Para preservar ao máximo as culturas de cereais, é necessário destruir as ervas daninhas. O novo herbicida sistêmico de dois componentes “Axial” foi projetado para combater plantas nocivas. As ervas daninhas representam frequentemente uma grande competição com as culturas de cereais. A droga é capaz de atuar contra uma ampla variedade de ervas daninhas nas culturas de primavera e inverno. É utilizado em misturas em tanques junto com outros agroquímicos antidicotiledôneas. O herbicida causa a morte completa das ervas daninhas de forma rápida e eficaz em poucos dias.
- Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento "Axial"
- Como funciona
- Prós e contras do produto
- Taxa de consumo
- Como preparar adequadamente uma solução de trabalho
- Instruções para uso de herbicida
- Precauções de segurança
- O grau de toxicidade da droga
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos da droga
Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento "Axial"
"Axial" pertence à classe química das fenilpirazolinas. O produto contém duas substâncias:
- Pinoxadeno - 45g/l.
- Cloquintoset-mexil - 11,25 g/l.
Axial é produzido na forma de uma emulsão concentrada. O medicamento é acondicionado em embalagens plásticas de 5 litros.
O herbicida é utilizado na produção agrícola. "Axial" destina-se à pulverização após a germinação de culturas de trigo e cevada contra ervas daninhas. O manuseio de ar é permitido.
Como funciona
A substância ativa pinoxaden penetra através das lâminas das folhas na planta e é transportada da base para o topo e para trás. Cloquintoset-mexil, ou antídoto, acelera o processo de neutralização de toxinas do componente ativo e o converte em metabólitos neutros. O crescimento de ervas daninhas para após dois dias. A clorose e manchas nas folhas são visíveis após 2-3 semanas. As ervas daninhas morrem após 10-14 dias.
Prós e contras do produto
"Axial" tem muitas vantagens:
- assume o controle do crescimento da aveia selvagem nas culturas agrícolas;
- destrói todas as ervas daninhas dos cereais;
- não fitotóxico;
- apresenta seletividade ao trigo e à cevada;
- não tem contra-indicações na rotação de culturas;
- não tem medo de precipitação mesmo meia hora após o tratamento;
- usado em misturas de tanques.
A desvantagem é que você precisa escolher o momento em que a erva está na fase mais vulnerável para obter o melhor resultado.
Combine herbicida com agroquímicos dependendo das ervas daninhas que predominam no campo.
Taxa de consumo
A dosagem do herbicida depende do grau de infestação da cultura e da sensibilidade das ervas daninhas à substância ativa.
Para o trigo de inverno e primavera, a droga é eficaz quando as seguintes ervas daninhas crescem nas plantações - aveia selvagem, rabo de raposa, milho, vassoura. Você precisa de 0,7-1,3 l/ha de herbicida. A dosagem máxima é necessária quando o campo está muito obstruído e sob condições desfavoráveis de cultivo.
Para a cevada de primavera, a fim de destruir espécies de grama eriçada, milho-miúdo, vassoura e outras plantas anuais, serão necessários 0,7-1,0 l/ha da droga. O consumo da solução de trabalho é de 200-300 l/ha, para tratamento aéreo - 25-50 l/ha.
Como preparar adequadamente uma solução de trabalho
A limpeza do recipiente, a operacionalidade de todas as partes do pulverizador e o abastecimento de água são verificados na véspera do trabalho. Calcule o consumo de líquido por 1 ha. Enche-se metade do tanque com água limpa, liga-se a batedeira, adiciona-se a quantidade necessária de herbicida, acrescenta-se o restante do líquido, sem parar de mexer. Para uma mistura homogênea, agite a solução durante o processamento.
Ao misturar, dissolva primeiro o Axial e depois o outro medicamento.
Instruções para uso de herbicida
O tratamento é feito de manhã ou à noite com ventos fracos. Também é necessário evitar que a mistura entre em contato com culturas vizinhas que crescem nas proximidades. A temperatura do ar desejada é +10…+25 °C. Mas o produto funciona a +5 °C. A pulverização não é recomendada durante mudanças de temperatura e se as plantas estiverem sob estresse. O equipamento de pulverização deve ser ajustado para pulverização média ou fina para um resultado mais eficaz.
Você pode começar o trabalho quando as colheitas estiverem no estágio de 2-3 folhas. Ao mesmo tempo, para aveia selvagem, o início da emergência no tubo; para outras ervas daninhas, 2-3 folhas antes da fase de perfilhamento. Para trigo e cevada, o herbicida é seguro desde a fase de formação de novos brotos do nó até a folha bandeira; para ervas daninhas - de 2 folhas até a folha bandeira.A ação dura 1,5-2 meses.
Precauções de segurança
O tratamento com o medicamento deve ser realizado com equipamentos de proteção especiais - macacão, óculos de proteção, respirador, luvas. "Axial" pode ser perigoso se entrar em contato com a pele ou mucosas. Se o produto entrar em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água limpa e corrente; na pele, limpe primeiro com um pano limpo e seco e depois enxágue. Em caso de ingestão, enxágue a boca, beba água e carvão ativado e chame uma ambulância.
O grau de toxicidade da droga
Perigo para humanos e abelhas - classe 3. Existem restrições ao trabalhar perto de corpos d’água com peixes.
Compatibilidade com outras ferramentas
“Lancelot”, “Derby”, “Alto”, “Super” são os parceiros mais indicados para a Axial. Compatível com outros produtos agrícolas. Antes do uso, é aconselhável verificar a compatibilidade, lembrando de diluir os produtos químicos com água.
Termos e condições de armazenamento
O local de armazenamento do agroquímico é uma sala onde a temperatura do ar é de -10... +35 °C. Duração: 3 anos na embalagem original.
Análogos da droga
Herbicidas de ação e aplicação semelhantes são eficazes no combate à aveia selvagem, gramíneas eriçadas e milheto:
- "Traxos" é baseado em pinoxaden e clodinafop-propalgil.
- "Pallas 45" - consiste em piroxulam.