A cerejeira é uma das árvores de jardim mais comuns no nosso país, a história do seu aparecimento remonta a um passado distante. Atualmente, essa árvore milagrosa não é menos popular, mas para conseguir uma boa colheita é preciso investir muito tempo e esforço. O material proposto irá familiarizar o leitor com as regras de plantio e cuidado de cerejas.
- Preparando frutas para plantio
- Seleção de variedades
- Requisitos para solo e local de plantio
- Modo claro
- Como plantar uma árvore corretamente
- Prazos
- Preparando a cova de plantio
- Preparando uma muda para plantio
- Cuidados com as árvores nos primeiros 4 anos após o plantio
- Como cuidar e alimentar adequadamente as cerejas adultas
- Durante a floração
- Durante o período de amadurecimento dos frutos
- Após a colheita
- Preparando uma árvore para o inverno
- As nuances de cuidar de uma velha árvore
- Doenças e pragas. Maneiras de lidar com eles
- Que problemas surgem
- Não cresce
- Não floresce
- Não produz colheita
Preparando frutas para plantio
Mais de três mil variedades desta árvore são conhecidas no mundo moderno. Algumas variedades de vida longa têm uma vida útil de mais de cem anos. Muitos jardineiros novatos não sabem qual variedade escolher na hora de escolher uma muda para seu terreno.
Seleção de variedades
Ao escolher um tipo de madeira, você deve prestar atenção às seguintes características:
- polinização - autofértil; parcialmente autofértil; polinizada por insetos e vento;
- época de floração da árvore e época de formação dos frutos - precoce, intermediário, tardio;
- altura do tronco e formato da copa - vigoroso, médio, baixo crescimento;
- sabor, cor e formato dos frutos silvestres - amarelos, com lado rosa, vermelhos;
- carnosidade e suculência das frutas – suculentas, carnudas;
- tamanho da baga – grande, médio, pequeno;
- resistência ao gelo – resistente ao gelo, resistente ao meio, amante do calor.
Jardineiros amadores iniciantes que planejam plantar cerejas em suas propriedades devem obter recomendações antecipadas sobre a escolha de uma variedade na sociedade de jardinagem da cidade, onde eles lhe contarão todos os meandros do cuidado das árvores e o ajudarão a escolher uma muda.
Requisitos para solo e local de plantio
Esta árvore prefere solo neutro. Considerando que os solos sod-podzólicos com alta acidez são mais típicos da Rússia central, recomenda-se melhorar suas propriedades por meio da calagem. As taxas de aplicação de cal dependem da severidade do solo e são (em gramas por metro quadrado):
- franco-arenoso claro - até quatrocentos;
- argiloso pesado - até oitocentos.
A calagem promove melhor absorção dos nutrientes e está envolvida na formação das sementes dos frutos. É preferível realizá-lo no local no outono ou início da primavera, distribuindo uniformemente a cal na superfície do solo ou enterrando-o até a profundidade de uma pá de baioneta (cerca de vinte centímetros).
Outra circunstância importante que deve ser observada é que para as cerejas é necessário um solo que não esteja encharcado, solto e que permita a passagem livre do ar. A ocorrência próxima de águas subterrâneas leva ao abrandamento do desenvolvimento dos rebentos jovens e ao ressecamento da árvore, a partir do topo.
Modo claro
Esta árvore adora o calor, por isso a luz solar abundante é um pré-requisito para um crescimento bem-sucedido. O local de plantio da muda não deve ser sombreado por outras árvores ou construções.
Para aumentar a produtividade, recomenda-se plantar pelo menos duas árvores de variedades diferentes, não muito distantes uma da outra, para garantir a polinização cruzada das árvores.
Como plantar uma árvore corretamente
Depois de selecionada a muda e determinado o local adequado, resta plantar a árvore. Mas existem características importantes que devem ser levadas em consideração. Mais detalhes sobre as regras de pouso.
Prazos
A escolha correta da época de plantio é muito importante. Esta circunstância depende das características climáticas da região. Os tempos de pouso ideais são os seguintes:
- o outono é a melhor opção para climas quentes, o plantio é feito pouco antes das geadas, até o solo congelar;
- primavera - até os botões incharem. Mais adequado para regiões do norte. A muda é selecionada no outono, a parte da raiz é umedecida, embrulhada em tecido, depois em filme plástico e enterrada no porão até a primavera.
Mas essas recomendações não devem ser tomadas como dogma - nas regiões sul uma árvore pode ser plantada na primavera, mas nesta época do ano é mais difícil encontrar uma muda de variedade adequada.
O solo deve ser pré-preparado. Se o plantio for feito no outono, a área deve ser escavada primeiro, acrescentando composto, fertilizante potássico e superfosfato. Se o solo for muito arenoso, acrescenta-se um pouco de argila e vice-versa.
No plantio de mudas na primavera, essas atividades são realizadas no outono e na primavera são aplicados fertilizantes minerais adicionais.
Preparando a cova de plantio
A cova, no plantio no outono, deve ser preparada em seis a sete dias. Ao prepará-lo, você deve se orientar pelos seguintes requisitos:
- fornecido: profundidade - cerca de oitenta centímetros e largura - até um metro;
- no caso de plantio de várias árvores, a distância entre as covas deve ser de três a cinco metros;
- o esquema de plantio no caso acima deve permitir livre acesso à luz solar - as mudas são localizadas de leste a oeste para não bloquear o sol umas das outras;
- ao cavar um buraco, as camadas superior e inferior (inférteis) do solo devem ser separadas;
- uma estaca é cravada no centro do buraco, com uma altura tal que a parte superior se projeta acima do nível do solo até meio metro;
- parte da camada superior (fértil) da terra é misturada com composto podre ou esterco, são adicionados superfosfato (duzentos gramas), enxofre de potássio (sessenta gramas) e cinzas (meio quilograma);
- a cova preparada é regada e deixada por algumas semanas para que a terra assente.
Se a árvore for plantada na primavera, a cova é preparada no outono, e na primavera só falta adicionar fertilizante.
Preparando uma muda para plantio
Antes de plantar uma árvore, ela é cuidadosamente inspecionada.As raízes fracas e danificadas são removidas. O sistema radicular seco deve ser umedecido. Para isso, fica de molho em água por até oito horas.
Mudas com sistema radicular coberto com restos de solo sofrem menos durante o transplante. Neste caso, não é necessária a imersão, durante o preparo é importante não perturbar a camada de solo das raízes, o que pode causar danos às raízes.
No início do plantio, a árvore é colocada no centro da cova e as raízes são borrifadas até a metade, sacudindo levemente para compactar um pouco o solo. Depois disso, despeja-se água (cerca de dez litros) e o buraco é enterrado até o nível do solo.
Observação! Ao colocar uma árvore, é necessário garantir que o colo da raiz fique acima da superfície do solo.
Para atingir esta posição da árvore, primeiro ela é mantida a uma altura de até cinco centímetros acima da exigida e, após o assentamento do solo, o tronco é abaixado até o nível desejado.
O solo na cova de plantio é levemente pisoteado, então outro balde de água é derramado e turfa ou fertilizante orgânico é adicionado. Para evitar que a árvore balance com o vento, ela é amarrada a uma estaca cravada.
Cuidados com as árvores nos primeiros 4 anos após o plantio
Um acontecimento importante nos primeiros quatro anos após o plantio é a correta formação da copa, que se consegue por meio da poda. Quando a copa está formada, a poda é feita moderadamente, para retirar ramos danificados e velhos, uma vez a cada três anos.
Ao cultivar uma árvore jovem, é necessário remover completamente as ervas daninhas próximas ao tronco. O solo adjacente deve ser coberto com cobertura morta para evitar a evaporação da umidade.
A primeira rega deve ser feita somente após a floração da árvore, da próxima vez - em junho, depois - um mês depois.Durante a floração, deve-se evitar totalmente a rega, caso contrário a cerejeira pode deixar cair os frutos maduros.
A árvore também precisa ser regada em outubro, a alimentação fica para o inverno. No terceiro ano, são aplicados fertilizantes orgânicos - até oito quilos. Os fertilizantes nitrogenados são aplicados duas vezes por ano - após o derretimento da neve e no meio do verão. Fósforo e potássio - no início do outono. Na primavera e no outono, é necessário branquear os troncos com cal para proteger a árvore das queimaduras solares e para curar os danos à casca após as geadas.
Como cuidar e alimentar adequadamente as cerejas adultas
Para uma árvore adulta, a frequência de aplicação de fertilizantes orgânicos permanece em três anos. A fertilização é realizada com a aplicação de fertilizantes líquidos até quatro vezes por safra.
Durante a floração
Os cuidados com a primavera são limitados a:
- remover ervas daninhas e soltar o solo;
- aplicação de fertilizantes nitrogenados.
É aconselhável limitar a rega neste período, o controle de pragas deve ser feito mais cedo.
Durante o período de amadurecimento dos frutos
O tempo de frutificação depende da variedade da cereja e das condições climáticas. Mas, em qualquer caso, isso acontece no verão - de meados de junho até o final de julho.
Durante o período de maturação, é necessário garantir a segurança dos bagos contra os pássaros e afrouxar regularmente o solo para evitar que a camada superior seque após a chuva. É realizada a fertilização com fertilizantes de potássio e fósforo.
Se houver grande número de bagos, é necessário apoiar os ramos para que não se quebrem com o peso do fruto.
Após a colheita
Quando os frutos são colhidos, o desenvolvimento da árvore fica mais lento, a seiva circula lentamente, o que favorece a poda. Os ramos danificados e desnecessários são removidos e as áreas cortadas são tratadas com verniz de jardim. A poda garantirá a correta formação da copa e protegerá a árvore de doenças.
Ao podar, guie-se pelos seguintes requisitos:
- galhos adjacentes ao tronco em ângulos agudos são removidos;
- a coroa está afinada;
- galhos danificados são removidos;
- os brotos de um ano são encurtados em um terço de seu comprimento.
Para realizar o trabalho utiliza-se uma serra de jardim ou uma faca bem afiada; o uso da tesoura de poda fere os galhos.
Preparando uma árvore para o inverno
A preparação para o inverno inclui as seguintes atividades:
- rega abundante;
- aplicação de fertilizantes orgânicos;
- caiar o porta-malas;
- cavando solo debaixo de uma árvore.
A cobertura morta do solo durante a escavação promove a retenção de umidade a longo prazo. A fertilização não deve ser feita em climas quentes, pois causará o crescimento prematuro dos ramos; os fertilizantes são aplicados antes do início da geada para evitar a decomposição prematura dos componentes nutricionais.
As nuances de cuidar de uma velha árvore
Existem algumas nuances ao cuidar de uma árvore velha:
- são possíveis rachaduras graves na casca. As áreas danificadas devem ser tratadas com um composto protetor;
- é necessário garantir que os ramos não sejam danificados pelo peso dos bagos, pois a sua fragilidade aumenta com o passar dos anos;
- A árvore deve ser rejuvenescida regularmente, removendo os brotos velhos e abrindo espaço para os jovens.
Galhos de árvores velhas começam a morrer, portanto, simultaneamente ao rejuvenescimento, é necessário retirar os brotos secos.
Doenças e pragas. Maneiras de lidar com eles
As cerejas, na maioria dos casos, são suscetíveis a doenças fúngicas:
- coccomicose;
- moniliose;
- Clusterosporiose.
Os métodos de luta incluem:
- remoção de áreas afetadas;
- limpeza e desinfecção dos danos com solução de sulfato de cobre a 1% e posterior tratamento com verniz de jardim;
- São realizados quatro tratamentos: o primeiro – com sulfato de cobre, antes que a seiva comece a escorrer; a segunda - mistura bordalesa, após a floração, a terceira - três semanas após a segunda; quarto - três semanas antes da colheita dos frutos.
As pragas mais perigosas são os pulgões e as moscas cereja. Para proteger a árvore, é necessário borrifá-la com uma solução de confidor no início da primavera e tratá-la novamente duas semanas depois.
Que problemas surgem
Durante o desenvolvimento de uma árvore, são possíveis alguns problemas que interferem no crescimento e na frutificação normais. Saiba mais sobre possíveis problemas e formas de resolvê-los.
Não cresce
O mau crescimento das mudas pode ser causado pela alta acidez do solo ou pela falta de componentes nutricionais. Caso a calagem não seja realizada em tempo hábil, recomenda-se a aplicação de argamassa de cal na área ao redor do tronco; formar buracos no solo com até vinte centímetros de profundidade. Se houver falta de nutrientes, é necessário fertilizar com fertilizantes de nitrogênio, fósforo e potássio.
Não floresce
A ausência de flores se deve aos seguintes possíveis motivos:
- escolha incorreta do local de pouso - falta de luz solar;
- desenvolvimento insuficiente da muda - para algumas variedades demora cerca de cinco anos até que as primeiras flores apareçam;
- umidade excessiva do solo ou água subterrânea próxima.
Se as condições para o plantio de uma árvore forem mal escolhidas, é necessário replantá-la, caso contrário a muda sofrerá por muito tempo e não será possível esperar muito tempo pela colheita.
Não produz colheita
A falta de colheita pode ser devido às seguintes circunstâncias:
- polinização inadequada;
- mau tempo;
- fertilizante de baixa qualidade;
- umidade excessiva do solo;
- entupimento do solo, levando ao fornecimento insuficiente de oxigênio ao sistema radicular;
- alta acidez da terra;
- densidade excessiva da coroa.
Ao eliminar esses problemas, o jardineiro conseguirá a tão esperada colheita.
Passe mais tempo no seu jardim e as árvores irão deliciá-lo com flores primaveris e frutificação abundante.