As ovelhas frequentemente enfrentam várias doenças que podem causar danos aos órgãos digestivos. Nesse caso, aparecem fraqueza geral, diarréia e outros sintomas. Os agricultores ficam especialmente preocupados se ocorrerem sinais semelhantes em animais jovens. Portanto, a questão de como tratar a diarreia em cordeiros é considerada muito relevante. Para lidar com esse problema, é importante primeiro fazer um diagnóstico correto.
Causas de diarreia em cordeiros
Os distúrbios digestivos podem estar associados a vários fatores. Às vezes, mesmo os agricultores experientes não conseguem determinar as causas dos problemas. Em tal situação, é impossível prescindir da ajuda de um veterinário.
Disenteria anaeróbica
Este termo refere-se a uma infecção tóxica aguda à qual os recém-nascidos são suscetíveis. A patologia pode ser identificada pela ocorrência de diarreia, que provoca o rápido aparecimento de desidratação e enterite ulcerativa. Depois disso, o animal morre rapidamente.
A causa da patologia é considerada infecção por microrganismos perigosos que podem viver meia hora a uma temperatura de +90 graus. Na maioria das vezes, cordeiros com 1 a 5 dias de idade são suscetíveis à doença. Ao mesmo tempo, espalha-se rapidamente através de roupas de cama, equipamentos e outros objetos contaminados.
O desenvolvimento da doença é causado pela falta de vacinação preventiva e alimentação inadequada das ovelhas durante a gestação. Além disso, o risco da doença aumenta em caso de hipotermia e condições de vida inadequadas. A doença pode ter os seguintes tipos de cursos:
- hiperaguda – causa morte instantânea;
- agudo – dura 3 semanas;
- crônico – raro e acompanhado de atrasos no desenvolvimento em cordeiros.
Enterotoxemia
A patologia é uma infecção tóxica que provoca danos ao sistema nervoso. A doença leva rapidamente à morte do cordeiro. É causada por anaeróbios formadores de esporos. Quando entram no corpo, produzem toxinas que entram no sangue. A doença pode se espalhar entre animais. Os patógenos geralmente entram no corpo vindos das pastagens. Os surtos são geralmente observados na primavera. A patologia tem 3 opções de desenvolvimento:
- relâmpago - a morte do cordeiro ocorre após 10-12 horas;
- agudo – a patologia dura cerca de um dia;
- crônica – causa fraqueza, diarréia, anemia.
Para helmintíase
Este grupo inclui muitas doenças causadas pela entrada de vermes parasitas no corpo. Todos eles causam problemas digestivos. As patologias mais comuns incluem:
- As helmintíases são causadas por infecção por vermes da classe dos vermes em forma de folha. Causam parafistomatose, fascilíase, dicroceliose.
- Cestodoses - são causadas por tênias chamadas cestóides. Provocam o desenvolvimento de moniesiose e cenurose.
- Nematóides - esse grupo de patologias é provocado por lombrigas, chamadas nematóides.
Com fasciolíase
Esta doença é causada por vermes parasitas. Eles causam danos aos ductos biliares do fígado. A infecção geralmente ocorre através de água e alimentos. A patologia pode se desenvolver dentro de 3-4 meses. Ao mesmo tempo, causa distúrbios nas fezes, perda de apetite, anemia e febre. Na ausência de tratamento oportuno, existe o risco de morte do cordeiro.
Equinococose
Este termo refere-se à patologia crônica parasitária. É causada pelo equinococo, considerado o parasita mais perigoso. A infecção ocorre com água e grama. O desenvolvimento da doença também é possível devido à violação das regras de higiene nas fazendas.
Diarréia colorida
Esta patologia representa perigo apenas para os recém-nascidos. Ocorre imediatamente após o nascimento ou após 3-5 dias. Apesar do nome, as fezes têm consistência clara. Portanto, nem sempre é possível detectar a doença a tempo.
Além da diarreia, o bebê apresenta forte fraqueza e perda de apetite. A doença causa desidratação.Para evitar patologia, é importante vacinar uma mulher grávida 3-4 semanas antes do parto. Na fase inicial, a patologia pode ser eliminada com a ajuda de terapia complexa. Mesmo com uma leve suspeita de desenvolvimento da doença, recomenda-se isolar o cordeiro, proporcionar-lhe temperatura favorável e ventilar constantemente o ambiente.
Sintomas associados
O quadro clínico geralmente depende do diagnóstico. Nesse caso, a diarreia costuma ser acompanhada de sintomas de dispepsia, principalmente se o bebê for alimentado com mamadeira. Na maioria das vezes, a diarreia em cordeiros provoca os seguintes sintomas:
- fraqueza geral e letargia;
- perda de apetite;
- perda de peso;
- o aparecimento de impurezas com sangue nas fezes;
- desidratação rápida.
Métodos de diagnóstico
Se detectada precocemente, a maioria das patologias pode ser curada. Ao mesmo tempo, é importante realizar diagnósticos em tempo hábil. Portanto, caso haja suspeita de deterioração do estado do cordeiro, é recomendável procurar um serviço veterinário.
Após um exame preliminar, o médico prescreverá exames laboratoriais. Isso o ajudará a entender as causas dos seus sintomas e a escolher o tratamento.
Métodos para tratar diarreia em ovelhas
Quando surge diarreia, o tratamento pode ser diferente - tudo depende do diagnóstico específico e da idade do animal.
Em um adulto
As medidas terapêuticas dependem do diagnóstico:
- Para enterotoxemia, a terapia dá resultados apenas nos estágios iniciais. Neste caso, as ovelhas precisam ser injetadas com soro hiperimune. Isto é recomendado em combinação com antibióticos. Casos complexos de patologia não podem ser tratados.
- Para helmintíases, o tratamento é prescrito dependendo do parasita que causou a doença. Quando infectado com nematóides, é prescrita ivermectina.O albendazol ajuda a lidar com helmintos em fita ou redondos. Para fasciolíase, você precisa dar Hexichol e Acemidofeno. A dosagem deve ser determinada por um veterinário. Neste caso, o animal doente deve ser isolado.
Em animais jovens
Os animais jovens geralmente sofrem das mesmas patologias que os animais adultos. Portanto, a única diferença no tratamento é a dosagem dos medicamentos. Via de regra, o volume do medicamento é calculado em função do peso corporal.
Nos cordeiros
Os cordeiros enfrentam frequentemente doenças especiais. Portanto, os métodos de tratamento diferem:
- Para disenteria anaeróbica, recomenda-se a administração de soro hiperimune por via intramuscular. A sintomicina também pode ser usada. Além disso, antibióticos ou sulfonamidas ajudam a curar a patologia.
- A diarreia colorida requer terapia complexa. Inicialmente, o bebê deve receber uma solução quente de eletrólitos. Isso ajudará a sustentar seu corpo até que os medicamentos antibacterianos façam efeito. Recomenda-se administrar a solução diariamente em intervalos de 6 horas. Ao mesmo tempo, são prescritos antibióticos - "Gentamicina", "Espectomicina", "Nifuraldezon". Recomenda-se que sejam administrados a cada 2 horas.
Se o aparecimento de diarreia em um bebê não estiver associado a uma patologia grave, é permitido o uso de remédios populares. Uma decocção de casca de carvalho ou chá forte é adequada para isso. Você também pode usar o medicamento "Zinaprim". Para fazer isso, é necessário colocar uma pitada da substância na língua do animal. Isso deve ser feito 2 a 3 vezes.
Possíveis consequências
A diarreia em cordeiros é considerada uma condição bastante perigosa. Na ausência de assistência oportuna, provoca rapidamente a desidratação dos animais. Com o desenvolvimento de doenças graves, a probabilidade de morte do cordeiro é alta.
Prevenção
Para evitar diarreia nos jovens, é importante alimentar e manter adequadamente os cordeiros prenhes. O cumprimento das regras de higiene do parto não é de pouca importância. Você também precisa seguir rigorosamente as recomendações para a criação de animais jovens.
Antes do parto, as ovelhas devem receber alimentos concentrados. Eles também precisam de vitaminas e minerais. Antes do parto, as instalações devem ser limpas e desinfetadas. Antes do parto, recomenda-se higienizar o úbere.
A diarreia em cordeiros pode ser consequência de uma variedade de patologias. Existem muitas condições perigosas que podem causar a morte de filhotes. Para evitar isso, é importante dar atenção especial à prevenção. Se aparecerem sintomas de diarreia, é necessário consultar um veterinário.