Muitas vezes, as pessoas se perguntam como é a fruta carambola e com o que ela é consumida. É o fruto de uma árvore perene nativa do Sul e Leste da Ásia. Nessas regiões, o produto é considerado bastante comum e familiar. A sua originalidade reside no seu sabor invulgar, que combina notas de pepino e maçã. A fruta também tem aparência exótica e formato de estrela.
Descrição da fruta
A árvore é caracterizada por um crescimento lento e não ultrapassa os 4-5 metros de altura. Porém, às vezes são encontrados exemplares maiores que chegam a 10 metros. Ao mesmo tempo, a colheita parece bastante volumosa devido à sua copa extensa, composta por muitos pequenos ramos.
As folhas lembram a aparência de sorveira. Eles se distinguem por uma superfície macia e lisa e uma aparência atraente. A folhagem é verde escura na parte superior e coberta com penugem branca na parte inferior. À noite, as folhas podem enrolar, o que é a reação da árvore às mudanças de luz e temperatura. Durante o dia, a folhagem volta a endireitar-se. Se não parecer natural, você deve esperar que o mau tempo chegue.
O elemento mais interessante da árvore é o fruto. Eles são de formato oval e possuem 5 costelas grandes. É por isso que a fruta em corte transversal se assemelha a uma estrela. Tem uma cor amarela brilhante e parece bastante denso e suculento.
Fórmula botânica e classificação
Uma fórmula de flor é uma designação botânica especial que descreve a estrutura de uma flor. Números e letras são usados para isso. A fórmula *Ch5L5T5P é típica para carambola. Pode ser decifrado com mais detalhes:
- *– utilizado para designar os planos de simetria de uma flor;
- letras - indicam cálices, estames, pétalas e pistilos;
- números – indicam a quantidade de um determinado elemento.
Então a flor da carambola está correta. Sua estrutura inclui 5 cálices, 5 pétalas, 5 estames e 1 pistilo.
Ao classificar as plantas, os botânicos passam do geral para o específico. Esta cultura pertence ao reino vegetal. Está incluído no departamento de Angiospermas e na classe das Dicotiledôneas. Carambola pertence à família Oxalis e ao gênero Averroa.A planta é representante da espécie Carambola.
Composição química
Esta cultura é caracterizada por um alto teor de elementos valiosos. Os componentes mais significativos incluem o seguinte:
- Ácido ascórbico – ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ajuda a mobilizar as defesas do organismo.
- Tiamina – ajuda a melhorar as funções do sistema nervoso e a estimular o funcionamento dos órgãos digestivos.
- Riboflavina – normaliza o funcionamento da glândula tireóide. Pode ajudar a melhorar a aparência do cabelo e da pele. Esta substância também tem um efeito benéfico na composição do sangue.
- Ácido pantotênico – ativa a síntese de hormônios pelas glândulas supra-renais. Com sua ajuda é possível normalizar os níveis de hemoglobina e colesterol. Este componente previne com sucesso alergias, patologias cardíacas e colite.
- Celulose.
- Fósforo, sódio, potássio, ferro, cálcio.
Área de crescimento
Em condições naturais, a carambola cresce na Índia e na Indonésia. Também existe no Sri Lanka. As árvores também são cultivadas na América do Sul. Esta é uma cultura tropical que requer calor, alta umidade e luz solar suficiente.
Recursos e propriedades
Os frutos da carambola incluem vitaminas B, A, C. Eles também contêm cálcio, sódio, potássio e ferro. Além disso, as frutas contêm muita fibra. A rica composição química torna a carambola muito benéfica para a saúde. Ao consumir os frutos desta planta, podem ser obtidos os seguintes efeitos:
- fortalecer o sistema imunológico;
- melhorar as funções do sistema nervoso, dos órgãos digestivos e da glândula tireóide;
- normalizar os níveis de colesterol e hemoglobina;
- prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e colite;
- melhorar a aparência da pele e do cabelo;
- normalizar a composição do sangue;
- melhorar a absorção de cálcio pelo organismo;
- normalizar a função muscular;
- remover o excesso de ácido úrico do corpo, prevenir a ocorrência de gota e artrite;
- saturar o corpo com ácido fólico;
- fortalecer o tecido ósseo e prevenir a ocorrência de osteoporose;
- melhorar o apetite - isto é especialmente importante após uma doença.
Em que casos a carambola é recomendada?
As propriedades benéficas da carambola não foram estudadas oficialmente. Ao mesmo tempo, os curandeiros asiáticos usam ativamente a folhagem, as flores e os frutos da planta para fins medicinais. Esta fruta é utilizada para eliminar as seguintes patologias:
- diarréia;
- dor de cabeça;
- hemorróidas;
- tontura;
- ressaca;
- hipertensão arterial;
- catapora;
- doenças da vesícula biliar;
- patologias dermatológicas.
Diferentes partes da carambola são utilizadas no preparo de agentes antiparasitários, diuréticos e antieméticos. Esta planta também é usada para obter antídotos que ajudam a lidar com intoxicações graves.
Contra-indicações
Carambola contém muito ácido oxálico. Portanto, tais frutas devem ser limitadas a pessoas com patologias dos órgãos digestivos. Isso inclui o seguinte:
- úlcera péptica;
- enterocolite;
- gastrite;
- doenças renais complexas.
Claro, uma fruta não fará muito mal. No entanto, se tais patologias ocorrerem novamente, é melhor excluir completamente a maçã estrelada de sua dieta. Às vezes, existe o risco de desenvolver intoxicação por carambola. Nesse caso, a pessoa apresenta distúrbios do sono, soluços, vômitos e dormência. Também pode aparecer fraqueza no tecido muscular. Os sinais aparecem 0,5-14 horas após o consumo do produto.
Aplicativo
A carambola é considerada um produto popular e utilizado em diversas áreas da vida humana.
Em medicina
Moradores de países onde a carambola é cultivada usam a fruta para fortalecer o sistema imunológico, remover o excesso de líquidos do corpo, reduzir a pressão arterial e matar a sede. A fruta é útil para a mulher durante a lactação, pois tem efeito benéfico na produção de leite. O produto também é considerado um auxílio indispensável em caso de catapora, micose e febre.
Na culinária
No Sul da Ásia, a fruta é frequentemente utilizada na culinária. Ajuda a dar um toque picante às saladas. A carambola também é muito usada para decorar pratos. É consumido fresco e enlatado. Além disso, as frutas são transformadas em geleias, purês, sucos e pudins.
Em cosmetologia
Quando ingerida, a carambola beneficia a pele, pois limpa o corpo dos radicais livres e do excesso de líquidos. Com a ajuda desta fruta você pode aumentar a elasticidade da derme e retardar o envelhecimento. O produto também é usado para fazer óleo. É adicionado a cremes, xampus, géis de banho.
Como escolher a fruta certa
Os frutos verdes da carambola distinguem-se por costelas claramente separadas. A fruta doce e madura apresenta costelas carnudas com uma faixa marrom escura. Indica que a carambola está totalmente madura no galho. Os frutos moderadamente maduros contêm um pouco de ácido, o que confere ao sabor notas picantes e frescura. Ao mesmo tempo, o aroma da fruta lembra vagamente flores de jasmim.
Quando cultivada em escala industrial, a carambola geralmente é colhida ainda verde. Isso permite transportar frutas por longas distâncias sem perder suas características de consumo. Os frutos verdes apresentam coloração verde clara ou amarelada. Eles podem ser armazenados por até 3 semanas na geladeira.As frutas verdes podem amadurecer em temperatura ambiente. No entanto, seu sabor não será tão intenso quanto o de uma fruta madura colhida de uma árvore.
Como comer carambola corretamente
Esta fruta é utilizada para decorar coquetéis, sobremesas e saladas. Os moradores da Ásia usam as frutas para preparar diversos pratos:
- o suco de carambola está incluído em muitos coquetéis e enfatiza seu sabor requintado;
- frutas verdes são frequentemente usadas como vegetais - são salgadas, cozidas e em conserva;
- as frutas frescas são consumidas cruas ou utilizadas na confecção de sobremesas;
- frutas doces são usadas para fazer marmeladas, geléias e geleias;
- na culinária chinesa, fatias de frutas tropicais são utilizadas no preparo de pratos de carne e peixe;
- a carambola triturada é usada como ingrediente em molhos.
Frutas maduras podem ser consumidas com casca. Primeiramente, as frutas devem ser lavadas em água corrente e a sujeira removida das cavidades. Depois disso, deve ser cortado em placas medindo 0,5-1,5 centímetros.
Instruções crescentes
Você pode cultivar a colheita em casa. Para isso, é necessário retirar as sementes da fruta e colocá-las em substrato úmido e solto. A melhor opção seria solo para palmeiras. As seguintes características devem ser levadas em consideração:
- As sementes devem ser plantadas em fevereiro.
- Recomenda-se aprofundar os grãos em no máximo 1,5 centímetros.
- Após mergulhar as sementes no solo, cubra o recipiente com vidro ou filme.
- Todos os anos, em maio, desbaste a copa e apare os ramos verticais.
- Até os 5 anos, replante a árvore todos os anos em um vaso maior.
- No verão, quando está calor, regue a planta todos os dias e borrife a copa. No inverno, isso deve ser feito duas vezes por semana.
A carambola é uma fruta saborosa e saudável que contém uma grande quantidade de elementos valiosos. Para aproveitar o produto é importante aprender a escolhê-lo corretamente e seguir as regras de uso.