A variedade de trigo Trizo pertence às variedades de primavera. Esta é uma variedade altamente produtiva de uso intensivo. Pode ser cultivado em diferentes ambientes agrícolas. De acordo com o tipo de rendimento, a cultura pertence à categoria de caule alto. Ele realiza seu potencial devido ao grande número de espigas por 1 metro quadrado. A cultura pode ser plantada precocemente, o que ajuda a reduzir significativamente a probabilidade de seca e a alcançar um excelente desenvolvimento radicular.
Descrição e características do trigo Trizo
Na fase de perfilhamento, a planta pertence ao tipo intermediário.Seus caules atingem 85 centímetros de altura e apresentam uma pronunciada camada cerosa na frente da orelha. Entre a base da espiga e os nós, o caule é oco ou fracamente formado.
A orelha possui longos processos espinhosos e formato piramidal. Quando maduro adquire coloração branca. O comprimento da orelha é de 12 centímetros. Contém 19-20 espiguetas. Os grãos apresentam uma tonalidade vermelha.
Vantagens e desvantagens da cultura
Esta safra de primavera apresenta as seguintes vantagens:
- grãos de qualidade;
- excelentes características de panificação;
- resistência a doenças e insetos nocivos;
- sem risco de derramamento;
- excelente resistência a temperaturas elevadas.
Ao mesmo tempo, a planta também apresenta uma série de desvantagens:
- desaceleração no desenvolvimento após o aparecimento dos brotos;
- risco de crescimento excessivo de ervas daninhas;
- propriedades de absorção reduzidas;
- escassez de brotos com umidade insuficiente nas estruturas superiores do solo e alta acidez do solo;
- risco de danos por moscas hessianas e suecas, vermes e pulgas;
- perigo de infecção por Fusarium.
Regras para cultivar a variedade
A planta pode ser plantada cedo o suficiente para atingir um alto perfilhamento. Esta variedade é resistente à geada.
A taxa de semeadura é de 380-400 peças por 1 metro quadrado nas primeiras datas de semeadura. Ao plantar trigo de primavera posteriormente, é recomendado usar 400-450 sementes por 1 metro quadrado.
O uso de fertilizantes nitrogenados não é de pouca importância. É importante levar em consideração o teor de nitrogênio no solo. Ao usar fertilizantes, é recomendado considerar o seguinte:
- na hora da semeadura vale adicionar 50-60 quilos da substância por 1 hectare;
- na fase de formação dos entrenós, a taxa de fertilização é de 40-50 quilogramas por 1 hectare;
- durante o período da rubrica, a quantidade de nitrogênio deve ser de 40 quilogramas por 1 hectare.
Cuidados adicionais
Os cuidados com a colheita afetam diretamente a qualidade e o volume da colheita. A rolagem do solo ativa o contato próximo do solo com o material de plantio, acelera o desenvolvimento das raízes e garante brotos mais uniformes.
A taxa de irrigação é influenciada pelas características físicas do solo e pela profundidade de umidade necessária. Porém, em média, recomenda-se o uso de 600-800 metros cúbicos de água por 1 hectare durante os seguintes períodos de desenvolvimento da cultura:
- na fase inicial de emergência dos rebentos;
- durante o período de tubulação - isto é especialmente importante em climas quentes;
- na fase inicial da floração - em altas temperaturas e rápida secagem do solo, a planta necessita de umidade abundante;
- antes de formar e despejar os grãos.
A melhor opção para regar em tempo seco é a aspersão. A fertilização não é de pouca importância no cultivo do trigo. Os fertilizantes têm um efeito positivo nos parâmetros de germinação. Eles também promovem o crescimento de plantas fortes e fortalecem o sistema imunológico.
Microfertilizantes com boro, cobre, zinco, molibdênio e manganês têm um bom efeito no desenvolvimento das plantas. As taxas de aplicação de fertilizantes dependem do tipo de solo, região de cultivo, variedade de trigo e antecessores.
Ao mesmo tempo, as preparações líquidas de potássio e nitrogênio durante o plantio do trigo de primavera têm um efeito negativo.Aumentam o conteúdo mineral do solo e reduzem a consistência das mudas.
Doenças e pragas
Ao cultivar a cultura, existe o risco de desenvolver septoriose nas folhas. O trigo desta variedade também é suscetível ao desenvolvimento de ferrugem amarela e marrom. Para evitar tais problemas, é importante realizar os tratamentos de maneira correta. Neste caso, os parâmetros de umidade e temperatura devem ser levados em consideração.
Colheita e armazenamento
A colheita é necessária em tempo hábil. A demora na debulha dos grãos pode levar à sua infecção, o que leva a um processo irreversível de apodrecimento. Além disso, a estagnação excessiva do trigo pode levar à queda dos grãos e ao acamamento dos caules. Isso afeta negativamente o corte das espigas e leva a uma redução nos parâmetros de rendimento em 50%.
Recomenda-se a colheita do trigo em clima seco e ensolarado. O excesso de umidade provoca danos rápidos aos grãos e leva a diversas patologias. O trigo de primavera é colhido pelo método separado. Recomenda-se o uso de colheitadeiras autopropelidas para cortar caules cuja altura seja de pelo menos 65-70 centímetros. Isso pode ser feito se houver 270-320 plantas por 1 metro quadrado.
Durante a colheita, os grãos são colocados em leiras. Em 3-4 dias eles têm tempo para secar e, se necessário, amadurecer. Em seguida, os rolos são recolhidos por uma colheitadeira e trilhados. Em clima instável, a combinação direta é realizada. Neste caso, a colheita é colhida e imediatamente trilhada. Depois disso, é recomendável enviar os grãos para armazenamento.
O trigo Trizo é considerado uma variedade de alto rendimento e despretensiosa às condições de cultivo. Para que a planta cresça e se desenvolva normalmente, é importante realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar de qualidade da cultura.