Todo residente de verão se esforça para obter o melhor para seu terreno. O mesmo se aplica ao escolher uma variedade de árvores frutíferas. As macieiras Ligol apresentam algumas vantagens devido à escolha dos jardineiros. A espécie é resistente a doenças, geadas e secas, e também produz deliciosas maçãs.
- Breve história da seleção de variedades
- Vantagens e desvantagens do tipo
- Descrição externa
- Altura da árvore
- Diâmetro da coroa
- Crescimento anual
- Sistema radicular
- Aparência e sabor das maçãs
- Regiões favoráveis para cultivo
- Características da variedade
- Resistência do inverno
- Imunidade à sarna e outras doenças
- Vida útil de uma árvore
- Nuances de amadurecimento e frutificação
- Variedades polinizadoras
- Início da frutificação
- Maturação
- Coleta e armazenamento da Apple
- Uso de frutas
- Como plantar e cultivar uma árvore frutífera
- Pousar
- Preparação de mudas
- Prazos
- Composição necessária do solo
- Lugar ideal
- Layout e dimensões do furo
- Como regar e fertilizar
- Corte de coroa
- Prevenção de doenças e pragas
- Preparando a macieira para o inverno
Breve história da seleção de variedades
A espécie é conhecida desde 1972. A macieira foi criada na cidade de Skierniewice, na Polônia. Esta variedade apareceu graças às espécies-mãe:
- Dourado Delicioso;
- Linda.
Deles, Ligol adquiriu muitas propriedades positivas.
Vantagens e desvantagens do tipo
A macieira possui características que a fizeram permanecer popular todos esses anos.
Prós:
- resistência ao gelo;
- alta produtividade;
- despretensão;
- frutas de alta qualidade comercial;
- prazo de validade longo;
- capacidade de suportar transporte por longas distâncias;
- alta imunidade.
Desvantagens:
- se as regras de armazenamento forem violadas, as maçãs ficam amargas;
- é necessária a formação constante da coroa e a remoção do crescimento;
- baixa resistência a queimaduras bacterianas;
- A frequência da colheita pode ser interrompida.
Cada planta tem qualidades negativas e positivas. Alguns veranistas não levam em consideração as desvantagens, por serem insignificantes.
Descrição externa
Esta informação ajudará o residente de verão a escolher o local certo para o cultivo. Estudar as características externas da planta ajudará a evitar erros no cultivo.
Altura da árvore
Ligol cresce intensamente nos primeiros 10 anos, depois seu crescimento desacelera. A árvore cresce até 4,5 m.
Diâmetro da coroa
Se a copa não for formada, seu diâmetro chega a 3 m, mas os veranistas preferem podar, o que leva ao aumento da produtividade.
Crescimento anual
A peculiaridade da macieira Ligol é que seus brotos crescem fortemente.Deve ser podada, caso contrário a árvore terá crescimento e desenvolvimento mais lentos. O crescimento anual é de 0,35 a 1 m.
Sistema radicular
As raízes das árvores são sensíveis ao excesso de umidade. Quando ficam saturados de líquido, começam a apodrecer e a árvore morre. Atenção especial deve ser dada à escolha do local de plantio, pois os terrestres devem ficar a uma profundidade de 3-4 m. O sistema radicular é poderoso, formado por raízes principais e muitas raízes laterais.
Aparência e sabor das maçãs
Os frutos da macieira estão alinhados e graças a esta característica são cultivados para venda. As maçãs são grandes, o peso máximo é de 400 g, o peso médio é de 250 g A tonalidade da fruta é verde-amarelada, mas a maior parte é ocupada por um tom avermelhado. O sabor é excelente, a avaliação do provador é de 4,6 pontos numa escala de 5 pontos. O sabor é principalmente doce, mas também apresenta acidez; as maçãs são suculentas e com polpa densa.
Regiões favoráveis para cultivo
A variedade aclimatada para a Polónia dá-se bem na Ucrânia. Já que o clima é mais próximo do polonês. Mas, além disso, o Ligol é cultivado com sucesso na Bielo-Rússia e nas regiões do sul da Rússia.
Características da variedade
Além dos dados externos, o morador de verão precisa conhecer outras qualidades da madeira. Com base nesses dados, ele toma a decisão final sobre o plantio da variedade.
Resistência do inverno
Segundo os fabricantes, a espécie é capaz de suportar temperaturas de até -17 ⁰C. Mas se você enxertar em um porta-enxerto vigoroso, ele pode suportar -30 ⁰C.
Em regiões com invernos frios, recomenda-se amontoar a macieira antes do início do frio. Para o inverno, as árvores são embrulhadas, com atenção ao isolamento do sistema radicular.
Imunidade à sarna e outras doenças
A resistência do Ligol à crosta e ao oídio é alta. Mas a praga do fogo requer tratamento constante.As áreas infectadas são cortadas e queimadas.
Se uma árvore for gravemente afetada pela doença, ela será arrancada para evitar a propagação da doença a outras plantas.
Vida útil de uma árvore
A maioria das macieiras tem vida longa; elas crescem por 100 anos. Mas as árvores comuns dão frutos por 20 a 40 anos. E aqueles enxertados em porta-enxerto anão dão uma colheita de 20 a 25 anos.
A árvore foi cultivada há apenas 40 anos, mas os produtores sugerem que sua vida útil não é muito diferente de outras macieiras.
Nuances de amadurecimento e frutificação
Conhecendo os meandros do amadurecimento da maçã, um residente de verão pode influenciar o rendimento. Seguindo todas as técnicas agrícolas, você obtém uma rica colheita de frutas saborosas.
Variedades polinizadoras
O Ligol é autoestéril, portanto para aumentar o número de maçãs é necessário cultivar outras macieiras próximas. Devem florescer ao mesmo tempo que esta variedade.
Melhores polinizadores:
- Mac;
- Lobo;
- Campeão;
- Espartano;
- Fuji e outras variedades.
Plantar várias espécies ao mesmo tempo permite uma colheita abundante.
Início da frutificação
Já no 3º ano a macieira dá os primeiros frutos. Mas nos primeiros anos o rendimento de uma árvore é de apenas 3-4 kg. Gradualmente o volume da fruta aumenta.
Maturação
Os frutos são colhidos em meados de setembro - início de outubro. As frutas ficam prontas para consumo após alguns meses. Neste momento eles atingirão a maturidade final.
Coleta e armazenamento da Apple
As maçãs são armazenadas em áreas especiais e bem ventiladas. Quando coletados, são colocados em caixas de madeira e forrados com papel. Maçãs Ligol guardam bem na geladeira.
Uso de frutas
As maçãs são frequentemente utilizadas para consumo fresco. Mas as donas de casa encontram utilidade nos preparativos e na culinária de inverno.
Como plantar e cultivar uma árvore frutífera
A técnica adequada de plantio ajudará a evitar problemas no futuro. Seguir as recomendações de jardineiros experientes permitirá cultivar uma árvore forte e saudável.
Pousar
O processo de plantio consiste em várias etapas, sua implementação levará a um resultado positivo.
Preparação de mudas
Prepare o material de plantio com antecedência. Se a muda for armazenada durante todo o inverno, suas raízes são mergulhadas em uma mistura de verbasco e argila, baixadas para o porão ou enterradas no local. A planta deve ser forte, sem danos visíveis.
Prazos
Plantada na primavera, esta é a melhor época para plantar uma árvore frutífera. O veranista escolhe o dia de forma independente, levando em consideração o clima da região de residência. As mudas são plantadas antes do início do fluxo de seiva.
Composição necessária do solo
Solo fértil é a opção mais favorável para o crescimento de uma árvore frutífera jovem. É aconselhável selecionar a seguinte composição do solo:
- argila;
- franco arenoso;
- adubo
Se necessário, húmus, esterco e fertilizantes minerais são adicionados ao solo antes da escavação.
Lugar ideal
A área de plantio deve ser iluminada pelo sol e protegida de correntes de ar e vento. De particular importância é a ocorrência de águas subterrâneas e alagamento do solo. A macieira Ligol não tolera excesso de umidade.
Layout e dimensões do furo
A profundidade da cova de plantio é de 0,8 m, a largura é de até 1 m, se necessário é formada uma camada de drenagem. Em seguida, são cobertos com uma mistura de terra com húmus, areia de rio, turfa e cinza de madeira. Forma-se um pequeno monte e sobre ele é colocada uma muda. Polvilhe com solo fértil para que o colo da raiz permaneça na superfície da terra.
Como regar e fertilizar
A princípio a muda precisa de muita água, é regada 1 a 2 vezes por semana. Você não pode preencher.À medida que envelhecem, a quantidade de rega é reduzida. Regue as plantas adultas na primavera, durante a floração, a frutificação e após a colheita.
Os fertilizantes não são aplicados no primeiro ano. Depois regar com infusão de verbasco e fertilizantes minerais complexos.
Corte de coroa
A formação de uma macieira é necessária, pois o Ligol tem tendência a engrossar. Portanto, recomenda-se realizar podas formativas na primavera e no outono. A poda sanitária é realizada durante todo o período vegetativo. Galhos secos, deformados e doentes são removidos da macieira.
Prevenção de doenças e pragas
Na primavera e no outono, são realizados tratamentos preventivos nas árvores frutíferas. São pulverizados com produtos químicos, observando as precauções de segurança. O plantio correto e a implementação oportuna de técnicas agrícolas são consideradas medidas preventivas. Em caso de doenças durante a floração e frutificação, são tratadas com remédios populares.
Preparando a macieira para o inverno
Com relativa robustez invernal, Ligol deve estar preparado para o inverno. O tronco é envolto em isolamento, o círculo do tronco é amontoado e coberto com cobertura morta. A macieira Ligol é perfeita para os jardineiros que cultivam maçãs para armazenamento.