Descrição e características das amoras silvestres da variedade Himalaia, seu plantio e cultivo

As amoras do Himalaia são consideradas uma das culturas mais populares. Distingue-se pelo amadurecimento precoce e possui um mínimo de espinhos. Com os devidos cuidados, a planta dá uma boa colheita. A colheita é caracterizada por frutos bastante grandes. Para cultivar uma planta com sucesso, ela precisa receber cuidados de qualidade. Deve incluir rega e fertilização oportunas.


História da seleção

Esta amora é originária do norte do Irã e da Armênia.Hoje se espalhou pelo mundo. Os jardineiros cultivam a colheita para produzir frutos grandes e saborosos.

Descrição botânica e características das amoras

A amora-preta do Himalaia é um subarbusto que pertence à família Rosaceae. Atinge 1-1,5 metros de altura. Esta variedade é considerada muito precoce e apresenta alto rendimento. É caracterizada por frutos grandes.

Especialista:
A planta tem altura média e espinhos pequenos - seu comprimento não ultrapassa 1 centímetro. As amoras são caracterizadas por galhos caídos. Durante a floração, aparecem grandes flores nos arbustos, que polinizam de forma independente.

A cultura é caracterizada por um longo período de maturação dos frutos. Portanto, a colheita é necessária várias vezes. A casta apresenta frutos grandes que se distinguem pela forma oval regular, tonalidade preta e estrutura brilhante. Os frutos caracterizam-se pelo sabor agridoce e pelo aroma agradável. Na prática culinária e médica, não só os frutos, mas também a folhagem da cultura são utilizados. Se as recomendações agrotécnicas forem seguidas, os parâmetros de rendimento chegam a 8 quilos.

Prós e contras da variedade Himalaia

Vantagens e desvantagens
baixos requisitos de manutenção;
resistência ao gelo;
resistência a patologias;
autopolinizadora;
período inicial de maturação;
alta produtividade;
longo período de frutificação;
sabor maravilhoso de frutas vermelhas.

A principal desvantagem da planta são as exigências na composição do solo. Só é possível obter uma boa colheita em solos férteis, leves e com boa drenagem.

Como plantar uma safra

Para conseguir uma boa colheita é importante plantar a planta corretamente. No sul é recomendado fazer isso no outono.Recomenda-se concluir todos os trabalhos um mês antes da geada. No Norte, o plantio deve ser feito na primavera, quando o solo esquenta.

As amoras devem ser plantadas em local bem iluminado e protegido do vento. A cultura necessita de solo fértil, com boa drenagem e umidade moderada. A variedade tolera sombra e inundações periódicas.

Para plantar uma safra, faça o seguinte:

  1. Limpe a área de ervas daninhas.
  2. Cave um buraco medindo 40x40x40 centímetros.
  3. Adicione 5-6 kg de esterco podre, 40-50 gramas de fertilizantes potássicos e 100-150 gramas de superfosfato no buraco. Misture bem os fertilizantes com o solo.
  4. Coloque a muda na cova, aprofundando-a até a altura do colo da raiz.
  5. Regue o solo com 5 litros de água e cubra com uma camada de cobertura morta de 6 a 8 centímetros de espessura.
  6. Por fim, instale treliças com pelo menos 2 metros de altura.

Instruções de cuidados

Para que as amoras cresçam e se desenvolvam normalmente, elas precisam receber cuidados completos e de qualidade.

Rega

A cultura é resistente à seca. Isso se deve às raízes desenvolvidas que se estendem profundamente e aos brotos ramificados. Eles formam uma sombra perto das raízes. É importante evitar o ressecamento do solo.

regando amoras

A frequência da rega é ajustada dependendo do clima. Nos primeiros 1,5 a 2 meses após o plantio, as amoras precisam ser regadas todas as semanas. Isso é feito durante a floração e o amadurecimento dos frutos.

Fertilizante e alimentação

A cultura necessita de todo um complexo de minerais. Neste caso, os produtos à base de nitrogênio devem ser aplicados na primavera e as preparações de fósforo e potássio no outono. 2-3 anos após o plantio vale a pena usar os seguintes meios:

  • 7 quilos de húmus;
  • 40 gramas de salitre;
  • 100 gramas de superfosfato;
  • 30 gramas de produtos à base de potássio.

Como preparar arbustos para o inverno

Na zona intermediária e no norte, os arbustos precisam ser isolados. Para isso, é permitido o uso de ramos de abeto. Para cobrir a planta, recomenda-se dobrar seus brotos até a superfície do solo e cobri-los com galhos de coníferas. Também é permitido o uso de outro material de cobertura. Você deve polvilhar os arbustos com neve por cima.

abrigo de cuscuz

Controle de doenças e pragas

As amoras desta variedade são caracterizadas por uma forte imunidade a fungos e parasitas. No entanto, a colheita prematura aumenta o risco de desenvolver podridão cinzenta. A droga “Horus” ajudará a lidar com a patologia. Vale a pena tratar os arbustos antes do aparecimento dos botões, no final da floração e após o amadurecimento. Frutas maduras costumam atrair formigas. “Medvetox” e “Grom-2” ajudam a lidar com os insetos. Às vezes, as amoras sofrem ataques de grilos e besouros. Para evitar danos, é recomendável plantar malmequeres e calêndulas próximos aos arbustos.

Para evitar o desenvolvimento de patologias fúngicas, vale a pena utilizar produtos à base de cobre. Eles são usados ​​na primavera e no outono.

Reprodução

Amoras podem ser propagadas das seguintes maneiras:

  1. Estacas verdes. Brotos anuais medindo 15 centímetros de tamanho são adequados para propagação. Eles devem incluir 2-3 botões. Devem ser colocados em água e aguardar a germinação dos botões. Após 2 semanas, o fragmento com raízes deve ser separado e plantado em vaso com terra.
  2. Em camadas. Para este método, os ramos devem ser enraizados do final de julho ao final de agosto. Neste caso, os brotos precisam ser borrifados com terra úmida. Não há necessidade de separá-los da cultura principal.

Colheita e armazenamento

Esta variedade de amora é caracterizada por um período de frutificação prolongado. Portanto, a colheita é necessária várias vezes.Neste caso, recomenda-se retirar os bagos com pedúnculo e colocá-los em caixas de madeira.

A colheita só deve ser feita pela manhã. Isso deve ser feito com tempo bom. Durante os períodos de precipitação, as amoras ficam aguadas e não armazenam bem. As frutas vermelhas podem ser guardadas na geladeira por 4 dias. Se quiser conservar as frutas por muito tempo, elas devem ser secas ou congeladas.

A amora-preta do Himalaia é uma planta de jardim popular que produz altos rendimentos. Para que o cultivo seja bem-sucedido, é importante seguir rigorosamente as recomendações agrotécnicas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim