O carbendazim é um remédio popular para combater infecções fúngicas que afetam as hortaliças em uma casa de verão. Muitos veranistas que utilizam esse fungicida notam sua eficácia não só na prevenção de doenças, mas também no tratamento de plantas já afetadas pelo fungo. Vejamos as instruções de uso do fungicida Carbendazim e descubramos como usar corretamente o produto fitofarmacêutico.
- Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento
- Vantagens e desvantagens
- Mecanismo e velocidade de ação do Carbendazim
- Período de ação protetora
- Taxas de consumo
- Preparação da solução de trabalho
- Instruções para uso de fungicida
- Precauções para uso
- Fitotoxicidade
- Possibilidade de resistência
- É compatível com outros produtos?
- Regras de armazenamento
- Análogos da droga
Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento
O carbendazim é um fungicida fornecido em pó para dissolução em água. A concentração da substância ativa é de cinquenta por cento. Destinado ao tratamento de hortas e hortaliças contra os efeitos de infecções fúngicas. Destrói microorganismos nocivos portadores de doenças de plantas.
Vantagens e desvantagens
Uma das principais vantagens do medicamento é que ele é eficaz tanto no efeito preventivo em plantas quanto no tratamento de plantas já afetadas por infecções. Além disso, o produto é seguro e não tóxico para humanos ou animais de estimação. O produto é totalmente compatível com outros medicamentos da classe dos fungicidas, com exceção daqueles que contêm grande quantidade de álcalis.
A desvantagem é a baixa compatibilidade com inseticidas e outros produtos químicos. Se necessário, o medicamento deve ser verificado quanto à compatibilidade com os componentes de outros medicamentos.
Mecanismo e velocidade de ação do Carbendazim
Quando a substância ativa entra nas células de um microrganismo, retarda o processo de mitose nelas. Os danos afetam os estágios subsequentes da divisão celular, danificando-os, enquanto a estrutura das moléculas permanece intacta. O próprio efeito da substância ativa expressa-se no facto de se ligar a moléculas proteicas que se polimerizam nas estruturas intracelulares, evitando a formação de novas células.
Período de ação protetora
A substância permanece por muito tempo no solo, o período ativo dura até seis meses a partir do momento do tratamento, por isso o Carbendazim é famoso por seus efeitos duradouros e pela proteção das plantas da casa de veraneio durante toda a temporada.
Taxas de consumo
As taxas de consumo do medicamento dependem da cultura específica a ser tratada e das infecções contra as quais o tratamento é realizado. Para o tratamento do centeio, trigo e cevada contra a podridão basal e radicular, bem como para a prevenção do acamamento das culturas, a taxa de consumo será de trezentos a seiscentos mililitros de solução por hectare.
Para proteger as mesmas culturas do oídio, o consumo será de quinhentos a seiscentos mililitros por hectare. Para pulverizar a beterraba sacarina contra o oídio e a cercospora, serão necessários seiscentos a oitocentos mililitros de solução por hectare.
Preparação da solução de trabalho
Somente água limpa deve ser utilizada para a solução, pois corpos estranhos e microorganismos contidos na água da torneira não filtrada podem piorar o efeito do medicamento. Se usar água dura, aumente a dosagem do fungicida em relação à quantidade de água.
A solução em si deve ser preparada imediatamente antes do uso e a dosagem deve ser medida com clareza, pois a solução preparada tem prazo de validade limitado.
Primeiro, encha o recipiente com água até a metade, após o que é adicionada a quantidade necessária do medicamento. Em seguida, adicione água até o volume total, misturando bem a solução.
Instruções para uso de fungicida
O fungicida deve ser pulverizado uniformemente nas plantas com pulverizadores. O tratamento é realizado durante a estação de crescimento para prevenir infecções fúngicas, bem como quando aparecem sinais observáveis de danos às culturas.
Precauções para uso
Ao trabalhar com fungicidas, não se deve esquecer dos cuidados de segurança. As roupas de trabalho devem estar completamente fechadas. Mangas compridas, luvas e chapéus são obrigatórios. Os olhos devem ser cobertos com óculos de segurança. Use respiradores para proteger seu sistema respiratório. Após o tratamento, as roupas e as mãos devem ser bem lavadas. Siga exatamente as instruções do medicamento e preste atenção à dosagem e concentração necessária da solução.
Fitotoxicidade
Se a concentração e a taxa de aplicação da solução forem devidamente observadas, o fungicida não apresenta fitotoxicidade.
Possibilidade de resistência
Com o uso frequente do medicamento, populações de microrganismos nocivos podem desenvolver resistência aos seus componentes ativos. Para evitar isso, recomenda-se o uso deste remédio com medicamentos com mecanismo de ação diferente, por exemplo, substâncias à base de tebukunazol são adequadas como alternativa. Ao alternar diferentes medicamentos entre si, você alcançará a máxima eficácia no combate às doenças das culturas.
É compatível com outros produtos?
O produto é compatível com a maioria dos outros fungicidas e também pode ser usado com a maioria dos produtos químicos com baixo teor de ácido. Antes de usar juntos, os medicamentos devem ser verificados quanto à compatibilidade.
Regras de armazenamento
O medicamento deve ser armazenado em sua embalagem original em temperaturas de menos dez graus Celsius a mais trinta. O prazo de validade, sujeito às condições de armazenamento, é de dois anos.
Análogos da droga
Os análogos podem ser outros medicamentos da classe dos fungicidas sistêmicos. A própria essência do efeito de um fungicida sistêmico reside na capacidade de redistribuir o medicamento por toda a planta, tanto em sua superfície quanto em seu interior.
Como substituto do Carbendazim, medicamentos como Fundazol, Derozal, Ferozyme são adequados.
Lembre-se que os microrganismos fúngicos nocivos podem adaptar-se rapidamente aos efeitos dos fungicidas sistémicos quando aplicados na mesma cultura várias vezes por estação. Portanto, para obter o melhor efeito, devem ser alternados com fungicidas de contato ou fungicidas sistêmicos que façam parte de um grupo químico diferente.