Os damascos Aquarius são uma variedade resistente ao inverno, que não se distingue pelos formatos de frutas marcantes, mas impressiona pelo sabor equilibrado. As colheitas são estáveis, uma árvore madura é suficiente para dar frutos saborosos e saudáveis a uma família.
História da seleção
A variedade foi cultivada no Jardim Botânico Principal da Rússia (em Moscou) por polinização livre da muda Lel. Como a maioria das variedades criadas sob a orientação do criador responsável L.A.Kramarenko, o damasco Aquarius está ganhando popularidade rapidamente. Os trabalhos de melhoria duraram 8 anos, de 1996 a 2004.
Descrição da variedade
O poderoso esqueleto de uma árvore de 6 metros pode suportar não apenas uma colheita de 30 quilos, mas também fortes rajadas de vento, geadas e outras condições climáticas que não são típicas das áreas tradicionais de cultivo de damasco.
Características do damasco da variedade Aquarius:
- a casca é marrom com tonalidade avermelhada;
- a copa de densidade média é formada por brotos retos;
- folhas grandes, redondas e de ponta pontiaguda, verde-escuras, sem nervuras visíveis;
- As flores de Aquário são pequenas e brancas;
- a ramificação das plantas jovens é esparsa;
- Nas árvores maduras, a casca é cortada em sulcos profundos no tronco e nos galhos.
A variedade de damascos criados para cultivo na Rússia central não difere em nenhuma qualidade decorativa especial. Durante a floração exuberante, a árvore parece leve e arejada.
A descrição de uma variedade de damasco não estaria completa sem as características da fruta:
- polpa de laranja de densidade média;
- pele amarela com leve rubor;
- fruta de formato redondo;
- a simetria do fruto é enfatizada por uma pronunciada cicatriz longitudinal;
- peso 27-32g;
- o osso pequeno é facilmente separado da polpa;
- gosto doce e azedo;
- pontuação de degustação 4,5 pontos.
Um jovem damasco rende 10-15 kg por temporada, o rendimento de uma planta adulta é o dobro. Apricot Aquarius não tem fígado longo. A árvore frutífera produzirá colheitas ricas por 18 a 20 anos.
Vantagens e desvantagens
As melhores qualidades da variedade são:
- A resistência do damasco resistente ao inverno a doenças virais e fúngicas, incluindo a clasterosporíase.
- Suportar invernos rigorosos sem consequências catastróficas que exijam medidas de restauração a longo prazo.
- Casos raros de rega em condições de seca prolongada.
- Rendimentos consistentemente elevados.
- Autossuficiência, nenhuma planta polinizadora é necessária para a formação dos ovários.
- Características de alto sabor das frutas.
Existem significativamente menos desvantagens - pouca transportabilidade e inconveniência de colheita da copa de uma árvore adulta.
Características
A variedade média de damasco Aquarius praticamente não causa problemas ao jardineiro, como decorre das características e avaliações de jardineiros amadores de diferentes regiões.
Resistência à seca, robustez do inverno
As árvores jovens não possuem raízes suficientemente longas para extrair água das camadas de solo distantes da superfície; durante os períodos de seca devem ser regadas abundantemente. Quanto mais velha a planta, menos necessidade de rega.
A julgar pelas avaliações dos jardineiros das regiões do norte, a resistência à geada do Aquarius é melhor do que muitas variedades resistentes ao inverno. Mas em geadas até -40 °C, até este damasco pode ficar danificado. A recuperação do congelamento é relativamente fácil.
Polinização, período de floração e tempo de maturação
Aquário floresce violentamente. Começa quando temperaturas diárias acima de zero são estabelecidas no exterior. A árvore, como um xale, é envolta em pequenas flores brancas, emitindo um leve aroma de mel por vários metros de área. Atrai insetos que promovem polinização de alta qualidade. O amadurecimento dos frutos ocorre no período intermediário, começando em meados de agosto.
Produtividade e frutificação
Para um clima temperado, os frutos do damasco Aquário são bastante grandes.A estabilidade da frutificação reside não só no facto de todos os anos aparecerem flores e frutos nos damascos, mas também na previsibilidade do peso da colheita.
De uma árvore jovem que começa a frutificar no terceiro ano após o plantio em local permanente, são colhidos de 10 a 15 kg. A cada ano a árvore produz cada vez mais frutos. Aos 8 anos, sua produtividade atinge no máximo 25-30 kg.
Resistência a doenças e pragas
As drupas são mais suscetíveis a doenças virais. Aquário, como a maioria das variedades resistentes ao inverno criadas em climas temperados, é resistente a essas doenças. É impossível excluir completamente a doença de Aquário com moniliose, sarna e clasterosporíase. A prevenção de alta qualidade e o distanciamento de outras árvores frutíferas são a melhor proteção contra vírus, fungos e pragas de insetos. Apesar do atraente aroma de mel, os pulgões não gostam dos damascos Aquarius.
Características de plantio e cuidado
O plantio deve ser feito na primavera para que a muda cresça mais forte durante o verão. Isso o ajudará a sobreviver ao inverno sem grandes consequências. Alimentação de raízes duas vezes por ano. A primeira vez que o fertilizante Kemira é aplicado em solo enriquecido com cinzas, húmus, turfa no outono, na véspera do plantio. A alimentação na primavera consiste em fertilizantes nitrogenados e superfosfato. Na fase de amadurecimento dos frutos, o damasco Aquarius necessita de fósforo.
Em solos esgotados, é necessária a rega com solução de húmus diluída em água 1 a 10. Mesmo as variedades de damascos resistentes ao inverno não gostam de rega fria, por isso a água e a composição para irrigação devem ser aquecidas ao sol.
Após a colheita no início de setembro, pode-se iniciar a preparação pré-inverno, que envolve a caiação da parte inferior do tronco.Você pode adicionar sulfato de cobre à cal, o que fornecerá proteção adicional contra infecções fúngicas. A caiação também é feita nos meses de primavera, o que protege a planta dos carunchos e outras pragas de insetos.