Uma fonte de ferro e fibra de frutas é a maçã. Para que este produto necessário esteja à mesa durante todo o ano, é necessário escolher as variedades certas de macieiras. As variedades de maturação tardia são adequadas para armazenamento no inverno. É possível conservar na adega os frutos da macieira Tellisaare até o final de maio, início de junho, variedade de seleção popular inscrita no cadastro estadual de árvores frutíferas sob o número 9811660 em 1987.
Descrição da variedade
Os frutos Tellisaare atingem um peso de 100 a 140 g, têm formato redondo, ligeiramente achatado e assimétrico.A densa polpa branco-esverdeada fica escondida atrás de uma casca espessa e brilhante de cor limão, com manchas avermelhadas e listras avermelhadas cobrindo parte da maçã. Marcas alaranjadas que lembram ferrugem, inchaços e manchas não são uma doença, mas sim características da variedade. Grandes pontos claros sob a casca cobrem uniformemente toda a área da fruta.
Da descrição da macieira feita por jardineiros dos estados bálticos, regiões de Leningrado e Pskov, Kaliningrado, conclui-se que a variedade possui:
- alta produtividade;
- A frutificação é variável, a cada dois anos;
- A primeira colheita pode ser feita 5 anos após o plantio.
Apesar de esta macieira ser familiar aos povos do Báltico há muito tempo, as informações sobre esta variedade são bastante escassas. Existem algumas discrepâncias nas descrições. Trata-se do comprimento e espessura do pedúnculo, do peso médio das maçãs, da frutificação estável ou variável. Obviamente, isso depende das condições climáticas da área onde cresce a macieira Tellisaare.
Características de uma macieira
A macieira foi descrita pela primeira vez como variedade cultivada há pouco mais de meio século por J. Tellisaare, que deu seu nome. É difícil dizer quando a variedade foi realmente cultivada. A julgar pelas histórias de jardineiros amadores estonianos, há mais de um século maçãs desta variedade já cresciam nas margens do lago com o mesmo nome.
A história da origem da planta cultivada veio de uma muda desconhecida, possivelmente silvestre. A seleção consciente de árvores com copa densa e contornos arredondados é traçada desde a década de 1960. No início da segunda metade do século XX, a macieira era comum apenas nas repúblicas bálticas.Tendo apreciado o alto sabor das frutas de tamanho médio, a longa vida útil e os altos rendimentos, os agrônomos de muitas regiões decidiram a favor dos pomares com Tellissaare.
Estas maçãs não criaram raízes em todas as regiões. O clima temperado da Rússia central e dos estados bálticos são condições ideais para uma planta despretensiosa e de floração tardia. Estes são os prós e contras da variedade:
- a floração tardia praticamente reduz a zero a possibilidade de flores estéreis causadas por geadas noturnas;
- o amadurecimento dos frutos até o final de setembro aumenta o prazo de validade;
- colheitas abundantes e constantes encurtarão a vida da árvore;
- A macieira tem resistência média às geadas, podendo morrer em invernos rigorosos;
- infecções fúngicas e crostas em Tellisaare não são assustadoras.
A frutificação de uma macieira de médio porte é estável devido ao baixo crescimento dos ramos. Os botões dos frutos estão localizados em cachos - esta é uma característica da variedade. A avaliação da degustação mostra que o sabor da maçã de mesa é doce e azedo e o aroma é agradável e pronunciado.
A maior desvantagem do cultivo de Tellissaare nas regiões do Noroeste é sua baixa resistência à geada.
Época de floração e amadurecimento dos frutos
A macieira Tellisaare floresce no final de maio, início de junho. Os frutos amadurecem em meados de setembro, mas atingem a maturidade para o consumidor apenas no final de outubro.
As maçãs têm boa vida útil. Quando armazenada em local fresco, a colheita não perderá a apresentação até fevereiro. Se você guardar as frutas embrulhadas em papel ou em uma caixa com areia (na adega), poderá degustá-las até junho.
Doenças e pragas
Os danos ao tronco por líquenes e musgos ocorrem devido à falta de manutenção de um espaço entre as mudas, o que cria sombreamento quando as copas crescem.Doenças que afetam macieiras plantadas em áreas próximas a rios transbordantes e em áreas úmidas:
- Cladônia;
- Hipoginia;
- Parmélia;
- Dicrânio;
- Mnio
Considerando a copa bem cuidada da macieira Tellisaare, essas doenças, com a devida prevenção - caiação do tronco, têm maior probabilidade de afetar galhos escondidos por folhagem densa.
Doenças causadas por bactérias e vírus podem afetar mudas imaturas se for feita a escolha errada do material de plantio:
- O vírus da necrose do tabaco é expresso na pigmentação de parte da folha - perda de clorofila.
- Pseudomonas syringae van Hall se manifesta por rachaduras na casca.
- Proliferação de maçã, vassoura de bruxa - botões dormentes que não florescem na primavera produzem um monte de brotos finos.
Todas as doenças das árvores adultas acima podem ser tratadas ou interrompidas se o problema for percebido a tempo e as medidas apropriadas forem tomadas. É praticamente impossível salvar mudas do primeiro ano devido à transitoriedade de doenças virais e genéticas.
O oídio, danos nas folhas com manchas “enferrujadas” e enrolamento das folhas não ameaçam as árvores frutíferas Tellissaare, porque são causados por fungos, aos quais a variedade estoniana tem maior imunidade.