O “Zantara” se destaca dos demais fungicidas pela sua ação universal e rápida. A droga começa a suprimir a atividade da microflora patogênica quase imediatamente após a aplicação. Porém, o fungicida Zantara, conforme instruções de uso, só pode ser utilizado no tratamento de lavouras de grãos. Ao mesmo tempo, o produto não agride os insetos (principalmente as abelhas) e não prejudica a cultura.
Composição e princípio de ação
"Zantara" é um fungicida universal que tem efeito sistêmico na planta afetada.O medicamento suprime a atividade da microflora patogênica, tanto na superfície da cultura do grão quanto no seu interior, em caso de penetração de microrganismos. "Zantara", apesar do acima exposto, é usado para tratar estritamente certos tipos de plantas. O produto é eficaz apenas contra doenças que afetam o trigo e a cevada.
O medicamento era à base de bixafen e tebuconazol nas quantidades de 50 e 166 gramas por litro de Zantara, respectivamente. Após a aplicação, ambas as substâncias penetram na lâmina foliar sob a camada de cera, sob a qual a radiação ultravioleta e a água da chuva não atingem. O produto então se espalha por toda a planta, suprimindo a atividade da microflora patogênica dentro de uma hora após o tratamento.
Propósito
Conforme observado, o Zantara é utilizado no tratamento de safras de grãos. Este remédio é usado no tratamento do trigo de primavera e inverno de:
- ferrugem das folhas de septoria;
- oídio;
- vários tipos de ferrugem;
- pirenoforose.
O medicamento também é adequado para o tratamento de cevada de primavera e inverno de:
- ferrugem anã;
- manchas líquidas e marrom-escuras;
- rinosporíase;
- oídio.
Apesar da eficácia acima mencionada, o Zantara não pode ser utilizado constantemente no tratamento de culturas de grãos. Com tratamento regular, a microflora patogênica desenvolve resistência ao fungicida. Portanto, se durante a temporada não for possível curar a planta com Zantara, recomenda-se substituir o medicamento por outro de efeito semelhante.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do fungicida incluem o seguinte:
- uma ampla gama de doenças afetadas pela droga;
- maior eficácia contra a ferrugem;
- fornece proteção a longo prazo das culturas de grãos contra manchas;
- ajuda a aumentar a produtividade e a tolerância aos efeitos negativos do meio ambiente;
- restaura rapidamente a planta.
“Zantara” tem um efeito fisiológico na cultura tratada, que se manifesta da seguinte forma:
- a área da lâmina foliar aumenta;
- a concentração de clorofila nas folhas aumenta;
- o envelhecimento das folhas diminui;
- peso da semente e aumento do rendimento.
Entre as desvantagens do fungicida está o preço inflacionado. Um recipiente de litro da droga custa mais de 3,5 mil rublos. Além disso, as desvantagens do produto incluem o impacto limitado: o medicamento não pode ser usado para tratar outras plantas além das mencionadas anteriormente.
Compatibilidade com outras ferramentas
A compatibilidade do Zantara com outros produtos químicos deve ser verificada antes do processamento da planta. Este parâmetro não é definido pelo fabricante.
Recursos do aplicativo
O tratamento de doenças do trigo e da cevada deve ser realizado quando aparecerem os primeiros sinais de danos. As culturas podem ser tratadas com Zantara durante o período vegetativo, nas fases que vão desde o início da formação da primeira folha até ao espigão. A taxa de consumo de fluido de trabalho é de 0,8-1 litro por hectare de colheita.
Para controlar o desenvolvimento do oídio, bem como em condições de desenvolvimento ativo da doença ou no cultivo de culturas com imunidade fraca, recomenda-se a aplicação do medicamento durante a formação da folha bandeira. O cumprimento desta condição permite prolongar o período de cultivo.
Além das propriedades descritas, “Zantara” aumenta a resistência da planta à seca.
Eficácia do produto
"Zantara" é utilizado tanto para o tratamento como para a prevenção do desenvolvimento de doenças no trigo e na cevada.Após a aplicação, o medicamento começa a afetar a microflora patogênica em uma hora. Após o tratamento, o produto cria uma casca protetora que evita a infecção da cultura por 3-5 semanas. Este parâmetro depende do grau de infecção da planta, das condições climáticas e de uma série de outros fatores.
Análogos
Os seguintes fungicidas podem ser alternativas ao Zantara:
- «Impacto Super»;
- "Celeste Max";
- "Para você";
- "Bunker";
- "Reduto".
Esses fungicidas contêm tebuconazol, que é usado para suprimir o desenvolvimento do oídio e de uma série de outras doenças. Porém, Zantara também contém bixafen, que potencializa a atividade da substância principal e aumenta a resistência da planta a infecções.
Avaliações
Oleg, Volgogrado: “O uso do Zantara só se justifica em grandes áreas. O fungicida faz bem o seu trabalho. Durante o uso da droga, nenhuma doença foi notada no trigo.”
Andrey, Rostov-on-Don: “Depois de processar o trigo por 2 a 3 dias, os sinais da doença desapareceram. Posteriormente, as colheitas não adoeceram. Entre as desvantagens do medicamento, vale destacar que seu preço é inflacionado. Em vez de Zantara, você pode comprar outros fungicidas prontamente disponíveis com efeito semelhante.”
Anatoly, Krasnodar: “Ao longo das 2 temporadas em que tenho usado este produto, o número de doenças no trigo diminuiu drasticamente. Mas recomendo comprar este produto apenas se precisar tratar uma área grande. Para lotes privados, a compra do medicamento não se justifica devido ao preço inflacionado.”