Muitos amantes de árvores exóticas cultivam frutas cítricas em casa. Para saber como cultivar uma laranjeira, você precisa se familiarizar com os métodos e características do plantio e com as recomendações de cuidados com a planta. Se todos os requisitos forem atendidos, a árvore florescerá totalmente e dará frutos. A laranja é mais exigente que o limão em termos de iluminação, temperatura e níveis de umidade. A qualidade da fruta é inferior à comprada, mas isso não impede que os amantes do exótico se deliciem com a presença dessa planta em casa.
- Características do cultivo de uma laranja
- Variedades de plantas
- Propagação laranja
- Como cultivar adequadamente frutas a partir de uma semente em casa
- Preparando as sementes
- Preparando o solo e o vaso
- Semeando sementes
- Cuidados com a laranjeira
- Iluminação e temperatura para laranja interna
- Umidade do ar
- Fertilizante
- Formação da coroa
- Transferir
- Pulverização
- Características de enxerto
- Por que as folhas da laranja enrolam?
- Pragas e doenças
- Possíveis problemas
Características do cultivo de uma laranja
Uma árvore de interior com flores e frutos requer condições especiais de temperatura, umidade e iluminação. É necessário evitar mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar. “Quanto tempo uma árvore cresce antes que os frutos apareçam?” é uma questão que lhe interessa na hora de decidir cultivar uma laranja em casa. Com plantio e cuidados adequados, a frutificação ocorre: no 4º ano para uma árvore cultivada a partir de uma estaca, e no 8º ano para uma árvore cultivada a partir de uma semente.
Uma laranja caseira parece uma árvore perene em miniatura. Uma planta adulta pode atingir 2 metros de altura. Floresce em flores isoladas ou em cachos de flores brancas com aroma agradável.
Importante! A planta não tolera fumaça de tabaco.
Variedades de plantas
A árvore doméstica tem diversas variedades:
- Gamlin. Planta com frutos de maturação precoce. A altura não ultrapassa 1,5 m, o fruto tem polpa suculenta, com pequeno número de sementes e sabor agridoce. Amadurece nos últimos meses do outono.
- Pavlovsky. A árvore é baixa, até 1 m, o amadurecimento dos frutos ocorre após 7 meses, a reprodução é por estacas.
- Umbigo de Washington. Variedade de maturação precoce e intermediária. Atinge 2 m de altura, apresenta frutos bastante suculentos, agridoces e com polpa laranja brilhante. Propagado por estacas.
- Marheulsky é uma variedade do tipo anã. Árvore baixa (até 1,7 m). As lâminas das folhas são verdes, com tonalidade levemente escura, até 10 cm de comprimento e os botões florescem na primavera, brancos. Produz frutos grandes, com casca de laranja brilhante e sabor adocicado.
Propagação laranja
A propagação da laranja é realizada das seguintes maneiras:
- estacas;
- da semente.
Cada método tem lados positivos e negativos. As estacas são um pouco problemáticas; você precisa encontrar a matéria-prima; as sementes são mais fáceis. As estacas são cortadas de uma árvore já madura ou podem ser trazidas da área de cultivo, cortadas de outra que cresce no ambiente natural.
Uma planta plantada a partir de sementes será mais forte. Com isso, cresce melhor, se adapta e fica mais resistente a doenças. A copa de uma árvore que cresce a partir de uma semente é mais bonita do que aquela plantada a partir de uma muda. Obtido a partir de uma semente possui parâmetros de qualidade: 100% de informação genética da árvore-mãe.
A época de frutificação é uma característica distintiva dos métodos de plantio. Uma árvore a partir de uma semente começa a dar frutos no 8º ao 10º ano de vida, uma árvore cortada - no 4º ao 5º ano. Para as estacas, seleciona-se um caule com diâmetro de 4-5 mm e comprimento de 10 cm, que é cortado: na parte inferior - sob a localização da gema, na parte superior - acima da localização da gema. O galho deve ter 3-4 botões saudáveis e 2-3 folhas. Cubra a parte inferior do galho com um estimulador de crescimento do sistema radicular.
Para o plantio utiliza-se solo feito de húmus misturado com areia (grão grosso) e solo para flores.
Tudo se mistura em partes iguais. O galho cortado é plantado a uma profundidade de 4 cm. Recomenda-se irrigar diariamente as folhas das mudas com água. O solo deve estar úmido, mas não azedo. O recipiente com o corte deve ser mantido a 20-25 ÓC. O enraizamento completo ocorrerá em 30 dias. Depois é recomendado transplantá-lo para um vaso estacionário.
Como cultivar adequadamente frutas a partir de uma semente em casa
Para conseguir uma laranjeira bem adaptada ao ambiente externo e resistente a doenças, é preciso plantar uma boa semente de laranja.
Preparando as sementes
É difícil germinar uma semente, por isso é necessário usar uma recém colhida, sem sinais de deterioração ou podridão. As sementes têm casca bastante dura. Precisa ser separado da polpa, lavado e embebido em água por meio dia.
Preparando o solo e o vaso
A semente é plantada em vaso com volume não superior a 100 ml. Você pode pegar um recipiente vazio de iogurte ou creme de leite. O recipiente deve ter orifícios de drenagem para permitir a saída do excesso de líquido. Solo alagado tem um efeito negativo na qualidade da germinação. É melhor germinar em uma mistura cítrica ou colocá-la em uma mistura de terra solta de turfa e solo.
Semeando sementes
O plantio é feito em profundidade de até 1 cm, distância de até 5 cm, cobrir com filme e manter aquecido e escuro até o surgimento das mudas. Irrigue regularmente o solo com um borrifador quando estiver seco. O broto aparecerá em um mês e meio. Agora as plantações estão expostas à luz. Você precisa mergulhar quando 2 folhas se formarem. A seguir, as mudas são cultivadas até o diâmetro do tronco atingir 6 mm, em seguida é realizada a enxertia.
Cuidados com a laranjeira
Cuidar de uma laranjeira não é muito difícil, o principal é cumprir os requisitos, tendo em conta as características da planta.
Iluminação e temperatura para laranja interna
A árvore tem requisitos especiais para o regime de luz: se não houver iluminação suficiente, os frutos não amadurecerão ou ficarão amargos e sob a luz direta do sol a folhagem queimará. A melhor opção é a difusão da luz.
Recomenda-se colocar a árvore em uma janela leste ou oeste. Na janela sul é necessário instalar proteção difusa da luz solar direta. No verão, recomenda-se colocá-lo ao ar livre, mas com sombra. Os botões são formados aos 15-19 ÓCOM.
No inverno, a árvore deve ser mantida em temperatura baixa (de 0 a 10 ÓCOM).É o regime de baixa temperatura que promove a frutificação normal. Laranja não requer muita luz. A alimentação está excluída e a rega é realizada uma vez por semana.
Umidade do ar
A árvore não gosta de umidade excessiva do solo e também provoca doenças. Mas uma pequena quantidade de umidade também é prejudicial. No verão, a rega é feita uma vez ao dia. A copa da árvore deve ser irrigada regularmente com borrifador.
Fertilizante
Durante a fase de crescimento ativo, a planta precisa ser alimentada. Quanto mais velho, maior será a dose de alimentação. Você pode fertilizar com fertilizantes especiais para frutas cítricas, soluções orgânicas ou compostos minerais (nitrato de amônio, superfosfato, potássio). Para preservar a cor das lâminas foliares, recomenda-se alimentá-las com permanganato de potássio uma vez por mês e sulfato ferroso uma vez por trimestre. Antes de fertilizar é necessário regar para não danificar as raízes.
Formação da coroa
A poda é uma etapa necessária do cuidado, pois sem aparar a copa é impossível cultivar uma laranjeira em casa. A árvore não produzirá flores nem frutos. Na primavera, o caule central precisa ser cortado em 20 cm, 3-4 ramos laterais formam a copa do primeiro nível, deixam 2 ramos sobre eles, este é o segundo nível, depois 3-4 ramos do terceiro nível, e neles haverá brotos do quarto nível que dão frutos.
A poda posterior consiste em desbastar, retirar os ramos velhos e que crescem no interior da árvore e arrancar os rebentos jovens.
Galhos quebrados, secos ou crescendo em ângulo incorreto devem ser removidos. Na floração é preciso regular o número de ovários para que a planta cresça plenamente e dê frutos. Para começar, não restam mais do que 3 ovários, no 4º ao 5º ano - não mais do que 7, depois - cerca de 10.
Transferir
Devido à natureza do sistema radicular, é difícil replantar a árvore, especialmente se a raiz do solo estiver danificada. O transplante é realizado pelo método de transbordo. Uma planta que dá frutos é replantada a cada 3 anos. Para um crescimento intensivo, os jovens necessitam de transbordo anual. O diâmetro do vaso subsequente deve ser 20 mm maior.
O transplante é realizado na primavera, antes do crescimento intensivo. Durante o procedimento, é preciso levar em consideração: o pescoço não é aprofundado.
Mistura de solo para plantas jovens: misture grama, solo frondoso e húmus com areia (partes iguais). Para laranjeiras maduras, a gravidade específica do solo relvado aumenta em 2 rublos. Recomenda-se adicionar um pouco de argila. É importante ter uma boa drenagem para retirar o excesso de umidade.
Pulverização
Além de regar, a árvore precisa de irrigação regular, principalmente no verão. Além disso, isso é necessário para remover a poeira das folhas. Uma vez por mês é preciso tomar um banho quente: cobrir o chão com filme, tratar a madeira com água e sabão. Isso evitará pragas.
Características de enxerto
Uma laranja cultivada a partir de uma semente deve ser enxertada para dar frutos. A enxertia é realizada quando o broto atinge 5 mm de espessura.
Para vacinação você precisa de:
- Faça uma muda de uma árvore frutífera. A filial tem 2 anos.
- Remova as folhas.
- No tronco do jogo, a pele é cortada em forma de olho.
- Prepare uma fita com uma luva de látex (corte).
- Prenda o galho ao pássaro selvagem e embrulhe-o. Direção de cima para baixo. Enrole bem para evitar a entrada de ar. Monitore o encaixe correto da gema e do porta-enxerto. Continue enrolando o pecíolo, contornando-o com cuidado. Na borda do corte, enrole várias vezes e mova na direção oposta.
Coloque a planta em local aquecido e regue abundantemente para ativar o fluxo de seiva. Após 5 dias, ficará claro se o rim criou raízes. Após 10 dias ele cairá e após 20 dias remova a cinta. Se aparecerem brotos no topo do arbusto, eles precisam ser removidos. Quando um novo galho crescer a partir do botão e a primeira folha aparecer, corte a parte superior.
Por que as folhas da laranja enrolam?
Existem vários motivos para o enrolamento das folhas:
- presença de doenças;
- falta de ar;
- rega excessiva ou falta dela;
- rascunho;
- irrigação rara.
Pragas e doenças
Como qualquer árvore cítrica, é afetada por cochonilhas. O inseto suga o suco das folhas e dos brotos. A planta fica amarela, murcha e morre. Para destruição, é usado “Intavir” ou “Aktara”. Para fins preventivos, é importante manter o nível de umidade exigido. Pulgões, ácaros ou cochonilhas também causam danos à planta. Eles destroem as partes aéreas da laranja. Para começar, é recomendável usar uma solução de sabão de tabaco. Se o tratamento não produzir resultados, pulverize com produtos químicos.
A laranjeira é suscetível a doenças fúngicas e virais: homossexualidade, doenças gengivais. Eles atacam o tronco, os brotos e a folhagem. O líquido pegajoso flui das rachaduras que aparecem. Para tratar a ferida é necessário limpá-la, tratá-la com verniz de jardim e borrifar a árvore com fungicida. Uma planta sem esperança deve ser queimada.
Possíveis problemas
A laranjeira é mais exigente que outras frutas cítricas. Se essas recomendações de cuidados não forem seguidas, poderão ocorrer os seguintes problemas:
- amarelecimento da folhagem;
- queda de folhas, botões florais, frutos verdes;
- morte da planta.
A queda de folhas ocorre devido a:
- mudança repentina nas condições climáticas;
- rega inadequada;
- rega excessiva durante a dormência;
- excesso de fertilizante;
- iluminação insuficiente;
- rascunho;
- inverno em temperaturas incorretas (mais de 10 ÓCOM).
O cultivo de frutas cítricas não é difícil e, se atendidas as condições de manutenção exigidas, após 4-5 anos a árvore ficará satisfeita com os primeiros frutos.