As variedades de maçãs de inverno são mais valorizadas do que as variedades de verão devido à longa vida útil da fruta. Um desses híbridos é a variedade de macieira Zhigulevskoye. Zhigulevskoe se distingue por uma série de vantagens que atraem os jardineiros a plantar esta variedade específica. A árvore é despretensiosa no cuidado e distingue-se pela frutificação abundante de agosto aos últimos dias de setembro.
- Descrição e características da macieira Zhigulevskoe
- Altura da árvore
- Largura da copa da variedade
- Avaliação de degustação
- Autofertilidade
- Sistema radicular
- Resistência do inverno
- Início da frutificação
- Produtividade
- Regras para escolha de mudas no momento da compra
- Como plantar uma árvore
- Hora de embarcar
- Selecionando um local
- Preparação de mudas
- Processo de plantio
- Cuidado de árvore
- Regras de alimentação
- Primavera
- Florescer
- Derramando frutas
- Características de rega
- Formação da coroa
- Processamento de árvore
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da macieira Zhigulevskoe
Em primeiro lugar, ao escolher uma variedade, preste atenção às características da árvore como:
- altura da árvore e largura da copa;
- qualidades gustativas das frutas;
- sistema radicular;
- robustez do inverno;
- período de frutificação;
- produtividade.
Todos esses indicadores devem ser estudados cuidadosamente antes de comprar uma muda de macieira Zhigulevskoe.
Altura da árvore
A macieira Zhigulevskoe é uma árvore de tamanho médio. O tronco principal atinge 3 m de altura e, para regular a altura da árvore, é podado todos os anos.
Largura da copa da variedade
A copa da macieira é redonda, ligeiramente espessada. Os ramos são esparsos e crescem para cima. A coroa é visível no tronco. Árvores com copa pouco densa requerem menos tempo de cuidado, pois mesmo os galhos menores recebem luz solar devido à baixa densidade.
Avaliação de degustação
As maçãs desta variedade distinguem-se pelas elevadas qualidades gustativas da fruta. Devido ao seu alto teor de líquidos, as frutas são adequadas para a alimentação dietética.
A polpa é de grão grosso, suculenta e doce, com agradável acidez. A casca é densa, de cor vermelha intensa com manchas verdes. A polpa é de cor cremosa.
Autofertilidade
A macieira Zhigulevskoe é uma variedade autofértil, portanto a árvore requer polinização adicional para o aparecimento dos ovários. Outras variedades de macieiras são plantadas no jardim próximo à árvore. As melhores variedades polinizadoras incluem:
- Anis Cinza.
- Spartak híbrido.
- Antonovka.
A polinização será bem-sucedida se a distância entre as árvores não for superior a 5 m.
Sistema radicular
O rizoma do híbrido Zhigulevskoe é bem desenvolvido, mas não tolera excesso de umidade. Por isso, não é recomendado o cultivo de mudas próximas a acúmulos de água na primavera.
Resistência do inverno
A resistência às geadas de inverno da variedade Zhigulevskoye é média. A árvore não tolera oscilações constantes de temperatura e geadas severas no inverno.
Início da frutificação
Após o plantio da muda em local permanente, a macieira começa a frutificar 3 a 4 anos após o plantio. O início da frutificação depende de vários motivos, que incluem:
- variedade de porta-enxerto;
- cuidado de macieiras;
- condições climáticas.
Quanto mais rápido a macieira começar a dar frutos, mais curto será todo o período de frutificação.
Produtividade
A macieira Zhigulevskoe é caracterizada pela alta produtividade. Até 250 kg de frutos são colhidos de uma árvore madura. A frutificação em alto nível ocorre anualmente. As macieiras velhas apresentam quebras, mas não mais de um ano.
Regras para escolha de mudas no momento da compra
Em primeiro lugar, é dada atenção ao sistema raiz. As raízes não devem estar danificadas ou secas. Além disso, as raízes não devem ficar expostas. As mudas são vendidas no solo ou em sacos especiais. A muda deve ser enxertada e o caule não deve ser danificado.
Como plantar uma árvore
O plantio de uma muda de macieira consiste em várias etapas sucessivas que requerem muito tempo. Afinal, a produtividade e a saúde futuras da macieira dependem de quão correto for o plantio.
Hora de embarcar
As macieiras são plantadas na primavera e no outono. Na primavera, as mudas terão tempo de criar raízes antes do início do frio. As datas de plantio dependem da região de cultivo. A macieira é plantada desde os últimos dias de abril até os primeiros dias de maio. No outono, as macieiras são plantadas no início de outubro. A vantagem do plantio de outono é que a macieira se acostuma com o novo local durante o inverno e começa a crescer ativamente na primavera.
Selecionando um local
A macieira Zhigulevskoye prefere crescer em áreas abertas e ensolaradas ou em locais com leve sombra.Não é recomendado plantar mudas à sombra. Eles crescem mal à sombra e a produção diminui.
Preparação de mudas
Um dia antes de plantar a árvore no solo, o rizoma é embebido no preparado “Kornevin” diluído em água. Outros estimulantes de crescimento para culturas agrícolas também são utilizados. Antes do plantio, as raízes são mergulhadas em argila diluída em água e então inicia-se o plantio. É importante lembrar que o rizoma não deve secar. Portanto, as raízes são regularmente umedecidas com água morna.
Processo de plantio
Etapas de plantio de mudas:
- Um mês antes do plantio da macieira, é cavado um buraco no solo. Profundidade não inferior a 80 cm, largura não inferior a 1 m.
- A drenagem é feita no fundo do buraco cavado.
- Em seguida, uma estaca alta e forte é cravada no centro do buraco.
- A camada superior do solo é misturada com 4 kg de esterco, 1 kg de cinza de madeira e 1 kg de nitroammofosfato.
- Parte do fertilizante resultante é despejada no fundo do buraco, a segunda parte fica.
- A macieira é colocada em um buraco e as raízes são cuidadosamente esticadas e depois borrifadas com terra.
- Depois que o rizoma estiver coberto com terra, despeje a segunda parte do fertilizante e preencha o buraco com terra.
- O solo próximo ao tronco é compactado e a muda amarrada a uma estaca.
Se forem plantadas várias plantas nas proximidades, deixe uma distância de pelo menos 2,5 m entre elas.
Cuidado de árvore
Muitos jardineiros negligenciam os cuidados com as árvores. Muitos residentes de verão limitam-se simplesmente a regar as árvores ocasionalmente. Mas, além disso, é importante fertilizar regularmente o solo, soltar o solo e aparar a copa. Todas estas medidas aumentarão a produtividade, bem como a resistência da macieira a doenças e insetos.
Regras de alimentação
Na primavera, é aplicada a primeira fertilização. É adicionada matéria orgânica, bem como suplementos minerais.No mínimo, os fertilizantes são aplicados no solo 2 a 4 vezes. Mas se macieiras não crescem bem, então a quantidade de fertilizante aplicada, bem como a frequência, aumenta.
Primavera
Com o início da primavera, são aplicados fertilizantes ricos em nitrogênio. O nitrogênio tem um efeito positivo no crescimento dos botões e na formação dos ovários. Os seguintes fertilizantes são adequados:
- nitrato de amônio;
- húmus;
- nitroammofosca;
- uréia.
O solo é solto e misturado com fertilizante e depois regado.
Florescer
Durante a floração, são adicionados ao solo excrementos de galinha, superfosfato, verbasco ou sulfato de potássio. Qualquer fertilizante é diluído em água morna e depois as árvores são regadas. No outono, o solo é fertilizado com cinza de madeira e turfa ou esterco misturado ao solo. Poucas semanas antes do início do frio, não devem ser aplicados fertilizantes contendo nitrogênio, pois o nitrogênio ativa o crescimento e, no outono, a fertilização deve ter como objetivo preparar a macieira para o frio.
Derramando frutas
Também é importante fertilizar durante o enchimento dos frutos. As seguintes soluções são adicionadas ao solo:
- Despeje 10 baldes de água morna em um barril e adicione 15 g de humato de sódio e 550 g de nitrophoska. Em seguida, misture bem os fertilizantes até que se dissolvam na água. 2-3 baldes de fertilizante são colocados em uma árvore.
- Encha o barril com água morna e adicione grama verde. Cubra o barril com filme plástico e faça um pequeno furo nele. Após 30 dias, o fertilizante está pronto e as macieiras são regadas com ele.
Graças à fertilização, as maçãs ficam grandes e doces.
Características de rega
As macieiras não precisam de muita água, exceto as mudas jovens. As mudas são regadas várias vezes por semana. As árvores maduras são regadas 4 vezes por temporada. A primeira vez depois que a neve derreteu. A segunda vez - durante a formação dos rins. Depois, durante a frutificação.E a última vez - antes do início do frio.
Formação da coroa
Na primavera é realizada a poda formativa e cortados os ramos jovens. Devido à sua baixa densidade, a macieira não necessita de podas sérias. No outono, os galhos secos e quebrados são aparados. Para podar, use apenas tesouras afiadas ou podadores de jardim. Após a poda, as áreas cortadas devem ser desinfetadas.
Processamento de árvore
As árvores são tratadas com o preparado “Jardim Saudável” contra sarna e outras doenças fúngicas. Com o início do outono, os troncos dos ratos são tratados com óleo diesel e o tronco é envolto em um pano embebido em óleo diesel. Na primavera, troncos e galhos são branqueados com solução de cal ou tinta especial para jardim.
Colheita e armazenamento
Colha imediatamente após as maçãs vermelhas começarem a aparecer. Não se deve esperar até que os frutos comecem a cair, para não colher maçãs com vermes. Armazene a colheita em um local fresco, onde a luz solar intensa não penetre, a uma temperatura não superior a +15 graus. A safra colhida é armazenada até o outono. Mas as maçãs não duram muito, por isso é recomendável consumi-las o mais rápido possível.