Mesmo que as regras de criação sejam seguidas, confirma-se que as aves são suscetíveis a diversas doenças. A diarreia é uma das patologias mais comuns detectadas em gansinhos. Este distúrbio, em alguns casos, ocorre devido a doenças graves. Portanto, é importante primeiro determinar o tipo de diarreia nos gansos e depois como tratar a patologia. Caso contrário, a morte pode ocorrer.
As principais causas da doença
Gansinhos têm os seguintes tipos de diarreia:
- branco - ocorre devido à infecção por salmonela;
- verde com espuma - desenvolve-se com colibacilose;
- uma combinação de diarreia e secreção nasal é característica da pasteurelose.
A infecção de animais jovens ocorre num contexto de imunidade enfraquecida. Isso é causado pelo não cumprimento das regras de criação de aves. Os seguintes fatores podem provocar o aparecimento de diarreia:
- rascunhos;
- falta de ventilação;
- alta umidade;
- mudanças de temperatura;
- recusa em vacinar;
- descumprimento das normas sanitárias no interior do aviário.
A alimentação inadequada e a deficiência de vitaminas também levam à infecção de animais jovens.
Sintomas comuns de diarreia em gansos
O maior perigo para a prole é a doença infecciosa pulorose, que causa diarreia branca. O curso desta patologia é acompanhado pela disseminação do processo inflamatório para o fígado, baço e outros órgãos. Na ausência de tratamento oportuno para a pulorose, as aves morrem.
Além dos excrementos brancos, esta doença é caracterizada pelos seguintes sintomas:
- bico constantemente aberto;
- asas caídas;
- letargia;
- falta de apetite;
- penugem colada na região anal;
- violação da coordenação do movimento;
- pernas bem afastadas (causada por inflamação das articulações).
Os primeiros sintomas da pulorose são frequentemente observados 1 dia após a infecção. Excrementos verdes aparecem com colibacilose. O curso desta patologia é acompanhado pelos seguintes sintomas:
- falta de apetite;
- aumento da temperatura corporal;
- fraqueza geral;
- diminuição da atividade;
- consumo intensivo de água.
Na pasteurelose, diarréia e secreção nasal aparecem simultaneamente. O curso desta doença é caracterizado pelos seguintes sintomas:
- os gansos escondem a cabeça sob as asas;
- respiração rápida com chiado intenso;
- fezes moles com secreção sanguinolenta;
- letargia, baixa atividade.
A pasteurelose causa morte súbita em aves com sistema imunológico enfraquecido.No caso de progressão aguda desta patologia, é possível um aumento da temperatura corporal para 43 graus. Nesse período, a ave começa a beber intensamente.
Diagnóstico do problema
Um diagnóstico preliminar é feito com base na coleta de informações sobre a natureza da patologia. Mas, para identificar o patógeno, é realizado um exame abrangente do aviário e dos gansinhos mortos e são coletadas amostras.
Como tratar a diarreia em gansos
O tratamento das doenças infecciosas que causam diarreia é feito com medicamentos. Sem medicamentos, todas as aves morrerão. No tratamento da pulorose, que provoca diarreia branca, utiliza-se “Sulfadimezina” ou “Furazolidona” a 1%. Ambas as drogas são adicionadas à comida ou água por duas semanas.
Ao final do período especificado, a ave deve descansar por 3 dias, após os quais é realizado um segundo curso de tratamento.
O seguinte ajuda no tratamento da diarreia verde:
- "Biometsina" em combinação com "Tetraciclina";
- "Neomecina";
- "Levomicetina";
- "Baytril."
A dosagem desses medicamentos é calculada com base no peso da ave. O tipo de medicamento deve ser selecionado por um veterinário.
Ajuda no tratamento da pasteurelose:
- "Levomicetina" com óleo de peixe;
- "Sulfadimezina."
A dosagem e o tipo de medicamento utilizado também são determinados pelo médico. Para acelerar a recuperação da ave afetada, é recomendável mudar a dieta diária. No primeiro dia após o início da doença, os gansinhos devem receber farelo ou cinza de tabaco. Além disso, a dieta deve incluir cevada moída, ovos cozidos, aveia, cenoura ralada e pequenas verduras misturadas com leite.
Se as fezes moles forem causadas por hipotermia, a temperatura da casa deve ser elevada. Gansinhos saudáveis nessas condições se recuperam em três dias. Para acelerar a recuperação, é recomendado dar à ave uma solução fraca de potássio. Os remédios populares não são utilizados no tratamento de doenças infecciosas em aves. A vodka é frequentemente usada no tratamento de adultos. Mas os gansos podem morrer se consumirem álcool.
Prevenção da diarreia
A base para a prevenção da diarreia é o cumprimento das regras de criação de gansinhos. Para fazer isso você precisa:
- limpar regularmente as instalações;
- excluir correntes de ar e contato com roedores;
- troque a cama em tempo hábil;
- não permitir que a temperatura caia para os valores mínimos permitidos;
- manter os animais jovens separados dos adultos;
- isolar os gansos infectados dos saudáveis.
Recomenda-se colocar uma esteira embebida em solução desinfetante na frente do aviário. Dessa forma, a infecção dos sapatos não penetrará no ambiente. Você também deve realizar um exame preventivo nas aves para identificar sinais de infecção e vacinar os gansos.
Durante o primeiro mês de vida, recomenda-se diluir uma solução fraca de permanganato de potássio na água potável. Além disso, os animais jovens devem receber complexos vitamínicos em dosagem adequada à sua idade.