A pêra Yakovlevskaya é uma variedade de pêra de inverno criada por criadores para cultivo em áreas com verão curto e fresco. Esta variedade amadurece no início do outono e pode ser armazenada até o feriado de Ano Novo. Recomenda-se que a pera Yakovlev seja cultivada nas regiões da Rússia central. Vejamos mais de perto o que é essa variedade e quais são suas vantagens e desvantagens.
- História da criação da variedade
- Características e descrições da pera Yakovlevskaya
- Resistência a doenças e pragas
- Descrição da árvore e frutos
- Resistência à seca e robustez do inverno
- Polinização
- Tempos de floração e amadurecimento
- Produtividade
- Transportabilidade
- Principais aspectos positivos e negativos
- Nuances de pouso
- Selecionando um local
- Preparação de material de plantio
- Pousar
- Cuidados com as plantas
- Frequência de rega
- Aplicação de fertilizante
- Preparando plantações para o inverno
- Pragas e doenças
- Colheita e armazenamento
História da criação da variedade
A variedade de pera Yakovlevskaya foi cultivada por criadores, junto com toda uma linha de outras variedades, para cultivo de inverno no final do século passado. No início do século XXI, a variedade foi inscrita no Cadastro Estadual.
Características e descrições da pera Yakovlevskaya
A pera Yakovlevskaya é uma variedade de frutas de inverno. Começa a amadurecer em setembro. É mais adaptado para a Zona Média, mas é possível cultivá-lo em qualquer região. A variedade é resistente a doenças e tolera secas e geadas de inverno.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta alta imunidade a doenças de origem fúngica. No entanto, pode estar contaminado com ferrugem. Bem protegido de insetos nocivos.
Descrição da árvore e frutos
Uma árvore dessa variedade pode atingir dez metros de altura. A coroa tem o formato correto. Os rebentos são retos, de cor castanha. As folhas são verdes, ovais, alongadas e finamente serrilhadas.
Para garantir uma melhor frutificação, a árvore deve ser cultivada ao lado de outras variedades de pêra que tenham períodos de floração e frutificação semelhantes. Os frutos apresentam formato clássico de pêra alongada e caracterizam-se pela presença de casca lisa e dura.
Uma pêra madura fica amarelada com um tom vermelho. O peso do feto pode chegar a duzentos gramas. O pedúnculo é de tamanho médio, curvo. As sementes do fruto são de tamanho médio e de cor marrom. A polpa da fruta é macia, oleosa e suculenta. O sabor é doce e azedo.
Resistência à seca e robustez do inverno
Como outras variedades de inverno, a pera Yakovlevskaya tem alta resistência à geada e é ligeiramente danificada pela geada. Capaz de suportar temperaturas de até trinta e oito graus Celsius negativos. Além disso, a cultura é caracterizada por uma resistência relativamente elevada à seca.
Polinização
A pêra é parcialmente autopolinizadora, portanto, ao cultivá-la, outras variedades polinizadoras devem estar presentes no local. Eles devem ter períodos de floração e amadurecimento semelhantes aos de Yakovlevskaya.
Tempos de floração e amadurecimento
A cultura começa a florescer em maio. As flores são grandes, brancas ou rosadas. Os frutos amadurecem em meados de setembro. Os frutos maduros tornam-se duros, de cor verde ou amarelada, com um tom avermelhado.
Produtividade
Uma árvore jovem pode produzir mais de trinta quilos de frutas por temporada. Com o aumento da idade, o volume da colheita aumenta várias vezes, dependendo da polinização das flores.
Transportabilidade
A variedade possui alta transportabilidade devido à sua casca durável.
Principais aspectos positivos e negativos
A pera Yakovlevskaya tem suas vantagens e desvantagens. Os principais aspectos positivos da cultura são o alto rendimento, frutos grandes, saborosos e com alto teor de açúcar, mantendo a qualidade e a capacidade de transporte. Além disso, a pêra não exige cuidados, tolera bem geadas e secas e é imune à maioria das doenças e pragas.
O lado negativo da variedade é a sua baixa fecundidade precoce. Além disso, se a árvore não for podada regularmente, produzirá pequenos frutos.
Nuances de pouso
A pera Yakovlevskaya pode ser plantada na primavera e no outono. Na primavera, as mudas são plantadas após o estabelecimento da temperatura do ar acima de zero.As peras podem ser plantadas em qualquer solo, mas se o solo for pobre deve ser fertilizado com esterco.
Selecionando um local
A pereira não tolera bem o transplante, por isso a escolha do local deve ser feita com responsabilidade. O local deve ser plano, seco, com solo fértil e receber luz solar desimpedida. É necessário manter distância de edifícios e edifícios residenciais. A distância deve ser de pelo menos três metros. As pereiras não gostam de escurecer, por isso as árvores devem ser plantadas distantes umas das outras. O local deve estar livre de correntes de ar.
Preparação de material de plantio
É melhor comprar mudas não no mercado, mas no viveiro. As mudas deverão trazer adesivo com o nome da variedade, breves informações, além de informações sobre o criador e recomendações de plantio.
Pousar
Ao plantar uma árvore na primavera, cave um buraco com um metro de profundidade no solo e adicione húmus. Faça a distância entre os poços de três a seis metros. A terra no buraco deve assentar uniformemente, não deixe as paredes lisas. A muda é imersa no solo após duas a três semanas. Regue diariamente na primeira semana e depois reduza a rega para uma vez por mês. Ao plantar no outono, a árvore deve receber abrigo para o inverno.
Cuidados com as plantas
A pêra Yakovlevskaya não requer cuidados especiais. Basta regar a árvore regularmente, nas quantidades necessárias, aplicar fertilizantes na hora certa e cobrir a planta para o inverno.
Frequência de rega
Após o plantio da muda, ela deve ser regada diariamente durante a primeira semana. Então a rega é reduzida para uma vez por mês. Se houver estagnação de líquido no solo, é necessário fazer drenagem, pois a pêra não suporta o excesso de umidade.
Aplicação de fertilizante
Até meados de julho, nitrogênio e fertilizantes orgânicos são adicionados ao solo das mudas jovens. As árvores maduras são alimentadas com fertilizantes de nitrogênio na primavera e com fertilizantes de fósforo ou potássio no outono.
Preparando plantações para o inverno
Antes das primeiras geadas de inverno, o solo deve ser coberto com serragem, grama ou palha. Uma muda jovem precisa de abrigo para o inverno. Feltro ou materiais semelhantes são adequados como abrigo. As árvores jovens e as mudas devem ser cobertas com ramos de abeto ou ramos de abeto.
Pragas e doenças
A variedade é imune a doenças de origem fúngica. A única doença que afeta as árvores é a ferrugem. Manchas amarelas aparecem nas folhas, que ficam marrons com o tempo. Caso apareça ferrugem, os frutos afetados devem ser removidos e a árvore tratada com calda bordalesa.
Entre as pragas de insetos, pulgões e ácaros representam um perigo para a variedade.
O ácaro da galha infecta frutas e botões e impede seu desenvolvimento. As árvores param de dar frutos e raramente aparecem botões e brotos. As folhas danificadas pelos ácaros devem ser destruídas. A planta deve ser tratada com acaricidas.
Os pulgões se alimentam da seiva das folhas, fazendo com que murchem. As folhas são tratadas contra pulgões com solução de sabão, na proporção de cem mililitros de sabão por litro de água limpa. Também adequado para controle é o uso de solução de dente-de-leão.
Para prevenir doenças, é preciso tratar as árvores na primavera com cal e não se esquecer de aplicar fertilizantes no solo na hora certa.
Colheita e armazenamento
As peras são colhidas duas a três vezes em uma temporada. A maturação da fruta é indicada pela sua cor verde-amarelada com tons avermelhados. Os frutos devem estar firmes ao toque.Eles podem ser armazenados na geladeira por até três meses após a coleta.