O fabricante alemão de pesticidas, a empresa Bayer, preparou um medicamento sistêmico inovador “Infinito” para doenças fúngicas da batata. O produto é especialmente importante para agricultores que cultivam em escala industrial. Mas as instruções de uso do fungicida Infinito recomendam seu uso em fazendas privadas, protegendo as lavouras de batata da requeima.
- Composição e forma de liberação do produto
- Mecanismo de ação
- Vantagens do fungicida "Infinito"
- Período de ação protetora
- Velocidade de impacto
- Preparação da solução de trabalho
- Instruções de uso e consumo
- Medidas de precaução
- Grau de toxicidade
- Compatibilidade com outros fungicidas e toxicidade do medicamento
- Como armazená-lo corretamente
- Meios semelhantes
Composição e forma de liberação do produto
O cloridrato de propamocarbe, derivado do ácido carbâmico, é usado há muito tempo na luta contra microrganismos patogênicos. Não é à toa que a substância faz parte de preparações fungicidas. Em 1 litro de Infinito existem 62,5 gramas de um representante da classe dos carbamatos.
A mesma quantidade de fluopicolida. É usado para preparações do tipo fungicida fabricadas em fábrica. A substância é ativa contra fungos da classe dos Oomicetos.
O concentrado é produzido na forma de suspensão, onde partículas de substâncias químicas são dissolvidas em água. A suspensão não se decompõe por muito tempo, por isso a mistura é utilizada para pulverizar hortaliças. Além dos componentes principais, a preparação Infinito contém até 10 ingredientes inertes que proporcionam a viscosidade do concentrado e uma carga elétrica. Devido a isso, durante o processamento, partículas da suspensão são atraídas para a superfície das folhas e caules.
O produto é acondicionado em latas de 5 litros.
Mecanismo de ação
A ação dos componentes principais é de contato e de natureza sistêmica. Uma vez nas partes das plantas, as substâncias causam a morte dos fungos. A ação de contato do fungicida está associada à inibição das funções reprodutivas dos patógenos. Portanto, após a pulverização, a infecção das folhas e caules cessa.
Mas o Infinito também atua sistemicamente sobre os patógenos, penetrando em seu interior em doses seguras para a planta. Uma mistura de fungicida de contato e sistêmico destrói infecções internas e externas de origem fúngica. Como resultado da ação, os microrganismos morrem tanto na superfície das plantas quanto no interior das células vegetais.
A realização de medidas preventivas leva ao aumento da resistência das hortaliças à ação de patógenos. O uso de fungicida estimula o crescimento da batata e do tomate. Daí o aumento na produção de vegetais.
Vantagens do fungicida "Infinito"
A droga "Infinito" tem:
- um novo mecanismo de ação devido à inclusão da fluopicolida em sua composição;
- propriedade para proteger as plantas da requeima nas folhas e caules;
- duração da ação;
- capacidade de aumentar a produtividade;
- a capacidade de proteger os tubérculos de batata contra doenças.
O medicamento é recomendado para pulverização de sementes e culturas alimentares para fins medicinais e preventivos.
Período de ação protetora
Infinito é valorizado por sua capacidade de proteger por muito tempo as hortaliças de fungos patogênicos.
Após o tratamento por 1-2 semanas, a planta fica protegida pelos componentes do medicamento.
Velocidade de impacto
Trate as plantas com Infinito de manhã ou à noite. Já após 2 a 4 horas, as substâncias iniciam seu efeito protetor nas folhas e caules. Nas plantas infectadas, os fungos e esporos morrerão e a sua propagação será interrompida.
Preparação da solução de trabalho
Para diluir a suspensão, leve 5 litros de água limpa. Metade da quantidade de água é colocada em um borrifador especial. Adicione 15 ml de suspensão fungicida, mexendo bem. Em seguida, adicione o restante da água. As partículas concentradas devem estar completamente dissolvidas. Para 20 ml de Infinito tome 6 litros de água. Essa quantidade de solução de trabalho é suficiente para cem metros quadrados de área ajardinada.
Instruções de uso e consumo
O medicamento é usado para prevenir a ocorrência de infecções fúngicas, pulverizando 2 vezes por temporada:
- Para a batata, o consumo de fluido de trabalho é de 1,6 litros por hectare de plantio. Pulverize a droga após o florescimento da cultura duas vezes com um intervalo de 10 a 15 dias. Última vez 2 semanas antes da colheita dos tubérculos.
- Os tomates são pulverizados 2 semanas após o plantio das plantas em terreno aberto.A frequência de processamento é a mesma das batatas.
- A droga ajudará os pepinos a resistir ao apodrecimento durante a estação de crescimento. 15 ml de suspensão são suficientes para um tratamento duplo.
- 40 dias antes da colheita das cabeças de repolho, é necessário realizar a última pulverização dos canteiros.
Para os agricultores, o consumo da solução de trabalho será de 400 litros por hectare.
Medidas de precaução
O fungicida "Infinito" é uma droga tóxica. É necessário proteger crianças e animais do contato com agrotóxicos. A solução para pulverização deve ser preparada em recipiente especial. Ao usar o produto você deve:
- proteger a pele e as mucosas do contato com líquidos;
- aplicar todo o produto de uma só vez, sem deixar excesso em locais acessíveis;
- não despeje o líquido restante no chão ou na água, mas descarte-o;
- Não coma alimentos, evite fumar e beber álcool.
Procuram realizar o tratamento Infinito pela manhã ou à noite, em dias calmos e sem vento. Não use o medicamento em áreas próximas a apiários, locais onde as abelhas coletam néctar ou reservatórios.
Após o tratamento, lave bem as mãos e o rosto com sabonete. Você pode tratar áreas expostas do corpo com uma solução de amônia ou clorexidina. A boca é enxaguada e as mucosas lavadas com água. Se forem ingeridos produtos químicos, tome carvão ativado e limpe o estômago induzindo um reflexo de vômito.
Grau de toxicidade
O fungicida "Infinito" representa um perigo moderado para humanos e animais. As abelhas podem ser envenenadas por substâncias tóxicas se o medicamento for usado sem seguir as normas. Uma vez no solo, os agroquímicos não se decompõem por muito tempo e são removidos somente após 15 a 20 dias.Portanto, após a entrada do excesso de fungicida no solo, é necessário tomar medidas para desinfetar o solo. Para isso, a área é derramada com água e sabão ou refrigerante (200 gramas por balde) e desenterrada.
Compatibilidade com outros fungicidas e toxicidade do medicamento
O fungicida Infinito pode ser utilizado com outros medicamentos de ação sistêmica ou de contato. Mas antes disso, é determinada a compatibilidade do produto. Caso ocorra precipitação ou aumento da temperatura da solução de trabalho da mistura, é necessário interromper seu uso no combate às infecções fúngicas das plantas de jardim.
Como armazená-lo corretamente
O medicamento “Infinito” é armazenado em despensas fora de casa, em local inacessível. O recipiente deve estar bem fechado. A suspensão é armazenada por 3 anos. A temperatura de armazenamento não deve cair abaixo de 15 graus na estação fria e subir acima de 35 graus no verão.
Meios semelhantes
Para evitar resistência aos componentes do medicamento fungicida, ele é substituído por análogos. Entre os produtos que possuem ações semelhantes, destaca-se a suspensão concentrada “Consento”. É baseado em cloridrato de propamocarbe e substâncias que têm efeito sistêmico prejudicial sobre os patógenos e efeito protetor nas hortaliças.
Outros medicamentos à base de carbamatos, como Quadris e Acrobat, também combatem fungos patogênicos.