A morte de gansinhos nas primeiras semanas de vida é um problema comum. Por que os gansos de uma semana adoecem e morrem, como preservar os filhotes são questões que preocupam todos os avicultores. Existem várias causas principais de morte de animais de estimação: infecções, intoxicações alimentares. Se os gansinhos não receberem condições de vida e cuidados adequados, a probabilidade de morte aumenta.
Envenenamento
A dieta dos gansos precisa de atenção constante, pois alimentos nutritivos ajudam a criar uma ave saudável. Você não deve alimentar seus animais de estimação com beterraba ou cascas de batata, pois podem causar distúrbios digestivos.A qualidade da ração também é de grande importância, pois alimentos estragados ou mofados causam distúrbios intestinais.
Principais sintomas de envenenamento:
- vômito e diarréia;
- respiração rápida, convulsões;
- aumento da salivação e sede.
No verão, ao pastar gansos nos prados, é preciso controlar a composição da vegetação que o pássaro colhe. As plantas venenosas incluem: droga, meimendro, topos de batata, agrião, ambrósia, spurge. Se os gansinhos não receberem assistência oportuna, eles podem morrer.
Doenças infecciosas
Se o tratamento não for iniciado em tempo hábil, as doenças infecciosas se espalham rapidamente em um bando de aves.
Os gansos morrem com mais frequência das seguintes doenças:
- a salmonelose atinge pintinhos de 3 a 30 dias e ocorre devido à ração contaminada com o vírus e à falta de vitaminas. A superlotação e as más condições de vida levam à rápida propagação da doença;
- gansinhos de uma semana são infectados com enterite, cuja taxa de mortalidade é de aproximadamente 95%. A doença afeta o fígado, o sistema cardiovascular, os intestinos e se espalha por gotículas transportadas pelo ar;
- O agente causador da colibacilose é a Escherichia coli. O principal sintoma da doença é a diarreia. A violação das regras de manutenção, alimentação e cuidados provoca o aparecimento e propagação de infecções.
Com muita umidade e palha úmida, as aves ficam infectadas com aspergilose. Os fungos afetam os órgãos respiratórios (seios da face, pulmões), pele, rins e cérebro.
Doenças invasivas
Um grupo de doenças causadas por parasitas afeta frequentemente animais jovens.As doenças podem causar retardo de crescimento e ganho de peso nas aves:
- fontes de infecção por vermes são lagos sujos, poças e aviários sujos. Se houver parasitas presentes, a ave perde apetite e peso. O tratamento da infecção é difícil, o período de recuperação é longo, por isso a ave deve ser cuidada constantemente;
- A equinostomatidose é causada pelos parasitas trematódeos e equinostomados, que entram no corpo da ave ao bicar pequenos peixes, girinos e sapos. Fraqueza, diarreia e perda de apetite são sintomas de infecção.
Parasitas da pele (ácaros, comedores de piolhos) causam coceira e sugam o sangue da ave. Os gansinhos não ganham peso, arrancam penas, ficam deprimidos e desenvolvem dermatites na pele.
Problemas de alimentação e manutenção
Quando bem cuidados, os gansinhos crescem rapidamente e ganham peso. Porém, deve-se levar em consideração que esta ave é seletiva em relação à alimentação. Pintinhos de até 20-25 dias de idade são alimentados com ração completa ou misturas de grãos e farinha.
Você mesmo pode preparar a comida: misture farelo de trigo, cenoura cozida, ervilha e óleo de peixe.
O cumprimento dos padrões de manutenção é a chave para criar gansos saudáveis. Os animais jovens precisam de um ambiente quente, seco e ventilado. A faixa de temperatura recomendada é de 25-30 °C. O chão é coberto com serragem ou palha.
Ações preventivas
Diagnosticado corretamente e iniciado imediatamente tratamento permite que você salve gansos. Graças à prevenção e ao cumprimento dos requisitos para a criação de animais jovens, é possível prevenir a ocorrência de doenças:
- desinfecção regular do aviário (as paredes são tratadas periodicamente com cal apagada). Comedouros e bebedouros são constantemente limpos;
- graças à desinfestação periódica, as larvas e os ovos dos parasitas são destruídos;
- uma dieta fortificada aumenta a imunidade da ave;
- Aditivos alimentares especiais (Kormogrizin, Biovit, Paraform, solução de permanganato de potássio) ajudam a prevenir intoxicações alimentares.
É incentivada a criação separada de aves adultas e animais jovens. Esta medida evitará a propagação de infecções. Para caminhar, selecione uma área protegida de correntes de ar e luz solar direta.
Medidas preventivas, fornecimento de condições de vida confortáveis e uma dieta adequadamente selecionada podem reduzir a taxa de mortalidade de gansos. É importante isolar os indivíduos doentes do resto do rebanho e diagnosticar corretamente as patologias. O tratamento oportuno aumenta as chances de recuperação dos gansos.