Descrição e características da variedade de mirtilo Duke, plantio e cuidados

Deliciosas e ricas em vitaminas, as amoras eram antes uma fruta rara, encontrada apenas na floresta. Graças ao trabalho dos criadores, o arbusto pode ser plantado no jardim. Um dos melhores tipos é o mirtilo Duke. A planta é alta, famosa por sua incrível produtividade e resistência às baixas temperaturas do ar. Para cultivar um arbusto com sucesso, você precisa se familiarizar com todos os recursos de tecnologia de plantio, cuidado e propagação.


Descrição e características dos mirtilos Duke

O arbusto alto tem um período de maturação meio precoce e permite uma colheita decente, em regra os primeiros mirtilos podem ser consumidos no segundo ano após o plantio. As amoras têm um rizoma fibroso e formam até 5 brotos por temporada. A altura e a circunferência são de cerca de 2 metros. Os arbustos são eretos, esqueléticos e ficam marrons ao sol.

Geralmente existem poucos ramos, por isso os frutos são bem aquecidos pelos raios ultravioleta. São finos, com curvatura, via de regra, à medida que o arbusto cresce vai ficando bastante denso. As folhas são ovais, com até 8 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura, com caules curtos.

De acordo com a descrição do mirtilo Duke, no outono adquire uma tonalidade vermelha e é coletado em cachos de até 10 pedaços em formato de sino de 1 centímetro de largura. Os mirtilos requerem polinização por insetos para garantir uma colheita decente. O procedimento aumenta o tamanho dos bagos, estimula o seu rápido amadurecimento e garante um formato simétrico do fruto.

 

Os mirtilos são grandes, de formato redondo, com tamanho de 20 x 12 milímetros e não uniformes. O peso chega a 2 gramas. A pele é azulada, com tonalidade azulada, lisa. Contém muitas sementes, o sabor é doce com uma acidez picante. De acordo com avaliações de jardineiros experientes, a variedade de mirtilo Duke é uma planta econômica.

História de cultivo

A variedade de mirtilo Duke foi cultivada seletivamente pela primeira vez na América por volta do final do século XX. E no início dos anos 80, a baga tornou-se disponível para a maioria dos jardineiros. Na natureza, os frutos de mirtilo aparecem após 15 anos e as variedades de jardim produzem frutos no segundo ano.

Duque de Mirtilo

Lados positivos e negativos

A baga tem uma série de vantagens e desvantagens com as quais você deve se familiarizar antes do plantio.

prós Desvantagens
Amadurece rapidamente

 

 

Requer uma composição especial do solo e certa umidade
Os frutos são grandes
O sabor é ricamente doce
Alto rendimento
Fácil de transportar
Variedade resistente à geada
O arbusto raramente fica exposto a doenças e pragas
Não requer cuidados especiais

Características de cultivo

O arbusto pode ser cultivado sem problemas nas regiões norte dos países da antiga União Soviética, onde as temperaturas caem para -40 graus. Os mirtilos também crescem bem em latitudes médias. Eles adoram umidade e precisam de muita água para manter todo o sistema radicular úmido.

cachos de frutas vermelhas

Seleção do local

O arbusto é plantado em áreas iluminadas e aquecidas pelo sol. Também cria raízes na sombra parcial, mas com pouca luz os frutos não serão tão doces. A variedade crescerá à sombra, mas não dará colheita, pois necessita de luz suficiente para se formar. É aconselhável plantar arbustos ao longo da cerca. Amoras não devem ser plantadas em áreas onde são cultivados vegetais. As áreas onde as culturas de gramíneas crescem há muitos anos e onde não foram utilizados fertilizantes orgânicos são as mais adequadas.

Solos arenosos leves, franco-arenosos e ácidos são adequados para esta variedade de mirtilo. As raízes estão localizadas na camada superficial com 20 centímetros de profundidade. Vale a pena escolher um local onde a água subterrânea flua a uma distância de 60 centímetros do solo.

Seleção de mudas

Mudas de 2 a 3 anos são mais adequadas para cultivo. Você deve comprar mudas de mirtilo apenas no mercado ou em lojas especializadas, onde é feito um controle rigoroso e você pode obter recomendações profissionais. Antes de comprar, inspecione cuidadosamente as mudas. Deveria ser assim:

arbusto de frutas

  • galhos flexíveis e não secos;
  • não há manchas na casca e nas folhas, servem como sinal de doença;
  • o pedaço de solo deve ser completo, trançado com raízes finas.

O material de plantio é vendido em recipientes de turfa. Não é aconselhável comprá-lo com a raiz nua, pois pode não criar raízes.

Datas de desembarque

É aconselhável plantar mirtilos na primavera ou setembro. Em novembro, é melhor guardar as mudas em vasilhames e adiar o plantio até a primavera para que as mudas tenham tempo de criar raízes. As medidas devem ser realizadas após medir o pH do solo nas linhas planejadas e entre elas. Monitore o indicador regularmente.

Como plantar mirtilos corretamente

Os brotos são plantados desta forma:

  • método cluster - são cavados buracos com 40 centímetros de profundidade e 80 centímetros de diâmetro, a uma distância de 1,5 metros um do outro;
  • método de trincheira - se houver muitas mudas, é melhor plantá-las em trincheiras de 50 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade, deixando 2 a 3 metros entre linhas.

Coloque as linhas de norte a sul.

ramos abundantes

Recomendações para cuidar de mirtilos

Os arbustos darão frutos abundantes se você lhes proporcionar condições confortáveis. É necessário fornecer irrigação, fertilização suficientes, poda oportuna e preparação para o inverno. Além disso, é necessário afrouxar o solo a tempo, remover ervas daninhas entre os canteiros e remover ervas daninhas.

Regras de rega

Regue as plantas com água de baixa acidez. O solo deve estar molhado até que o sistema radicular se desenvolva. Para plantações grandes, a irrigação por gotejamento é ideal - elas são instaladas a uma distância de 20 a 25 centímetros. A umidade excessiva acarreta falta de ar - as raízes sofrem e estão sujeitas a ataques de fungos.

flores em bagas

Fertilizantes necessários

É aconselhável alimentar a planta no início do período vegetativo em 50%, em 2 doses antes da floração e durante o período de floração.

  1. Nos plantios industriais, é necessário calcular corretamente a proporção dos componentes do complexo NPK, levando em consideração sua concentração no solo. Fertilizantes contendo cloro são indesejáveis.
  2. Quando se trata de matéria orgânica, dê preferência a excrementos frescos de verbasco, cabra ou pássaro – não. Você pode usar estrume maduro demais.
  3. A ênfase está no nitrogênio, o nitrato de amônio é excelente para o solo, com acidez de 4,0-4,5.
  4. Em solo ácido é melhor usar uréia e sulfato de amônio. Suas propriedades acidificantes são mais fracas.
  5. Das espécies secas, dê preferência aos suplementos minerais complexos: Florovit, Agrecol. São pré-misturados com solo para garantir uma rega completa.

Não aplique nitrogênio após a frutificação - isso aumenta o nível de crescimento dos brotos e reduz a robustez do inverno.

medicamento Florovit

Formação de arbusto

Os arbustos são podados nos primeiros 3 anos. Quando a planta se espalha, pode-se fazer uma poda formativa.

  1. No início de março, remova o crescimento cego do cone verde, engrossando a planta e os galhos mais baixos.
  2. Dos grandes arbustos anuais, deixe os 5 mais fortes e corte o resto. Devido a essa poda, forma-se um arbusto vertical e extenso.
  3. Plantas com mais de 8 anos que produzem colheita fraca e frutos pequenos são submetidas a podas anti-envelhecimento. Até 20% dos ramos antigos são totalmente extirpados, estimulando o desenvolvimento de novos.

Vale considerar que poda excessiva pode levar à redução do número de frutos.

Preparando-se para o inverno

Em invernos com pouca neve, os arbustos jovens podem congelar. É aconselhável aplicar cobertura morta no final ou meados do outono. O abrigo é feito desta forma:

  • antes das geadas, cubra a zona radicular em um raio de 0,5 metros usando turfa e agulhas de pinheiro;
  • Instale arcos de arame próximos aos arbustos, dobre os galhos até eles e prenda-os com barbante;
  • Antes da geada, cubra o arbusto com estopa ou fibra agronômica, coloque ramos de abeto por cima, eles protegerão os mirtilos das lebres.

A partir de meados de março - remova o isolamento, corte os galhos congelados.

abrigo de inverno

Prevenção de doenças e pragas

Com os devidos cuidados e plantio, a planta tem menos probabilidade de ser afetada por pragas. Para destruir patologias fúngicas, o tratamento com fungicida é usado no início da primavera.

Propagação de mirtilo

Os arbustos de mirtilo em viveiros são propagados por sementes, mas essas mudas produzem uma colheita após 8 anos. A maneira mais conveniente são cortes e camadas. As bagas são plantadas no local após a formação do sistema radicular em 2 a 3 anos.

arbusto formado

Colheita e armazenamento

Os mirtilos devem ser colhidos e armazenados manual ou mecanicamente. Para manter a fruta fresca por 2 semanas, é importante não danificar a casca fina. Para conservar a colheita por muito tempo, ela pode ser seca, congelada e processada para os preparativos de inverno. A geléia de mirtilo aumenta as propriedades protetoras do corpo, enriquece-o com nutrientes e aquece no frio.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim