A saúde dos habitantes emplumados da casa está sob constante controle dos agricultores. Uma ave doente pode infectar todo o rebanho. O aparecimento de sintomas perigosos em animais jovens é particularmente preocupante. Portanto, a questão de por que os gansos ficam fracos, caem de pé e como tratá-los muitas vezes preocupa os proprietários. Medidas para salvar os pintinhos devem ser tomadas imediatamente.
Por que os gansos caem de pé e como tratar isso?
As causas das doenças em gansos podem ser diferentes. O corpo frágil é afetado por mudanças de temperatura, nutrição desequilibrada e condições insalubres no aviário.O perigo é representado por infecções, que muitas vezes resultam na morte não apenas de filhotes, mas também de aves adultas. Se você encontrar um ganso com pés instáveis, é melhor iniciar o tratamento imediatamente. Este sintoma é característico de muitas doenças.
Enterite viral
A doença ocorre frequentemente em gansos de 5 ou 12 dias de idade, e menos frequentemente em gansos de 3 semanas. A doença afeta principalmente o fígado e também o coração e o trato gastrointestinal. O vírus é mais ativo na primeira metade da primavera. O curso agudo da doença é acompanhado por sintomas:
- Os gansinhos caem de pé e mostram atividade mínima.
- Os filhotes perdem o apetite.
- Há secreção mucosa dos olhos e nariz.
- Os jovens estão com frio, reúnem-se em grupos e tentam se aquecer perto da lamparina.
- Começa a diarréia, acompanhada pela liberação de coágulos sanguíneos.
- As penas caem.
A doença geralmente termina com a morte dos pintinhos. Portanto, quando os gansinhos estiverem de pé, o agricultor precisa esclarecer o diagnóstico e iniciar o tratamento:
- É útil adicionar uma solução de manganês (5%) à água.
- A furazolidona misturada aos alimentos é administrada por 10 dias.
- A norma para a Biomicina é de 20 mg por 1 quilograma de peso.
Se for detectada enterite, é declarada quarentena na fazenda. As carcaças das aves mortas, bem como o material de incubação, estão sujeitos à destruição. Os gansos estão vacinados. As medidas emergenciais são canceladas 2 meses após o fim da doença.
Micotoxicose
A doença se desenvolve em gansos quando eles consomem alimentos de baixa qualidade com mofo. O tipo de fungo só pode ser determinado através de testes laboratoriais de produtos alimentícios. Na maioria das vezes, as bactérias patogênicas são encontradas no girassol, milho, cevada ou trigo.
Sinais de doença:
- Fezes moles com sangue.
- Recusa de comida.
- Fraqueza e perda de penugem.
A micotoxicose se desenvolve rapidamente e destrói toda a ninhada de pintinhos em 2 dias. A autópsia de gansos mortos mostra que o sistema do trato gastrointestinal está afetado.
O aviário onde foram identificados casos de infecção é limpo e as instalações tratadas com materiais anti-sépticos. Os alimentos perdidos são substituídos por novos alimentos. “Mycosorb” ou “Symbitox” é introduzido nos alimentos para evitar o reaparecimento de fungos nos produtos.
Salmonelose
A Salmonella é perigosa para os gansos no primeiro mês de vida. A doença se manifesta de diferentes maneiras:
Idade do pássaro | Curso da doença | Sinais |
Pintinhos recém-nascidos | Desenvolvimento rápido | Gansos morrem imediatamente após o nascimento |
Até 10 dias | Curso agudo | Cólicas, diarréia, perda de apetite e atividade motora. Após 1-3 dias, a mortalidade de animais jovens é possível |
Aves adultas | Forma crônica | Sem sintomas óbvios |
Quando os gansinhos se sentarem em pé, o agricultor deve entrar em contato imediatamente com um veterinário. Se o médico confirmar a salmonelose, o tratamento começa. Os seguintes medicamentos são adicionados ao feed:
- "Levometicina" na proporção de 30 mg por quilograma de peso da ave.
- Probióticos. A “bifidumbacterina” provou-se bem.
- Adicione 0,5 ml de Baytril à água para cada litro.
Medidas restritivas estão sendo introduzidas na fazenda. As aves infectadas são isoladas das aves saudáveis. O gado está vacinado. Organize a desinfecção em larga escala do aviário. A carne de ganso é consumida somente 2 semanas após a conclusão do tratamento com antibióticos.
Perose
Com deficiência de vitaminas B e manganês, os gansos têm dificuldade de movimentação.A perose é mais frequentemente causada por uma dieta desequilibrada. A falta de nutrientes retarda o crescimento dos ossos longos. Ligamentos e tendões enfraquecidos pela doença não conseguem suportar o peso da ave.
Se os gansinhos caírem e não se levantarem, isso deverá alertar o agricultor. Os veterinários aconselham inspecionar todos os animais. Outros sinais de patologia:
- Os ossos aumentam de diâmetro.
- No contexto da deformação articular, desenvolve-se inchaço dos membros.
- A cobertura de penas fica mais fina e aparecem manchas calvas.
- Os pássaros perdem a cloaca.
Quando o embrião é infectado, os gansos morrem poucos dias depois de emergirem da casca. Em outros casos, é prescrita terapia complexa:
- 3 mg de sulfato de manganês e colina são adicionados à alimentação dos pintinhos.
- A bebida também é enriquecida com solução de permanganato de potássio.
- Todo o gado é transferido para ração comprada.
- No verão, a dieta dos gansinhos é complementada com plantas como alfafa ou trevo.
A carne de aves é adequada para venda, mas os ovos para incubação são descartados.
Raquitismo
Esta doença é causada pela falta de vitamina D3. A deficiência ocorre devido à alimentação inadequada e violação das condições de criação de animais jovens. Como resultado, o corpo da ave deixa de absorver cálcio e fósforo, que são importantes para o desenvolvimento normal dos ossos. Uma doença avançada faz com que os gansinhos morram.
Quando o raquitismo é observado:
- Coordenação de movimentos prejudicada.
- Amaciando o bico do ganso.
- Fragilidade das penas.
- Fezes frequentes e moles.
O tratamento inclui uma revisão da dieta dos pintinhos:
- O óleo de peixe é adicionado à ração. Por quilo de alimento, 1 grama da substância é suficiente.
- Os itens do menu de pássaros incluem cascas, cascas de ovos esmagadas ou giz esfarelado.
- As misturas secas são enriquecidas com 2 gotas de solução concentrada D
A terapia é complementada com sessões de irradiação ultravioleta.Comece com 2 minutos e aumente gradualmente o tempo em 3 vezes. Os veterinários geralmente prescrevem um curso de 2 semanas. É útil alimentar os pintinhos com gluconato de cálcio e uma solução de permanganato de potássio. Esta bebida ajuda com muitas doenças.
Métodos preventivos
As medidas preventivas ajudam a prevenir doenças infecciosas. A maneira mais eficaz de impedir a propagação do vírus é manter limpa a área de alojamento dos gansos. Recomendações de avicultores experientes:
- Antes de colocar os pintinhos, organize uma limpeza completa do ambiente e caie as paredes e o teto.
- Forneça ventilação para o aviário. As bactérias não gostam de ar fresco e se multiplicam em ambientes mofados. Mas é importante evitar a ocorrência de correntes de ar.
- Todos os dias os filhotes são liberados para passear.
- As vacinações de rotina são um meio eficaz de prevenção de doenças.
- Uma alimentação equilibrada e a inclusão de suplementos minerais e vitaminas na dieta das aves fortalecerão a imunidade do gado alado.
- Após a alimentação, os restos de comida são removidos para evitar a deterioração dos alimentos.
É importante realizar inspeções regulares ao gado. Contate um veterinário se os gansinhos caírem de pé e pararem de se mover. O comportamento atípico dos pintinhos sinaliza um problema emergente.
Se você não negligenciar os métodos preventivos e os conselhos de outros agricultores, os gansos crescerão saudáveis. Os esforços para limpar as instalações e os custos com alimentos frescos e consultas veterinárias não podem ser comparados com as perdas decorrentes da morte de uma ave.