Alguns jardineiros cultivam alho em seu terreno. O termo causa confusão: a família da cebola (multi-botões) é conhecida. Quando plantada em conjunto, produz de 7 a 9 cebolas por ninho. O alho, quando plantado com um dente ou um único dente, produz um único bulbo maduro. Mas os jardineiros afirmam: existe uma planta desse tipo.
Freqüentemente, um lindo arbusto cresce de uma cabeça esquecida no jardim no outono ou na primavera. As folhas novas são utilizadas como tempero precoce. Mas alguns jardineiros deixam a planta até a colheita. O resultado são várias pequenas cabeças de alho.
Os jardineiros consideram justificado o cultivo de alho selvagem. Eles estão dispostos a aceitar um tamanho pequeno para economizar espaço. O sabor e a pungência desta planta incomum não são diferentes de sua contraparte.
Descrição da variedade
Você pode plantar cabeças de qualquer variedade de planta. Alguns jardineiros passam alho especial de mão em mão. Quando cultivadas em ninho, obtêm-se cabeças maiores. Mas o nome da planta não é informado. Muito provavelmente, esta é uma variedade zoneada comum plantada dessa maneira. Quando colocadas individualmente, as pontas produzirão uma cabeça típica.
Plantar uma planta de inverno pode ser bem-sucedido. Depois que a neve derrete, grupos de flechas verdes brotam do solo. Os jardineiros os desenterram das bordas e diversificam o cardápio campestre.
A verdura da primavera também é plantada inteira. Isso economiza espaço nos canteiros do jardim. As pontas do alho ficam mais fortes e grossas. Mas a parte subterrânea fica melhor armazenada.
Crescente
As cabeças de alho de inverno precisam ser plantadas 10 a 15 dias antes do início da primeira geada. Para a zona intermediária, é o final de setembro ou os primeiros dez dias de outubro. Os dentes devem ter tempo para criar raízes, mas não produzir brotos verdes. Isso permitirá que a planta passe o inverno confortavelmente.
Para obter uma boa colheita, você deve seguir regras simples:
- A planta não tem medo de geadas, mas molha-se facilmente. O jardineiro precisa escolher um local que não seja inundado com água de nascente.
- Quando passam fome, os ratos comem cabeças de alho de boa vontade. Recomenda-se proteger as cristas por baixo e pelas laterais com uma malha de malha fina.
- Em regiões com invernos frios, as plantações de inverno devem ser cobertas com material não tecido branco. Ele precisa ser removido depois que a neve derreter.
Alho primavera As cabeças são plantadas assim que o solo descongela.No momento do plantio deve-se adicionar um complexo mineral completo (nitrogênio: potássio: fósforo). Se não estiver disponível, use cinza (um copo por metro quadrado).
Características de cuidado
Cuidar do alho, que é plantado com cabeças inteiras, não é diferente de cuidar de um vegetal normal. Recomendado:
- cumprir os prazos de plantio;
- escolha solos bem drenados, úmidos e respiráveis;
- afrouxe várias vezes por temporada (pelo menos 2–3 vezes);
- adicionar o complexo mineral pelo menos uma vez (durante o plantio);
- quebre as flechas (elas enfraquecem a parte subterrânea da planta).
Você deve ter cuidado ao escolher um local de pouso. Os melhores vizinhos são morangos e árvores frutíferas. Os canteiros não devem ser colocados depois de cebola, alho ou flores bulbosas.
Cabeças de alho não gostam de excesso de matéria orgânica: apenas composto maduro ou húmus devem ser adicionados com moderação. Para cavar, despeje um balde por metro quadrado. Os canteiros são fertilizados 5 dias antes do plantio.
Vantagens e desvantagens
O cultivo de alho inteiro tem apoiadores e oponentes. Os primeiros observam:
- economizando espaço;
- despretensão;
- identidade de gosto com uma planta comum;
- o benefício das culturas vizinhas com afrouxamentos e fertilizantes regulares.
Os oponentes falam sobre bulbos pequenos e dificuldades na colheita. Durante o amadurecimento, é necessário desenterrar o arbusto pelas bordas e selecionar bulbos pequenos. Ao consumir a erva com moderação, você sempre pode reservar algum espaço para o plantio.
Pragas e doenças
A planta é facilmente afetada por podridão e mofo devido à rega excessiva ou em verões chuvosos. A introdução de matéria orgânica imatura contribui para doenças. O plantio e os cuidados adequados permitirão evitar doenças e fazer uma boa colheita.
O alho plantado inteiro é danificado pela mosca da cebola. Ela põe ovos no topo da planta. Para evitar a perda de colheitas, recomenda-se respeitar as regras de circulação de hortaliças.
A praga deve ser monitorada durante anos. Em caso de lesões de grande porte, é necessário o uso de inseticidas.
Colheita e armazenamento
A colheita deve ser feita depois que as pontas ficarem amarelas. Para cavar, recomenda-se escolher clima seco, de preferência ensolarado. Usar um garfo reduzirá os danos às cabeças.
Sacuda o alho desenterrado do chão e deixe ao sol por 2 horas. Esta operação irá desinfetar as cabeças. Em seguida, espalhe a colheita sob um dossel ou em um galpão em camada fina (cerca de 5 cm) para secar as pontas. Deixe por 2 semanas.
Em seguida, corte as raízes na parte inferior (deixe 2–3 cm). Encurte os topos para 15–17 cm e coloque em uma cesta ou caixa com furos para ventilação. Armazene a colheita em local escuro e em temperatura ambiente.
Avaliações de jardineiros
Jardineiros compartilham suas impressões sobre o cultivo de plantas com cabeças. Uma residente de verão da região de Moscou diz: “Uma vizinha compartilhou sua semente. Há vários anos que cultivamos vegetais desta forma. Estamos muito satisfeitos: economiza-se espaço (colocamos as plantas debaixo da macieira), as cabeças ficam pequenas, mas pontiagudas e perfumadas. Eles não congelam no inverno (quando plantados no outono).
É um pouco difícil desenterrar a planta durante a estação de crescimento para remover as cabeças externas. Mas as vantagens são óbvias: na hora de plantar não há necessidade de se preocupar e dividir em cravo - economiza-se tempo.”