A goiaba tropical é uma fruta de excelente sabor e que contém muitos componentes valiosos. Graças a isso, o produto produz um efeito curativo no corpo e ajuda a melhorar o seu funcionamento. As primeiras árvores com esses frutos começaram a ser cultivadas na América Central e do Sul. No entanto, agora a maçã tropical se espalhou por todo o mundo.
Descrição da fruta
A goiaba é uma planta da família Myrtaceae. É uma árvore perene que atinge 4 metros de altura. Especialmente as plantas grandes crescem até 10 metros.A bela copa consiste em ramos extensos com folhagem densa e verde brilhante.
Esta planta é caracterizada por folhas bastante grandes. Atingem 16 centímetros de comprimento. A folhagem tem uma superfície brilhante na parte superior e é coberta por uma leve penugem na parte inferior. Os frutos podem ser redondos ou em formato de pêra. Eles são grandes e pesam de 75 a 160 centímetros. O diâmetro do fruto chega a 8-15 centímetros.
Às vezes, as frutas são comparadas a maçãs com caroços. Isto é devido à presença de pele com espinhas. Visualmente parece denso e áspero. Porém, na realidade, a goiaba tem casca fina e elástica. Dependendo da variedade, pode ser doce ou amargo. A cor do fruto depende do tipo de árvore e da área de cultivo. Pode ser ligeiramente esverdeado, amarelo ou carmesim brilhante.
Os frutos maduros apresentam um aroma agradável. No interior encontra-se uma polpa suculenta e solta, com um sabor adocicado que lembra uma maçã. A sua cor depende da variedade e pode ser amarela, rubi, rosa ou vermelha. Cada baga contém até 500 sementes pequenas e duras. As frutas verdes têm sabor amargo.
A colheita pode ser feita várias vezes ao ano. Primeiro, os frutos amadurecem na parte central da árvore. Outras 2-3 colheitas são realizadas mais tarde - é quando o restante dos frutos amadurece.
Composição química
O produto fresco possui conteúdo calórico mínimo. 100 gramas de fruta contêm apenas 68 quilocalorias. Este produto contém 2,6 gramas de proteína, 1 grama de gordura e 9 gramas de carboidratos. Os frutos são compostos principalmente de água. Graças a isso, eles lidam bem com a sede. A goiaba também contém os seguintes componentes:
- cálcio;
- fósforo;
- ferro;
- vitamina A;
- açúcar de frutas;
- celulose.
Segundo alguns estudos, uma maçã tropical contém 5 vezes mais vitamina C do que uma laranja. Devido à sua composição equilibrada, a fruta ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo – principalmente no inverno.
As frutas maduras devem ser consumidas com casca. Contém muitas vitaminas e microelementos. Ao mesmo tempo, a própria casca ativa as funções do sistema digestivo, pois contém muitas enzimas.
Recursos benéficos
As propriedades medicinais da goiaba eram conhecidas há cem anos. Essas frutas foram utilizadas para fins medicinais por moradores de diversas regiões - Filipinas, Brasil e Índias Ocidentais. Graças ao uso dessas frutas, foram alcançados os seguintes resultados:
- Restaure os níveis normais de açúcar no sangue. Graças às observações dos cientistas, foi possível revelar que o extrato das folhas ajuda a melhorar os parâmetros da glicose. Os resultados estudados mostraram boas perspectivas de manutenção dos níveis ideais de açúcar e da sensibilidade à insulina. Também foi realizado um experimento entre pessoas, do qual participaram 19 pessoas. Todos consumiam sistematicamente chá preparado com as folhas da cultura. Estudos demonstraram que depois de beber esta bebida, o açúcar no sangue pós-refeição caiu pelo menos 10%.
- Melhorar a saúde do músculo cardíaco. A goiaba tem um efeito complexo sobre ela. Assim, os pesquisadores conseguiram comprovar que as folhas da goiaba contêm muitas vitaminas e antioxidantes que protegem o órgão dos efeitos dos radicais livres. Além disso, a goiaba contém muito potássio e fibras. Esses ingredientes ajudam a proteger o miocárdio. Estudos demonstraram que o extrato das folhas da planta reduz a pressão arterial e ajuda a normalizar os níveis de colesterol.
- Melhorar o funcionamento dos órgãos digestivos.Durante o estudo da composição das frutas, foi possível constatar que elas contêm muita fibra. 1 fruta contém 12% do volume diário de fibra vegetal. Comer goiaba ajuda a aliviar a constipação e a limpar suavemente o intestino. O extrato das folhas da planta produz um efeito estimulante nos órgãos digestivos. Além disso, possui propriedades antibacterianas. Os componentes ativos suprimem o desenvolvimento de patógenos no intestino, o que leva à diarreia.
- Lide com formações tumorais. O extrato vegetal é capaz de proteger as células de alterações anormais e impedir o desenvolvimento de células tumorais. Os pesquisadores acreditam que os componentes ativos protegem as células dos efeitos negativos dos radicais livres, que levam ao câncer.
- Estimular o sistema imunológico. A falta de vitamina C é considerada um dos importantes fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias, inclusive infecciosas. A adição de goiaba fornece ao organismo ácido ascórbico, que estimula as funções protetoras do organismo. Uma goiaba contém quase 2 vezes mais desse componente que a laranja. Contendo uma grande quantidade de vitamina C garante forte imunidade. Além disso, a substância confere propriedades antibacterianas à goiaba. Isso ajuda a proteger o corpo contra bactérias e vírus. É importante considerar que a vitamina C sai rapidamente do corpo, por isso é necessário consumir regularmente goiaba para fins medicinais.
- Elimine a constipação. A goiaba tem propriedades laxantes suaves. Isto é devido ao aumento do teor de fibra. Se você comer pelo menos uma fruta todos os dias, poderá obter 12% da sua dose diária de fibra vegetal. Isso torna a fruta benéfica para o intestino. Os especialistas aconselham o consumo de sementes de goiaba.Devem ser engolidos inteiros ou mastigados.
- Salve a visão. A goiaba é considerada uma das melhores fontes de vitamina A, que proporciona grandes benefícios aos olhos. Portanto, a fruta pode ser consumida com finalidade de prevenção e para melhorar a acuidade visual. O uso sistemático do produto retarda o desenvolvimento da catarata. Também interrompe a degeneração macular.
- Reduza a dor de dente. As folhas de goiaba contêm componentes antiinflamatórios e antibacterianos que ajudam a combater patógenos. A dor de dente geralmente é causada por uma infecção, para a qual a goiaba é um excelente remédio. Os remédios caseiros à base de folhas de goiaba têm propriedades analgésicas, combatem o inchaço das gengivas e eliminam úlceras da mucosa oral.
- Obtenha efeito anti-stress. A goiaba contém grandes quantidades de magnésio, que relaxa o sistema nervoso e os músculos. As frutas devem ser consumidas durante a recuperação do estresse físico e mental. Este produto ajuda a relaxar o tecido muscular, elimina o estresse e fornece energia.
- Melhore a saúde do seu cérebro. Este produto normaliza a circulação cerebral. Isso é facilitado pela niacina e pela piridoxina, mais conhecidas como vitaminas B3 e B6. Estes ingredientes apoiam o desempenho cognitivo em alto nível e ao mesmo tempo relaxam os nervos.
- Aliviar a tosse e outros sintomas de um resfriado. Devido ao aumento do teor de vitamina C e ferro, a goiaba torna-se útil durante epidemias de infecções virais. Para isso, é preciso espremer o suco de frutas verdes e fazer uma decocção para diminuir a tosse e eliminar os sintomas do resfriado. Os componentes ativos da goiaba removem o catarro e limpam a garganta e os órgãos respiratórios de vírus e bactérias.
- Retardar o processo de envelhecimento.A goiaba contém substâncias com propriedades antienvelhecimento. Este produto inclui vitaminas A e C, licopeno e caroteno. Todos esses componentes são poderosos antioxidantes e protegem a pele dos efeitos negativos de fatores internos e externos. Devido ao efeito combinado dos princípios ativos, é possível prevenir a formação de rugas.
Aplicativo
A goiaba é utilizada em diversas áreas da vida. Os frutos da planta são ativamente utilizados na culinária e na cosmetologia.
Na culinária
Vários pratos são preparados a partir da goiaba. Esta fruta exótica contém muita pectina. A substância ajuda a dar aos líquidos uma estrutura gelatinosa. Graças a isso, a goiaba pode ser transformada em geleia ou geléia. Este prato será uma boa segunda opção de café da manhã. Também pode ser usado como sobremesa após o almoço.
O suco de goiaba tem fortes propriedades antioxidantes. Deve ser usado como uma boa alternativa às populares bebidas desintoxicantes da atualidade. A fruta também é indicada para fazer purês ou pastas. Este ingrediente ajudará a dar um sabor incomum a um prato padrão. Para diluir as notas adocicadas e picantes, vale usar outras frutas, vegetais e temperos.
A goiaba também pode ser enlatada. Tem gosto um pouco de pêssego em lata. Este produto possui uma estrutura viscosa e solta. Além disso, possui sabor e aroma incomuns.
Este produto pode ser usado como tempero. Para isso, é necessário moer a polpa da goiaba em flocos e cortar as raspas. Também é permitido moer o produto até virar pó e adicioná-lo aos seus pratos preferidos.
A goiaba é ótima para assar.A calda desta fruta tem uma textura bastante viscosa. Eles podem substituir os ovos no preparo de sobremesas. Além disso, a fruta exótica é adequada para crudívoros e vegetarianos.
Vale considerar que este produto está em perfeita harmonia com diversos tipos de carnes. A combinação com carne de porco e veado é especialmente bem-sucedida. Ao mesmo tempo, uma das opções mais inusitadas é a combinação da goiaba com laticínios. Pedaços de frutas podem ser adicionados ao queijo cottage com baixo teor de gordura. Também é aceitável comer a fruta inteira com um copo de leite fresco. Isto permite-lhe desfrutar de um sabor agradável e saturar o seu corpo com substâncias valiosas.
Em cosmetologia
A fruta exótica também beneficia a pele. Esta fruta pode ser utilizada como as seguintes substâncias:
- antisséptico;
- esfoliante;
- agente de cura;
- produto adstringente;
- antioxidante.
Também é permitido o uso de extrato e óleo de goiaba em cosmetologia. Esses remédios são usados para erupções cutâneas. Com a ajuda deles você poderá se livrar da acne. Além disso, essas substâncias eliminam efetivamente a pós-acne.
Esta fruta tropical é um ingrediente eficaz que previne a formação de rugas. O produto suaviza ativamente a derme, uniformiza a cor e elimina os sinais de envelhecimento. O extrato de folhas ajuda a combater a hiperpigmentação. Às vezes, um curso de 6 a 12 meses é suficiente para que o paciente elimine manchas na pele sem o uso de laser.
Contra-indicações
Os especialistas não classificam o produto como uma fruta exótica agressiva. Normalmente seu uso não é acompanhado de sintomas desagradáveis. Porém, a goiaba apresenta uma série de contra-indicações para consumo:
- Tendência a reações alérgicas. Para ter certeza de que você não é intolerante ao produto, você deve cheirar um quarto de goiaba.
- Patologias dos rins e glândulas supra-renais, urolitíase. Pessoas com esses diagnósticos não devem comer frutas verdes.
Recomenda-se experimentar uma pequena quantidade de goiabada pela primeira vez. Às vezes, o corpo humano reage a isso com distúrbios dispépticos. Posteriormente, você também não deve comer muitas frutas de uma só vez. A ingestão excessiva de componentes ativos no organismo provoca o desenvolvimento de diarreia.
É importante considerar que a goiaba possui sementes muito duras. Se você mordê-los, poderá danificar o esmalte. Portanto, as frutas devem ser consumidas com extrema cautela.
A goiaba é uma fruta tropical saudável que contém muitos componentes valiosos. É usado ativamente na culinária e na cosmetologia. Para que as frutas dêem os resultados desejados e não prejudiquem o organismo, é importante seguir as regras de utilização.