Os iniciantes que estão planejando cultivar um pomar são aconselhados a selecionar cuidadosamente as variedades. Atenção deve ser dada à macieira Jubileu, que apresenta muitas vantagens. Com um mínimo de cuidado, a árvore certamente irá deliciar-se com uma colheita de frutas suculentas e saborosas.
- História do desenvolvimento de variedades
- Vantagens e desvantagens
- Características externas da árvore
- Altura do tronco
- Tamanho da coroa
- Características do sistema radicular
- Descrição técnica
- Resistência a baixas temperaturas
- Resistência a doenças
- Em que áreas o pouso é possível?
- Rendimento da colheita Yubiler
- Início da frutificação
- Variedades polinizadoras e floração
- Amadurecimento e colheita de maçã
- Sabor e uso de frutas
- Características de plantio no local
- Preparando a muda e local de plantio
- Requisitos para composição do solo e tamanho do buraco
- Tecnologia de pouso
- Como cuidar adequadamente de árvores jovens e maduras
- Regularidade da irrigação de verão
- Cobertura
- Formação da coroa
- Tratamento contra insetos e infecções
- Preparando-se para o inverno
História do desenvolvimento de variedades
A variedade tem quase quatro décadas. A macieira Jubileu foi cultivada pelo Instituto de Pesquisa Russo, especializado em frutas. A variedade foi obtida pelo cruzamento de Golden Delicious e Floribunda. Graças às suas muitas qualidades positivas, rapidamente ganhou popularidade entre jardineiros amadores e profissionais.
Vantagens e desvantagens
O Jubileu tem muitas vantagens sobre outras variedades, mas também apresenta uma série de desvantagens. As vantagens incluem:
- qualidades gustativas das frutas;
- taxa de crescimento;
- resistência à geada, calor, doenças.
As desvantagens incluem a curta vida útil dos frutos (não mais que um mês, mesmo em condições frias), um longo período desde o plantio até a frutificação plena (até sete anos).
Características externas da árvore
Antes de adquirir uma muda, é recomendável estudar as características externas da macieira Jubileu. Existem poucas diferenças especiais em relação às outras variedades, mas é melhor familiarizar-se com elas com antecedência, pois isso facilitará o cuidado.
Altura do tronco
O herói do dia tem estatura média. A altura de uma árvore adulta não ultrapassa 5 m, o que é conveniente para a colheita.
Tamanho da coroa
A coroa é esparsa e de formato arredondado. O diâmetro não ultrapassa os 4 M. Os ramos são ligeiramente curvos e localizados horizontalmente à superfície da terra. Recomenda-se formar uma copa já no ano seguinte ao plantio.
Características do sistema radicular
O sistema raiz é compacto. Isso permite que você cultive outras frutas - árvores ou arbustos - perto da macieira Jubileu.
Descrição técnica
Além da aparência, também é recomendável se familiarizar com a descrição técnica - resistência, resistência a doenças. Isso evitará erros indesejados.
Resistência a baixas temperaturas
A macieira aumentou a resistência à geada. A árvore pode tolerar facilmente temperaturas de 25 graus negativos.
Em temperaturas mais baixas, é melhor prevenir e cobrir o tronco da árvore com uma camada de cobertura morta.
Resistência a doenças
Mesmo em verões frios com chuvas frequentes, a árvore não é afetada pela sarna. A macieira Jubileu também se distingue pela maior resistência a outras doenças das fruteiras - oídio e podridão, embora seja melhor não descurar os tratamentos preventivos.
Em que áreas o pouso é possível?
A resistência às difíceis condições climáticas é inerente ao herói da época no nível genético. Graças a isso, o cultivo de macieiras é recomendado em diversas regiões do país, inclusive no Noroeste.
Rendimento da colheita Yubiler
Devido ao seu bom rendimento, a variedade é cultivada em jardins privados e em grandes plantações de empreendimentos hortícolas.
Início da frutificação
O Jubileu começa a frutificar ativamente apenas no 7º ao 8º ano após o plantio. Os frutos individuais podem ser colhidos muito mais cedo - 3-5 anos após o plantio.
Variedades polinizadoras e floração
Para obter uma colheita, será necessário plantar polinizadores. Não haverá dificuldades particulares com a polinização, recomenda-se plantar nas proximidades quaisquer variedades que amadureçam no verão.
A macieira Jubileu floresce no meio da primavera. Nas regiões frias, os primeiros botões podem florescer muito mais tarde.
Amadurecimento e colheita de maçã
Os frutos da macieira Jubileu amadurecem em setembro. Nas regiões quentes, a variedade começa a amadurecer muito mais cedo - em meados de agosto.
Sabor e uso de frutas
Os frutos maduros apresentam casca fina, de tonalidade verde-amarelada, ao longo da qual apresentam estrias marrons. A polpa é suculenta, agridoce e de grão fino. As maçãs Jubilee são universais - usadas no preparo de conservas, sobremesas e consumo in natura..
Características de plantio no local
Antes de plantar uma muda, é melhor estudar cuidadosamente os requisitos básicos da variedade para a composição do solo e local de plantio. A tecnologia pouco difere do plantio de outras fruteiras.
Preparando a muda e local de plantio
Recomenda-se plantar mudas na primavera, logo após o derretimento da neve, e no outono - antes de geadas persistentes. Antes de plantar, mergulhe as raízes do Jubileu em um purê de argila (até 1 kg de argila por balde de água).
Escolha um local aconchegante para a macieira, sem acesso a correntes de ar. A luz solar direta não prejudica a árvore, por isso é melhor colocar a muda em local ensolarado.
Requisitos para composição do solo e tamanho do buraco
O solo preferido para a variedade é argiloso leve. Na hora de plantar prepare a cova com antecedência e acrescente:
- areia;
- composto;
- turfa;
- um pouco de argila;
- solo do jardim.
É melhor não adicionar fertilizantes nitrogenados, mas a planta certamente vai gostar de superfosfato (não mais que 10 g por cova). As dimensões do buraco para a muda são determinadas individualmente - o diâmetro deve ser 10-15 cm maior que a circunferência das raízes.
Tecnologia de pouso
Antes de plantar, despeje um monte baixo da mistura de solo preparada no buraco. Coloque as raízes confortavelmente, cubra-as, compacte-as com a palma da mão. Certifique-se de regar - pelo menos um balde por planta. Recomenda-se amarrar imediatamente a muda a um suporte - isso a protegerá de rajadas de vento.
Como cuidar adequadamente de árvores jovens e maduras
Cuidar do Jubileu não causará dificuldades mesmo para os jardineiros novatos. Os processos que deverão ser realizados não diferem do cuidado de outras fruteiras.
Regularidade da irrigação de verão
Durante o verão, principalmente se o tempo não estiver chuvoso, será necessário umedecer o solo. Uma árvore adulta precisará de até 3 baldes de água e uma planta jovem precisará de pelo menos um balde.
Cobertura
A fertilização não é necessária, especialmente se a árvore crescer em solos ricos em nutrientes. Caso contrário, recorra à matéria orgânica - espalhe uma camada de cobertura morta (turfa, composto podre). Substâncias benéficas entrarão no solo com a chuva ou com o degelo.
Formação da coroa
A copa deve ser formada no ano seguinte após o plantio. A seguir, o procedimento anual consiste na retirada dos brotos secos ou danificados. Se necessário, remova os galhos mais grossos.
Tratamento contra insetos e infecções
Recomenda-se o uso do medicamento “Topázio” contra pragas. Vários tratamentos preventivos por temporada são suficientes para proteger a macieira do ataque de insetos.
Na primavera, contra doenças, irrigue as plantas com preparações à base de cobre. Devido ao aumento da resistência a infecções, não serão necessários tratamentos adicionais.
Preparando-se para o inverno
Nas regiões quentes não há necessidade de cobrir a árvore. Somente nas regiões norte é recomendado colocar uma camada de ramos de abeto ou palha picada no tronco da árvore. É melhor proteger as árvores jovens mesmo em condições climáticas favoráveis.
Jubileu é uma das variedades de macieira que apresenta muitas vantagens. Para não se decepcionar com a árvore, é melhor não descurar os conselhos sobre como cultivá-la e cuidar dela.A macieira certamente agradecerá pelos mínimos cuidados com uma colheita deliciosa.