Características da variedade Mel damasco, descrição da produção, plantio e cuidados

Até hoje, o Honey Apricot não foi incluído no Registro Estadual de Árvores Frutíferas da Federação Russa, apesar de ter sido criado na Instituição Científica Estadual com base em variedades resistentes à geada ali obtidas. O fato de a planta não ser oficialmente reconhecida não afetou de forma alguma sua popularidade entre os jardineiros amadores. É uma das poucas variedades de damasco que resiste facilmente a invernos rigorosos.


História do desenvolvimento de variedades

Em 1996, o criador Kabir Kadirovich Mullayanov, funcionário do Instituto de Pesquisa de Horticultura e Cultivo de Batata do Sul dos Urais, deu aos jardineiros dos Urais e da Rússia central a oportunidade de cultivar damascos em suas plantações. As experiências para melhorar a variedade Kichiginsky anteriormente criada duraram desde 1990 e foram realizadas com base na Instituição Científica do Estado de Chelyabinsk. Com polinização cruzada livre, a muda varietal original recebeu novas características. Foi assim que surgiu uma nova variedade.

Descrição da variedade de damasco resistente à geada

Uma árvore madura atinge 5 metros de altura. A sua copa (4 m de diâmetro) espalha-se por folhas verde-escuras de tamanho médio em forma de lágrima, decoradas nas bordas com uma franja de pequenas bordas recortadas. Casca dura, marrom-acinzentada, com sinais de rachaduras ao longo do tronco, são características varietais de uma planta cultivada com casca seca e áspera.

Durante a floração, a árvore fica repleta de flores isoladas brancas e levemente rosadas.

O mel não é conhecido por suas grandes colheitas; cerca de 20 kg podem ser colhidos de uma árvore por temporada. A variedade possui:

  • alta robustez no inverno;
  • frutificação precoce;
  • rendimento estável;
  • despretensão às características climáticas da região produtora;
  • cuidados mínimos;
  • imunidade a doenças fúngicas e infecciosas.

mel damasco

A descrição da variedade damasco não estaria completa sem mencionar seus frutos, que se assemelham mais em tamanho a uma ameixa de tamanho médio. Os frutos maduros contêm vitaminas, minerais, taninos, ácidos málico, cítrico e tartárico.

Características dos frutos da variedade de mesa de damasco Mel:

  • peso - 15g;
  • pele elástica, de espessura média e pequena borda;
  • cor - do amarelo brilhante ao laranja claro;
  • A polpa amarela brilhante apresenta estrutura granular-fibrosa.

A avaliação de degustação da fruta é 4,3 em uma escala de 5 pontos.Os frutos de mel e damasco são adequados para enlatados.

mel damasco

Vantagens e desvantagens

O mel tem apenas duas desvantagens - a altura da árvore, o que dificulta o cuidado da copa e a coleta dos frutos dos galhos da parte superior da copa; para formar um ovário, a árvore necessita de polinização cruzada natural com outra variedade (autossuficiente) de damasco.

Há muito mais aspectos positivos no cultivo de uma variedade de damasco resistente ao inverno em um clima temperado:

  • A árvore frutífera produz sua primeira colheita 3-4 anos após o plantio;
  • 15-20 kg de damascos por ano;
  • tolera facilmente geadas até – 40 °C;
  • boa regeneração após congelamento;
  • as frutas ficam armazenadas por muito tempo sem perder o sabor nem a apresentação;
  • resistente a danos durante o transporte.

mel damasco

Observação: a variedade Kichiginsky é frequentemente usada como árvore polinizadora.

Características da árvore polinizadora

A variedade resistente à geada Kichiginsky tornou-se a progenitora do mel e é um complemento necessário ao jardim para a sua frutificação. Nem todas as melhores características desta variedade foram transmitidas ao seu descendente Honey.

Características gerais:

  • frutas lisas e simétricas;
  • a altura das árvores é de 3,5 a 5 metros de altura;
  • a pele e o osso são facilmente separados da polpa;
  • o rendimento é estável (cerca de 15 kg);
  • A variedade é autoestéril.

Flor de Damasco

As diferenças residem na ausência de ramificação excessiva da copa e num período posterior de maturação dos frutos.

Atenção! Kichiginsky serve como polinizador para muitos variedades de damasco da seleção Ural.

Características de plantio e cuidado

Quanto mais jovem a muda, mais rápido ela se adapta às novas condições - características do solo, temperatura do ar. Jardineiros experientes recomendam colher uma planta anual. Uma muda cultivada a partir de uma semente se adaptará ainda melhor.Antes de plantar uma planta jovem com sistema radicular aberto, seu crescimento pode ser estimulado com “Kornevin”, “Epin”, “Heteroauxin”. O sistema radicular é embebido em uma dessas soluções por 12 a 24 horas.

No plantio de várias árvores, a distância entre mudas adjacentes deve ser de 3 m e entre fileiras de 5 metros. O plantio é melhor feito no início da primavera e os buracos para as mudas devem ser preparados no outono. Cada um deles tem 80 cm3. Uma camada de drenagem de 20 cm é colocada no fundo da cova - brita, tijolo quebrado, seixos grossos ou cascalho.

plantando damascos

O solo selecionado da cova é enriquecido com cinza, turfa, húmus, cinzas e fertilizante superfosfato, após o que é devolvido à cova com um farol pré-instalado - uma estaca que se eleva acima da superfície. As raízes não devem estar em contato direto com a camada enriquecida com minerais, mas devem ser separadas por uma almofada de solo comum de jardim.

A profundidade de plantio depende do comprimento do sistema radicular. O colo da raiz não está enterrado, deve ficar na superfície. É feito um fosso ao redor da muda, como se fosse um fosso de drenagem. É necessário distribuir a água diretamente no raio do sistema radicular. Após rega abundante, a árvore deve ser amarrada a uma guia vertical.

Poda de damasco

Galhos de árvores velhas são podados uma vez a cada 5 anos. Mas a poda também é necessária para formar a copa. A primeira poda é feita logo após o plantio da muda, ela é encurtada para 70-80 cm, o que contribui para a formação dos ramos esqueléticos da planta. Em meados do verão já terão crescido cerca de 70 cm, precisam ser pinçados, o que será um sinal para a formação de ramos do próximo nível.

poda de damasco

Os ramos que crescem incorretamente devem ser cortados. Estes incluem aqueles cujo ângulo em relação ao tronco é inferior a 50°.Os brotos aparecerão do stambik no local do corte. Destes, é necessário deixar apenas um, o mais forte. Os esporões de frutificação se formam em ramos com 2 a 3 anos de idade. Os ramos que deixaram de dar frutos são retirados na fase da poda prevista para 5 anos.

Doenças e pragas

Citosporose. Apesar da alta imunidade a infecções fúngicas, o Honey Apricot pode ser afetado por esse tipo de fungo. A citosporose se manifesta como tubérculos na casca. Você pode evitar sua propagação se remover galhos antigos em tempo hábil. A probabilidade é pequena, mas ainda assim a necrose bacteriana, como qualquer tumor cancerígeno, pode destruir uma variedade de damasco resistente ao inverno. Numa fase inicial, aparece como manchas de queimadura na casca. Um pouco mais tarde, formam-se úlceras, das quais escorre goma.

A doença atinge todos os tecidos da árvore e ela morre gradativamente. Se os primeiros sinais da doença aparecerem nos galhos e não no tronco, a árvore poderá ser salva.

A queimadura monilial é consequência da exposição ao frio e à umidade do broto durante a floração. Alguns ramos morrem, as folhas em flor ficam marrons e secam. Se aparecerem ovários na planta, as consequências dos danos podem aparecer durante a frutificação na forma de podridão do fruto.

As pragas das ameixas e dos damascos são as mesmas - pulgões, mariposas e rolos de folhas. Esta é a principal razão para plantar estas árvores frutíferas o mais distantes possível. Na hora de plantar Mel de Damasco, você não precisa mais ter medo de infecção por doenças infecciosas ou fungos, mas sim de insetos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim