O conhecido herbicida seletivo “Bazagran” foi desenvolvido na Rússia para matar ervas daninhas em campos de cereais e leguminosas e, de acordo com as instruções de uso, pode ser utilizado em áreas com subsemeadura. “Bazagran” não é fitotóxico e destrói a maioria dos tipos de ervas daninhas. Eficaz após o primeiro uso 4 horas após o tratamento. Aprovado para uso em todo o nosso país.
- Composição e forma de liberação do produto
- Vantagens e desvantagens do medicamento
- Mecanismo de ação
- Taxa de consumo
- Como preparar uma solução funcional?
- Como usar o herbicida "Bazagran"?
- Regulamentos de segurança
- Toxicidade
- Compatibilidade com outros produtos de segurança
- Períodos e regras de armazenamento
- Análogos do produto
Composição e forma de liberação do produto
A ação do “Bazagran” é baseada na substância química bentazona. Sua concentração é de 480 gramas por 1 litro. A droga é monocomponente. Disponível na forma de solução aquosa, em latas. Pertence à classe química das benzotiadiazonas.
Vantagens e desvantagens do medicamento
"Bazagran" é um herbicida popular entre jardineiros, produtores de plantas e agricultores. As principais vantagens do produto incluem:
- Uma pulverização por temporada é suficiente para destruir completamente as ervas daninhas.
- Não fitotóxico.
- Recomendado para uso em todas as regiões do nosso país.
- É um herbicida seletivo e não representa perigo para as plantas cultivadas.
- Não causa dependência de ervas daninhas.
- Pode ser utilizado em soluções combinadas, o que aumenta o efeito positivo.
As desvantagens do Bazagran incluem:
- O herbicida só pode ser usado após a germinação das plantas cultivadas.
- As temperaturas ambientes frias retardam a ação do Bazagran.
- Não pode ser usado em terrenos próximos a corpos d'água.
- É necessária uma grande quantidade de herbicida para que seja totalmente eficaz.
- As plantações cultivadas ficam obstruídas com outros tipos de gramíneas.
"Bazagran" pertence à classe dos herbicidas pós-emergência. Tem um efeito de contato pronunciado e afeta as ervas daninhas principalmente através das lâminas das folhas.
O herbicida é usado para destruir ervas daninhas anuais dicotiledôneas.
Mecanismo de ação
Quando o Bazagran atinge as folhas das plantas, ele interrompe o processo de fotossíntese e o movimento fotossintético dos elétrons é bloqueado. As folhas param de “respirar”, secam, caem e em 5 dias a erva daninha morre. Neste caso, nenhum dano é causado às gramíneas cultivadas. A substância ativa é perigosa apenas para ervas daninhas anuais dicotiledôneas.
Taxa de consumo
O consumo do medicamento depende do tipo de grama cultivada que precisa ser protegida de ervas daninhas. Consideremos as taxas médias de consumo do Bazagran:
- Para cereais: 0,2 mililitros por 1 metro quadrado;
- Legumes: 0,3 mililitros por 1 metro quadrado;
- Linho: 0,35 mililitros por 1 metro quadrado.
Os tratamentos são realizados uma vez por temporada. A duração da proteção é de 60 dias.
Importante: O tratamento com “Bazagran” só pode ser realizado após o surgimento das ervas principais. Não importa se as ervas daninhas brotaram ou não, e a vegetação cultivada não deve cobrir as ervas daninhas.
A mistura de trabalho é utilizada generosamente, não é recomendável guardar o produto, é importante molhar bem as folhas das ervas daninhas.
Como preparar uma solução funcional?
A regra básica ao preparar uma solução de trabalho é misturar o medicamento com água no máximo uma hora antes de iniciar o tratamento. O Bazagran diluído não pode ser armazenado por muito tempo.
O recipiente é preenchido com líquido em cerca de um terço, a quantidade necessária de “Bazagran” é adicionada de acordo com as instruções, dependendo do tipo de cultura principal. Em seguida, a mistura é agitada. O medicamento é tóxico, a pulverização é feita com respirador e luvas.
Recomenda-se o uso de pulverizadores costais ou de barra terrestre.
Como usar o herbicida "Bazagran"?
“Bazagran” é aplicado em ervas daninhas por pulverização. A substância ativa destrói as ervas daninhas através das lâminas das folhas, bloqueando o processo de fotossíntese.
Recomenda-se que a pulverização seja realizada em clima bom e quente e a uma temperatura ambiente de pelo menos +20 0C, a probabilidade de precipitação é mínima. O procedimento deverá ser repetido se a chuva começar dentro de 4 horas após o tratamento.
Regulamentos de segurança
O herbicida é tóxico e a pulverização é feita com respirador e luvas. Também é recomendável proteger o cabelo e usar roupa de proteção.
Não pulverize Bazagran em tempo de vento. Após o tratamento, nenhum tipo de trabalho de campo é realizado no território durante duas semanas. É proibido usar o herbicida próximo a corpos d'água e jogar o recipiente usado em rios e lagos.
Toxicidade
O medicamento pertence à terceira classe de segurança para humanos e abelhas (baixo risco). É proibido o uso do herbicida próximo a corpos d'água (a barreira limitante fica a 500 metros da zona do corpo d'água). O manuseio de ar é permitido.
Apesar da relativa segurança do produto, o tratamento é realizado com respirador, luvas e traje de proteção, não podendo ser descartadas reações alérgicas ao medicamento.
Compatibilidade com outros produtos de segurança
"Bazagran" pode ser usado com eficácia em soluções combinadas e seu efeito é potencializado. Os melhores companheiros de herbicida são: “Pulsar 40”, “Pivot”.
Períodos e regras de armazenamento
O prazo de validade oficial do medicamento na embalagem original é de 2 anos. O herbicida não deve ser armazenado misturado com água. O local de armazenamento é selecionado em uma sala especial projetada para conter pesticidas em temperaturas de -10 0De a +25 0COM.
Análogos do produto
Novos herbicidas modernos têm um efeito semelhante ao “Bazagran”:
- "Tabezon";
- "carro-chefe";
- "Bazon";
- "Protegido";
- Alfa Bentazon.
Todos os produtos acima são de produção nacional, certificados e aprovados para uso em nosso país. O período de registro do Bazagran na Federação Russa é até 2024.
“Bazagran” é um produto confiável que pode ser usado com eficácia separadamente ou em misturas combinadas.Quando utilizado corretamente, basta realizar um tratamento por temporada. O herbicida lida bem com ervas daninhas, sem causar danos às plantações, às pessoas e aos insetos polinizadores.