Muitas pessoas se interessam pelo que é kaoliang, por isso se interessam pela descrição da planta, sua classificação botânica e aplicação. Esta cultura é na verdade um cereal muito comum, que é um tipo de sorgo. Este é um produto bastante útil que encontrou ampla utilização em diversas áreas. Além disso, a planta é considerada muito despretensiosa e altamente produtiva.
Descrição do cereal
Gaoliang é uma cultura anual considerada uma variedade de sorgo em grão. Esta planta herbácea ereta possui um sistema radicular fibroso.Suas raízes penetram 2 a 3 metros no solo. A cultura se distingue por uma panícula compacta e protuberante e uma inflorescência densa, direcionada para cima.
Gaoliang é caracterizado por uma altura relativamente pequena em comparação com outros tipos de sorgo. Tem 1,5-2 metros. O caule é bastante poderoso e possui núcleo seco. A planta se distingue por folhas verdes longas e largas. Eles têm veias esbranquiçadas. Os fragmentos da colheita acima do solo são cobertos por uma camada cerosa, que ajuda a resistir à seca.
A planta de maturação precoce dificilmente resiste à geada, mas lida facilmente com o calor. A principal vantagem do kaoliang é a sua despretensão. Esta cultura cresce bem em qualquer tipo de solo - solonetzico, franco-arenoso, argiloso.
As sementes de Gaoliang têm formato redondo e se assemelham visualmente ao milho. Sua cor varia do branco-amarelo ao marrom. Os grãos incluem vários componentes. Dentre eles, vale destacar água, cinzas, fibras, fibras alimentares, vitaminas e minerais. O produto também contém uma pequena quantidade de proteína. Se considerarmos o valor nutricional dos cereais, então neste parâmetro o kaoliang é comparável à cevada e ao milho.
Por que isso é chamado assim?
O próprio conceito de “kaoliang” é traduzido literalmente do chinês como “grama alta” ou “pão alto”. Esta palavra foi emprestada durante o período de desenvolvimento ativo das relações russo-chinesas. O surgimento de tal cultura exigiu o uso de um novo termo, que foi formado com base em uma frase chinesa. No início deste século, o termo “kaoliang” entrou nos dicionários de novas palavras de origem estrangeira.
Como usar Kaoliang
A cultura inclui muitas proteínas e carboidratos.O produto também contém um grande número de microelementos. Estimulam o apetite e têm um efeito benéfico no funcionamento dos órgãos digestivos. O consumo sistemático desses cereais ajuda a melhorar a função cardíaca e a condição vascular.
Além disso, o kaoliang inclui antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento do corpo. Este produto é útil para pessoas com diabetes. Além disso, ativa a síntese de hemoglobina. Depois de comer esses cereais, ocorre saciedade a longo prazo, o que ajuda a evitar flutuações bruscas nos níveis de glicose.
Este cereal também é útil para distúrbios do sistema nervoso e patologias dermatológicas. As substâncias presentes na planta suprimem a atividade das células cancerígenas.
Para fazer vinho
O cereal é utilizado no preparo de uma bebida especial chamada baijiu ou vinho quente. Isto é considerado uma espécie de referência ao costume de beber o líquido quente. Pelas suas características, este produto lembra a vodka russa. A quantidade de etanol em sua composição chega a 40-60%.
O próprio nome deste produto se traduz como “suco de cinco grãos”. Isso se deve ao fato de que, além do kaoliang, são utilizados para sua produção milho, trigo, nomi e arroz. Durante séculos, os chineses melhoraram o sabor desta bebida. Como resultado, destilação múltipla, aromatização e filtração passaram a ser utilizadas para a produção.
O processo de produção é semelhante a outras receitas de produção de bebidas alcoólicas. Os grãos de kaoliang devem ser compactados firmemente em um recipiente especial e adicionado o starter, iniciando-se o processo de fermentação. Após 15-16 dias de fermentação, o mosto precisa ser destilado.
Inicialmente, a bebida mal purificada incluía uma grande quantidade de óleos fúsel. É por isso que foi aquecido antes do uso. Para fazer isso, o baijiu foi colocado em um recipiente de cobre com gargalo estreito e colocado sobre brasas. Isso permitiu que impurezas prejudiciais evaporassem. Ao mesmo tempo, o próprio álcool permaneceu no recipiente e foi gradualmente purificado. Hoje, o baijiu passa por uma limpeza de alta qualidade durante a produção. Portanto, não precisa ser aquecido antes do uso.
Para vodca
Gaoliang tem sido usado há muitos anos para fazer Vodka Maotai. Este produto tem uma resistência de 42 graus e é envelhecido por no mínimo 3 anos. Seu nome vem de uma cidade na província de Guizhou - é aqui que este produto é feito. O segredo de fazer esta vodka na China é transmitido de geração em geração. Isto é devido às suas propriedades únicas. Este produto não queima as mucosas e não causa ressaca.
Hoje Maotai é considerado o símbolo nacional da China. É feito com matérias-primas de alta qualidade. Para preparar esta bebida, são utilizadas apenas sementes selecionadas de kaoliang. O iniciador da fermentação é feito de trigo e a água é obtida de fontes locais. Durante a fabricação, o produto passa por 8 etapas de destilação, que se alternam com a fermentação. Cada período dura pelo menos 1 mês. O produto acabado deve ser envelhecido por 3 anos. Só depois disso é que ele estará à venda.
Gaoliang é uma planta pouco exigente, considerada um tipo de sorgo.Esta cultura é altamente produtiva e traz grandes benefícios à saúde. É por isso que está se tornando cada vez mais popular.