Todos estamos acostumados a ver nos mercados polpa de melão branca ou cremosa. Mas muita gente não sabe que existem híbridos de melão com polpa alaranjada, como a abóbora. Entre essas variedades está o melão Princess Mary, sobre o qual conheceremos mais a seguir.
- Variedade de melão Princesa Maria
- Por que a polpa é laranja por dentro?
- Outros melões de polpa alaranjada
- Contalupa
- Charente
- Iroqueses
- Laranja
- Charlotte
- Presságio
- Altai
- Para quem é indicado o uso?
- Quando você não deve comer melão?
- Como cultivar uma variedade em um terreno?
- Requisitos de melão para condições de cultivo
- Avaliações de variedades de melão laranja
Variedade de melão Princesa Maria
É cultivado principalmente em estufas na Rússia central. No clima quente da Rússia eles crescem em canteiros abertos.Geralmente cultivado na Ásia Central, pois há sol quente, que os melões adoram.
A variedade apresenta maturação precoce. Externamente, o melão é verde-acinzentado, por dentro é laranja. O sabor é doce, a polpa é suculenta e doce e tem um cheiro forte de noz-moscada. Mesmo quando cultivada em condições climáticas desfavoráveis, a variedade apresenta alto rendimento. O formato é redondo, quase ovóide, os frutos amadurecem até 1,5 quilo. É altamente resistente a doenças. Destinado ao consumo imediatamente após a coleta. Não pode ser armazenado.
Por que a polpa é laranja por dentro?
Esses melões possuem polpa alaranjada em seu interior devido ao alto teor de betacaroteno ou pró-vitamina A, responsável pela juventude do corpo, pela renovação das células velhas e pela limpeza dos vasos sanguíneos das placas ateroscleróticas. É usado para melhorar a visão, a potência masculina e proteger a pele dos raios ultravioleta. Mas não é recomendado o consumo por diabéticos, pois a polpa contém grande quantidade de açúcar.
Além da pró-vitamina A, o melão é rico em microelementos como:
- ácido ascórbico ou vitamina C;
- ácido fólico;
- potássio;
- silício;
- manganês;
- iodo;
- retinol;
- ferro;
- tocoferol;
- riboflavina;
- clorofila.
Todos esses microelementos, quando consumidos in natura, auxiliam no enfrentamento de doenças, renovam as células do corpo, limpam as paredes dos vasos sanguíneos e ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Por terem sabor adocicado, não só os adultos, mas também as crianças adoram comer melões. Seus corpos em crescimento necessitam de vitaminas e minerais para um desenvolvimento harmonioso.
Outros melões de polpa alaranjada
Além da Princesa Maria, é cultivada uma grande quantidade de variedades de melões com diferentes cores de polpa:
- verde;
- branco;
- amarelo;
- flores de laranjeira;
- cremoso
Também um grande número de frutas exóticas de diferentes formatos:
- pepino;
- banana;
- com chifres;
- serpentina.
Todas essas variedades estão unidas pelo nome - melão.
Contalupa
As frutas são cultivadas na Ásia. O peso depende da variedade e varia de 600 gramas a 2 quilos. O segundo nome da variedade é Cantalupo. Os frutos são redondos e verdes com tonalidade acinzentada. A polpa do melão é de um laranja profundo por dentro. Com maior teor de betacaroteno, a cor é mais escura. A polpa é suculenta e densa. A quantidade de açúcar nos frutos desta variedade é menor do que em outras variedades asiáticas.
Charente
As pequenas frutas francesas são híbridos de maturação precoce. A polpa é de um laranja profundo. A casca é amarelo-acinzentada com listras verdes. É cultivado em todos os lugares, inclusive na Federação Russa. Quando cultivada, não requer condições especiais e produz bons rendimentos.
Iroqueses
Produzido por criadores à base de frutos de Melão, de maturação média e alto rendimento. Resistente ao fusarium e ao oídio.
Da germinação das sementes até o recebimento de vegetais maduros em condições favoráveis de cultivo, decorrem 80 dias. Os frutos crescem e pesam até 1,7 quilos. A pele é densa e dura. Quando maduro, apresenta cor verde claro, depois cinza, com padrão convexo em toda a superfície. A polpa da fruta é suculenta, densa, de cor laranja. Tem um sabor doce.
Laranja
Os criadores russos desenvolveram a variedade Orange. Tem um período de maturação médio, caracteriza-se pela produtividade e rápido crescimento das vinhas. Quando maduros, os frutos atingem o tamanho de 1,6–2 kg. São cultivadas no sul do país em canteiros abertos, na Sibéria as sementes são cultivadas em mudas, caso contrário não terão tempo de amadurecer. A pele é dura, com ornamentos em toda a superfície e listras verdes longitudinais.A cor principal é o amarelo acinzentado. A polpa do melão é laranja, suculenta, com agradável cheiro de melão.
Charlotte
Demora 85 dias desde o plantio das sementes até o amadurecimento dos frutos; a variedade é meio precoce. São cultivadas em canteiros abertos espalhados ou em estufas sobre treliça. Os frutos são laranja por dentro e por fora. A polpa da fruta madura é laranja brilhante e suculenta. Quando a fruta está totalmente madura, fica açucarada e derrete na boca.
Presságio
Um híbrido precoce para cultivo em estufas e canteiros abertos. O arbusto é poderoso, resistente a doenças populares. As bagas atingem um tamanho de 1,3–1,5 kg. O interior suculento e denso tem um rico sabor doce e aroma de melão. A cor da polpa do melão é laranja, a casca é cinza claro com tonalidade amarela e listras verdes ao longo do fruto. Uma malha em relevo com um ornamento percorre toda a superfície.
Altai
A variedade é adequada para cultivo nas regiões do norte da Rússia e é frequentemente usada para cultivo nos Urais. A variedade é despretensiosa às condições de cultivo e aos cuidados. Difere no amadurecimento precoce. Os melões redondos crescem até 2 quilos em condições favoráveis. A cor da pele é cinza com tonalidade verde. A polpa é laranja, suculenta e densa. Tem aroma de melão. Quando cultivado em condições úmidas, é resistente a doenças.
Para quem é indicado o uso?
Os benefícios do consumo de melão foram comprovados para as seguintes doenças:
- patologias cardiovasculares;
- para resfriados, gripes e infecções virais;
- para aliviar o nervosismo durante o estresse e as neuroses;
- para doenças do aparelho geniturinário;
- para prisão de ventre, hemorróidas, doenças do aparelho digestivo;
- anemia;
- distúrbios da vesícula biliar e dos rins;
- livra o corpo dos helmintos.
O teor de silício tem um efeito positivo na formação das unhas e dos cabelos, melhora a digestão e ajuda a melhorar o humor.
Quando você não deve comer melão?
Se forem detectadas as seguintes doenças, esta baga não deve ser consumida:
- Forma aguda de doença das vias biliares, órgãos geniturinários, presença de pedras ou areia na vesícula biliar ou nos rins.
- Forma aguda de inflamação do pâncreas.
- Para úlceras estomacais, infecções do trato gastrointestinal, gastrite e inflamação do reto.
- Se uma condição pré-diabética ou diabetes mellitus for detectada.
Como cultivar uma variedade em um terreno?
Cultivar variedades de melão no jardim é muito simples. Mas se o resfriamento se instalar rapidamente na região, então é melhor usar o método de cultivo por meio de mudas e depois transplantar as plantas para uma estufa.
As sementes são germinadas em gaze úmida e depois plantadas em recipientes para mudas. O solo escolhido é fértil e solto. Para melhor germinação das sementes, cubra com filme até aparecerem os primeiros brotos. Em seguida, o filme é retirado, os recipientes são colocados em local bem iluminado e aquecido para posterior crescimento.
Quando a temperatura do ambiente onde está planejado o plantio dos melões atinge 22–25 graus e o solo aquece até pelo menos 15 graus, as mudas são transplantadas. Nas estufas, os melões crescem em treliças, em canteiros de forma horizontal. São plantadas 4 plantas por metro quadrado.
Requisitos de melão para condições de cultivo
Como as bagas chegaram até nós da Ásia quente e ensolarada, da Índia e de outros países com climas quentes, também exigimos a presença de sol. Eles requerem pelo menos oito horas de sol para amadurecer. Caso contrário, os frutos não amadurecerão.
As plantas requerem fertilização.Assim, ao cultivar, os jardineiros alimentam a plantação pelo menos três vezes com fertilizantes orgânicos e minerais.
O solo não deve secar, um ambiente muito úmido também é perigoso para as plantas. As raízes apodrecerão. Em tudo é preciso cuidado moderado, esta é a chave para obter uma colheita de melões saborosos e saudáveis de alta qualidade nas nossas condições climáticas.
Avaliações de variedades de melão laranja
Apesar da natureza exótica desta fruta, a variedade é cultivada com sucesso por jardineiros na Rússia e em países vizinhos.
Nikolay fala sobre cultivo da seguinte forma: “No ano passado os vizinhos persuadiram plantar um melão no local, deram sementes e recomendações de cultivo. Plantei em um canteiro aberto, pois minha estufa está sempre cheia de tomates e pepinos. Eu plantei da maneira usual - plantando sementes no solo. O clima naquele ano estava péssimo, então no início os brotos demoraram muito para brotar e, quando começou o crescimento ativo, começou a esfriar. Portanto, os frutos não tiveram tempo de amadurecer. Este ano resolvi plantar vários melões em estufa, já estou cultivando mudas. Espero obter bons resultados."
Marina: “Reservei um lugar específico para cultivo de melões e melancias em uma estufa. No ano passado recebi frutas pesando cerca de 1,5 quilo. Ela deixou os cílios passarem pela treliça, caso contrário o chão não ficaria visível por causa do verde. Plantei a variedade Charente. Os melões são deliciosos, a polpa é suculenta, densa, derrete na boca. Portanto, este ano vou plantar melões no jardim. Vou tentar cultivar em área aberta com o cultivo de mudas. Dizem que a variedade dá uma boa colheita mesmo em canteiros abertos.”
Grigory: “Sou da Bielorrússia, o nosso clima é fresco, mas os verões são quentes. Por isso resolvi plantar um melão no jardim. Além disso, os netos adoram essas frutas pelo seu sabor adocicado.Li muitos livros sobre cultivo de melão, abóbora também é um deles. Plantei em mudas e plantei as sementes na mesma época que os tomates. As mudas em casa cresceram rápido e ficaram no parapeito da janela onde o sol brilha durante meio dia. No final de maio, transplantei-o para um canteiro previamente alimentado com verbasco. Cuidei delas como fazia com outras plantas: reguei, soltei, arranquei ervas daninhas. Os melões cresceram um quilo, de oito plantas surgiram 16 melões. Fiquei satisfeito com a colheita. A polpa era suculenta, madura, doce, os netos não podiam ser arrancados dos canteiros. Todo mundo estava esperando que ele crescesse.”