem sangramento. Em tal situação, podem ser necessárias costuras repetidas. As complicações tardias incluem o acúmulo de sangue coagulado e infecção no corpo. Se o animal não for atendido a tempo, existe risco de gangrena, sepse e morte do animal. A castração de ovelhas pode ser realizada de várias maneiras. Para que o procedimento seja bem sucedido, é importante escolher o método correto de intervenção cirúrgica e seguir rigorosamente todas as regras e instruções.