Foram identificados vários fatores que afetam o crescimento, a floração e a frutificação das macieiras. Antes de perguntar: por que a macieira não cresce, é preciso estudar as características da variedade plantada. Se uma muda de dois anos de inverno for plantada, ela só começará a dar frutos depois de 7 a 8 anos. As plantas de verão começam a encantar os veranistas com seus frutos um pouco mais cedo - do 5º ao 6º ano. E árvores colunares - pelo 2-3º ano. Se a macieira foi plantada sobre um porta-enxerto anão, ela produzirá uma colheita após 2 anos.
- Principais causas do fraco crescimento
- A árvore está plantada muito fundo no solo
- Posição vertical dos galhos
- Ausência de qualquer elemento
- Potássio
- Glândula
- Zinco
- Excesso ou deficiência de um oligoelemento
- Azoto
- Fósforo
- Infestação de insetos e doenças de árvores
- Em que solo as macieiras crescem mal?
- Em solo pútrido
- Para turfa
- Por que as macieiras não crescem?
- Depois de aparar
- Em um porta-enxerto anão
- Em altura
- Causas do fraco crescimento de mudas de macieira
- Primeiro ano
- Segundo ano
- Terceiro ano
- O que fazer para restaurar o crescimento
Principais causas do fraco crescimento
Existem outras razões para o lento crescimento da árvore. Entre eles:
- a variedade não é adequada às condições climáticas;
- a muda foi plantada incorretamente;
- o processo de formação da coroa foi interrompido;
- o solo não é adequado para o cultivo de macieira;
- há deficiência ou excesso de nutrientes no solo;
- a água subterrânea é alta;
- a planta não recebeu os cuidados necessários.
A árvore está plantada muito fundo no solo
Esta é uma das principais razões para o fraco crescimento das árvores. O colo da raiz deve ficar posicionado ligeiramente acima do solo. Caso contrário, a casca começará a apodrecer devido ao fato do tronco não estar adaptado para ficar no solo. Se houver esse problema, a planta não formará botões ou frutos.
Posição vertical dos galhos
Basicamente, a macieira começa a dar frutos nos galhos horizontais. Se o residente de verão tiver formado a copa incorretamente, os galhos tenderão para o topo. Para corrigir essa situação, é necessário pendurar um peso na ponta do galho.
Ausência de qualquer elemento
O processo de desenvolvimento das árvores é afetado pela deficiência de nutrientes. Isto é especialmente verdadeiro para potássio, ferro e zinco.
Potássio
A deficiência de potássio pode ser reconhecida pela palidez das folhas. Ao mesmo tempo, sua cor torna-se opaca, verde-azulada. Então a folhagem começa a enrolar e enrugar. Gradualmente a folhagem fica amarela e adquire uma tonalidade vermelho-púrpura.
Glândula
A deficiência de ferro pode se manifestar como falta de botões e amarelecimento da folhagem.Para eliminar o problema, recomenda-se enterrar várias coisas enferrujadas debaixo da árvore e borrifar o tronco com uma solução de sulfato de ferro a 0,1%.
Zinco
A deficiência de zinco é observada principalmente quando a muda é plantada em solo preto com alto teor de compostos de fósforo. Você pode reconhecer o problema pelas folhas pequenas, crescimento lento dos galhos e maçãs pequenas. Aos poucos, os frutos começam a mudar de sabor, os galhos secam e as folhas ficam brancas na região das nervuras.
Excesso ou deficiência de um oligoelemento
Não só a deficiência de um nutriente ou microelemento pode afetar o crescimento de uma árvore, mas também o seu excesso.
Azoto
Um excesso de compostos de nitrogênio pode ser detectado se a folhagem da planta adquirir uma tonalidade verde escura, os ramos se distinguem pelo crescimento ativo, mas com uma estrutura suavizada. Ao mesmo tempo, existem poucas flores na planta.
A deficiência de nitrogênio pode ser reconhecida pela fraca ramificação da planta. Os rebentos ficam curtos e as maçãs ficam pequenas. As folhas novas são pequenas e possuem pecíolos em ângulo agudo em relação ao galho.
Fósforo
Com pequena quantidade de compostos de fósforo no solo, os brotos são caracterizados por crescimento lento e curvatura. As folhas adquirem uma cor verde escura opaca com um tom avermelhado e roxo.
Com excesso de fósforo, observa-se o aparecimento de pequenas folhagens. Neste caso, as folhas enrolam-se e ficam cobertas de protuberâncias.
Infestação de insetos e doenças de árvores
O crescimento e desenvolvimento de uma macieira podem ser afetados negativamente por danos à árvore causados por pragas ou doenças. Vale a pena considerar que a árvore deve ser inspecionada regularmente quanto à presença de sua atividade vital.
Em que solo as macieiras crescem mal?
Em alguns casos, o crescimento lento de uma macieira é afetado pelo solo. Portanto, quando tal problema ocorre, é necessário saber que tipo de solo está localizado no local.As macieiras não crescem bem em arenitos, margas arenosas e margas. Isto é devido a uma deficiência de nutrientes neles.
Em solo pútrido
Quando uma planta é plantada em solo putrefativo, ela fica mais suscetível a doenças e piora. Isso se deve ao fato de que tal solo não permite o fluxo total de oxigênio para as raízes. Além disso, não contém a quantidade necessária de nutrientes e forma-se estagnação da água.
Para turfa
O solo turfoso se distingue pelo fato de desenvolver deficiência de cobre, potássio, compostos de fósforo e magnésio. A turfa também é altamente ácida, razão pela qual as macieiras não conseguem se desenvolver totalmente nela.
Por que as macieiras não crescem?
As macieiras podem ser caracterizadas por crescimento lento em outros casos. Às vezes eles param de crescer após a poda.
Depois de aparar
Ao realizar podas duras que envolvam vários ramos esqueléticos, a macieira precisará de tempo para se recuperar, o que causará atraso no crescimento. Você pode lidar com essa situação alimentando a planta com fertilizantes complexos.
Em um porta-enxerto anão
As macieiras anãs podem parar de crescer por qualquer um dos motivos apresentados acima. Isso se deve ao fato de necessitarem dos mesmos cuidados que as plantas altas. A principal razão para o mau desenvolvimento dessas árvores é que elas são plantadas em solo inadequado.
As árvores anãs se distinguem pelo fato de seu sistema radicular não penetrar muito profundamente no solo e ser capaz de extrair nutrientes apenas de suas camadas superiores.
Em altura
Se uma macieira colunar não cresce em altura, é preciso prestar atenção na área onde ela está plantada. Se estiver com corrente de ar, na sombra, a planta se desenvolverá mal.Além disso, a macieira crescerá lentamente se uma muda danificada for usada para o plantio.
Causas do fraco crescimento de mudas de macieira
Ao comprar mudas, é necessário perguntar ao vendedor de onde elas foram fornecidas. Para o cultivo é necessário levar mudas que foram cultivadas na região onde está previsto o plantio. Neste caso, a planta será resistente às condições climáticas regionais.
A melhor opção é comprar uma muda de 1 a 3 anos. Neste caso, a planta deve ter raízes bem desenvolvidas.
Primeiro ano
Se a muda não crescer no primeiro ano, é necessário verificar se alguma macieira cresceu anteriormente neste local e morreu. Se houver outras plantações maduras nas proximidades, elas devem ser liberadas de galhos secos e cascas velhas e depois embranquecidas. Após o plantio das mudas, seus troncos também devem ser branqueados.
Segundo ano
Quando o plantio não cresce pelo segundo ano, é necessário verificar o solo do local. Deve ser dada especial atenção à profundidade das águas subterrâneas. Outro motivo é a árvore ser danificada por doenças ou pragas.
Terceiro ano
Quando uma macieira não cresce nem no terceiro ano após o plantio, significa que o solo ou as condições climáticas não são adequados para ela. Esta situação também pode surgir se houver restos de uma árvore velha no solo.
O que fazer para restaurar o crescimento
O que fazer se o plantio parar de crescer? Em primeiro lugar, é necessário descobrir o fator que influencia a desaceleração do seu crescimento. Em seguida, o residente de verão precisa eliminá-lo. Vale considerar que após eliminar a causa do lento crescimento da planta, ela precisará de tempo para se recuperar.