Durante o período de frutificação das macieiras, é provável que a colheita caia antes de amadurecer. Tendo entendido em tempo hábil porque uma macieira pode deixar cair frutos antes de amadurecerem, será possível tomar medidas para preservar a colheita. Os frutos que caem de grandes alturas ao solo são muitas vezes danificados por impactos, apodrecem e não podem ser armazenados por longos períodos devido aos defeitos resultantes.
- Causas da queda de maçãs
- Maior rendimento
- Umidade insuficiente
- Falta de nutrientes no solo
- Umidade excessiva
- Pragas de insetos
- Aumento da acidez do solo
- Polinização incorreta
- Derramamento de folhas
- Gota de ovário de fruta
- Queda de flor de maçã
- Geadas de retorno tardio
- Maturação técnica das frutas
- Medidas de preservação de frutas
- Rega oportuna
- Fertilizante e alimentação
- Controle de pragas
- Mariposa da maçã
- Pulgão
- Carrapatos
- Mariposa da maçã
- rolo de folhas
- Besouro de flor de maçã
- Desoxidação do solo
- Preservação de frutas verdes
- Escolhendo as variedades certas de maçã
- Poda oportuna
- Caiando troncos
Causas da queda de maçãs
Diante do problema da queda precoce dos frutos, é necessário entender os motivos pelos quais a árvore deixa cair maçãs. Depois de descobrir por que a colheita não permanece nos galhos até a colheita, você precisará reconsiderar os cuidados com a árvore para salvar a colheita.
Maior rendimento
Se houver uma quantidade excessiva de frutos nos galhos, a macieira não aguenta e começa a deixá-los cair sozinha. A queda ocorre por um processo de seleção natural, e os frutos que permanecem na árvore absorvem todos os componentes nutricionais e adquirem características de alto sabor.
Umidade insuficiente
Se as raízes não recebem umidade suficiente, o processo de autopreservação é ativado devido à queda prematura dos frutos. Mesmo em áreas não áridas, é necessário verificar regularmente o nível de umidade do solo e regá-lo, se necessário.
Falta de nutrientes no solo
O solo, que não está saturado com componentes nutricionais, faz com que os galhos das árvores enfraqueçam e não consigam conter frutos pesados. A necessidade de nutrientes nas fruteiras existe em todas as fases de crescimento.
Umidade excessiva
As regas frequentes e abundantes, assim como o excesso de água subterrânea, provocam o apodrecimento das raízes e a formação de bolores.
Como resultado do fluxo excessivo de líquido para as raízes, o processo de frutificação fica mais lento e parte da colheita se desintegra devido à diminuição da imunidade da planta.
Pragas de insetos
Danos às raízes ou à superfície da macieira por insetos nocivos causam queda e danos à colheita. Os insetos mastigam galhos, danificam o tronco e impedem a formação de novos brotos.
Aumento da acidez do solo
Ao plantar uma macieira é necessário levar em consideração as propriedades físicas e químicas do solo. As árvores frutíferas são capazes de tolerar uma leve acidificação do solo, mas em solos com alto nível de acidez a planta não se desenvolve totalmente. Além disso, solos carbonatados lixiviados não são adequados para esta cultura.
Polinização incorreta
Para o desenvolvimento e frutificação de algumas variedades de macieiras, é necessária a polinização das inflorescências. Para tanto, é necessário cultivar ervas com aroma pronunciado ou outras variedades de árvores próximas que atraiam insetos polinizadores.
Derramamento de folhas
A queda prematura das folhas atrapalha o processo de nutrição, enfraquece as árvores, retarda o desenvolvimento e afeta negativamente a frutificação. Nas macieiras com copas insuficientemente espessadas, os frutos caem devido à baixa imunidade e formação inadequada de ramos.
Gota de ovário de fruta
No início do verão, a queda parcial do ovário é um processo natural, pois as árvores distribuem suas forças e se livram do excesso de frutos. Se os ovários começarem a cair em momentos diferentes ou em grande número, a causa provável pode ser poda inadequada da copa, exposição à geada ou danos devido à exposição direta aos raios ultravioleta.
Queda de flor de maçã
Um pequeno número de inflorescências em uma macieira afeta diretamente a colheita futura.A queda das flores devido a condições climáticas desfavoráveis ou localização inadequada leva à queda precoce dos frutos antes de amadurecerem.
Geadas de retorno tardio
O retorno das geadas e as mudanças repentinas no clima afetam negativamente o desenvolvimento das árvores frutíferas. Frutos e galhos de macieiras congelados perdem sua imunidade, resultando no fracasso da colheita.
Maturação técnica das frutas
A maturação técnica das maçãs sugere que elas ganharam a massa necessária e parecem prontas para serem colhidas por fora, mas não estão totalmente maduras por dentro. Em algumas variedades de árvores, os frutos tecnicamente maduros caem devido ao seu grande peso.
Medidas de preservação de frutas
Se surgir a dúvida sobre o que fazer para preservar a qualidade e quantidade da colheita, será necessário tomar um conjunto de medidas de proteção. É necessário levar em consideração a causa da queda dos frutos, o estado atual das plantações e as condições ambientais.
Rega oportuna
Para o crescimento ativo e o bom desenvolvimento das árvores, basta regar três vezes ao dia. O solo deve ser umedecido a uma profundidade superior a 80 cm, a rega inicial é realizada no final da primavera antes do início da floração, a seguinte - no final de junho quando se formam os ovários e a final - antes do início da primeira geada. No tempo seco, é necessária rega adicional durante o período de maturação intensiva dos frutos, bem como durante um longo outono, para que as macieiras não fiquem desidratadas durante o inverno.
Fertilizante e alimentação
A aplicação de fertilizantes e adubações é um pré-requisito para que as macieiras dêem frutos. Para evitar a queda precoce dos frutos, as seguintes regras devem ser levadas em consideração:
- A primeira alimentação é realizada na primavera. Durante este período, fertilizantes nitrogenados são aplicados sob as raízes das plantas, que ativam o período de crescimento.
- Durante a floração, substâncias aromatizantes são adicionadas de forma diluída. Em tempo chuvoso, devem ser utilizados produtos secos.
- Após a floração, é necessário tratamento com nitrophoska ou fertilizantes orgânicos. Cerca de 3 baldes de fertilizante são aplicados em cada muda.
Controle de pragas
Os insetos nocivos não só levam à queda prematura dos frutos, mas também afetam o tronco, as raízes e a folhagem das mudas. Para destruir e repelir vários tipos de insetos, são necessários métodos individuais de controle.
Mariposa da maçã
A praga mais comum macieira é uma mariposa. Externamente semelhantes às borboletas, as pragas roem a polpa das frutas e se instalam dentro delas. Devido aos efeitos da mariposa, as maçãs caem e começam a apodrecer à medida que os insetos permanecem no interior e continuam a destruir a polpa. Para eliminar a mariposa, é necessário pulverizar as plantas com compostos organofosforados, feromônios, neonicotinóides e outros medicamentos da categoria inseticida.
Pulgão
Quando diferentes tipos de pulgões infectam uma macieira, eles sugam o suco das folhas, roem os brotos e deixam secreções que atraem moscas, formigas e outros insetos. Após a exposição aos pulgões, a folhagem fica amarela e cai, a árvore fica mais vulnerável a infecções e a produção é significativamente reduzida.
É necessário combater a propagação dos pulgões no início da primavera, quando as folhas começam a florescer.
Inseticidas e produtos químicos são adequados para eliminar a praga. Ao pulverizar plantas para fins de proteção, é importante considerar que os repelentes agem por muito tempo e representam perigo para os polinizadores das inflorescências.
Carrapatos
Os ácaros se alimentam da seiva das plantas, fazendo com que as macieiras percam uma parte significativa de sua folhagem e retardem seu desenvolvimento. A infestação de árvores por ácaros leva à queda dos frutos, redução da produção, deterioração da imunidade da planta e sua suscetibilidade a infecções e vírus.
Para evitar a propagação dos ácaros, é necessário inspecionar regularmente as plantas e tomar medidas preventivas. Produtos químicos são usados para eliminar pragas. Recomenda-se realizar no máximo duas pulverizações durante uma temporada.
Mariposa da maçã
Em caso de danos às árvores frutíferas traça da maçã O processo de desenvolvimento natural é interrompido e os ovários caem ativamente. O controle prematuro de insetos leva a graves danos às partes aéreas das plantas, redução do rendimento e perda de folhas. Como resultado, as plantações tornam-se vulneráveis e podem morrer devido a novas geadas ou ao desenvolvimento de doenças.
O tratamento com soluções repelentes deve ser realizado no início de maio, quando as mariposas estão mais suscetíveis aos produtos químicos. Para evitar que os insetos se movam para árvores saudáveis, é necessário realizar um tratamento complexo.
rolo de folhas
Apesar de seu tamanho compacto, os rolos de folhas podem danificar os botões, a folhagem e os frutos das árvores. Com uma invasão em grande escala, as pragas podem causar danos a uma parte significativa da cultura. Para que o controle dos insetos seja mais eficaz, é necessário começar a eliminar as consequências nos estágios iniciais. Para proteção, não só as macieiras devem ser tratadas, mas também as plantas que crescem na vizinhança. As larvas do rolo de folhas são capazes de se mover para arbustos próximos e continuar a espalhar a infecção.
Os rolos de folhas são repelidos por preparações inseticidas e químicas, incluindo Kinmiks, Inta-Vir, Avant e outros.
Besouro de flor de maçã
Ataques massivos do besouro das flores podem destruir completamente os botões e privar o jardineiro da colheita. Os besouros das flores vivem sob a casca e nas folhas caídas, tornando-se ativos no momento em que os botões se abrem. Para detectar pragas em tempo hábil, é necessário inspecionar visualmente as macieiras com o início do primeiro aquecimento.
A principal medida para combater o besouro das flores é limpar o tronco e os galhos da casca obsoleta. Depois disso, é necessário tratamento com medicamentos repelentes, incluindo Karbofos, Fufanon ou Inta-Ts-M. Durante o período vegetativo, é realizada dupla pulverização.
Desoxidação do solo
Se uma muda for cultivada em área com alto índice de acidez e não houver possibilidade de replantio, é necessário desoxidar o solo. Para realizar este procedimento deve-se adicionar ao solo farinha de cal, giz ou dolomita. As substâncias podem saturar o solo com nutrientes e reduzir os níveis de acidez.
Você também pode adquirir um agente desoxidante em lojas especializadas. Para testar a acidez do solo, devem ser utilizadas tiras de tornassol com indicadores.
Preservação de frutas verdes
Quando frutos verdes caem das macieiras, você pode guardá-los para posterior amadurecimento artificial. Para evitar que a colheita estrague, deve-se colocá-la em caixas de madeira e deixá-la em um quarto escuro a uma temperatura de 10-15 graus. Recomenda-se inspecionar periodicamente os frutos para eliminá-los das maçãs saudáveis, caso alguns exemplares apodreçam.
Escolhendo as variedades certas de maçã
Dependendo do tipo de solo do local, condições climáticas e outros fatores, é necessário selecionar a variedade adequada de árvore frutífera. Para obter o rendimento máximo e evitar a queda prematura, deve-se estudar as características dos diferentes tipos de macieiras. Escolher a variedade certa e cuidar adequadamente é a chave para uma colheita estável.
Poda oportuna
As frutas precisam de acesso constante a oxigênio e luz natural. Uma copa excessivamente espessa cria obstáculos ao sol e à ventilação da parte terrestre da planta. Recomenda-se podar as plantações no início da primavera para que a macieira tenha tempo de se adaptar ao período quente.
Caiando troncos
Para que a macieira se enraíze no local e se desenvolva ativamente, é necessário cuidar adequadamente. Uma das condições de cuidado é a caiação dos troncos. Como regra geral, o procedimento deve ser realizado duas vezes ao ano.
A caiação de primavera é realizada para proteger o tronco da exposição aos raios ultravioleta. O tronco é o local mais vulnerável, por isso deve protegê-lo de queimaduras solares e outros danos. O procedimento de outono é necessário para destruir as pragas que vivem dentro da casca. Para evitar que os insetos permaneçam sob a casca durante o inverno, substâncias que destroem as larvas das pragas são adicionadas à solução de cal.