A planta mais comum em chalés de verão é a macieira. Todos esperam dela uma colheita abundante. Mas acontece que folhas vermelhas começam a aparecer na árvore e a enrolar. Isso causa preocupação justificável para os jardineiros. A folhagem afetada afeta o crescimento da planta e impede seu desenvolvimento adequado. Ao primeiro sinal é preciso entender os motivos. Em seguida, descubra como tratar as folhas da macieira quando elas ficam vermelhas e enroladas.
- Sintomas da doença e sinais visuais
- Causas comuns de doenças
- Deficiências nutricionais
- Deficiência de potássio
- Deficiência de fósforo
- Deficiência de magnésio
- Deformação mecânica do córtex
- Incompatibilidade de porta-enxerto e copa
- Pulgão vermelho
- Reabastecendo nutrientes
- Como tratar madeira danificada
- Como tratar pontos vermelhos
- Como tratar a placa
- Tratando o inchaço nas folhas
- Tratamentos sazonais preventivos
Sintomas da doença e sinais visuais
Se as folhas estiverem enroladas, preste muita atenção à árvore. Com isto comunica que o funcionamento dos órgãos foi perturbado. As lesões são examinadas para determinar a causa. Se as folhas secarem e ficarem vermelhas, é um sinal claro de que:
- pragas apareceram na planta;
- a cultura está doente.
Cuidados inadequados também podem ser a causa.
Causas comuns de doenças
Aos primeiros sinais, você deve descobrir por que as folhas estão enroladas. Uma causa comum de deformação são as geadas recorrentes. Se as folhas borbulharem quando enroladas, significa que foram expostas ao frio. A planta enfrentará esse problema sozinha.
Deficiências nutricionais
A causa pode ser uma deficiência mineral. Depois de descobrir qual nutriente está faltando, é fácil resolver o problema com a ajuda da fertilização.
Deficiência de potássio
Se não houver potássio suficiente, as folhas mudam de cor para marrons. Este fenômeno é frequentemente observado em plantas plantadas em solo arenoso. Além disso, a falta de potássio afeta a perda prematura da folhagem no outono e provoca o ressecamento das copas das árvores. Este problema pode ser facilmente resolvido fertilizando com fertilizantes potássicos.
Deficiência de fósforo
Afeta o processo reprodutivo da árvore - floração e frutificação. Na primavera, uma planta com deficiência de fósforo não desenvolve botões por muito tempo e não produz novos brotos. A cultura não floresce por muito tempo e observa-se um fraco crescimento nos galhos. Os frutos começam a cair prematuramente. A folhagem fica vermelha e ondulada.
Deficiência de magnésio
A planta fica vermelha abaixo. A folhagem muda de cor e cai cedo.A deficiência de magnésio fará com que a planta não esteja preparada para a geada. Durante um inverno frio, há uma grande probabilidade de perda de árvores.
Deformação mecânica do córtex
A folhagem dos galhos fica vermelha devido aos danos mecânicos. É necessário inspecionar cuidadosamente o padrão. Se vidro, arame ou filme permanecerem presos na casca, os restos devem ser removidos. As feridas são tratadas com anti-séptico e depois cobertas com verniz de jardim.
Incompatibilidade de porta-enxerto e copa
A incompatibilidade é a fusão incorreta da copa e do porta-enxerto, caracterizada por espessamento no local da enxertia e doenças foliares. A incompatibilidade pode aparecer em qualquer idade. Este é o caso mais desesperador, pois a árvore terá que ser desenterrada e destruída. Não pode ser tratado.
Pulgão vermelho
Os pulgões vermelhos são uma causa comum de ondulação e vermelhidão das folhas. A praga se alimenta da seiva da cultura, esgotando-a. Como resultado, as folhas assumem o formato de um barco e caem. Logo a árvore fica completamente nua.
Os parasitas são fáceis de detectar. Um sinal claro é uma formação vermelha e elevada na folha, semelhante a um rolo oblongo. A folha afetada enrola-se e curva-se.
Durante a temporada, o inseto produz 4 gerações. As pragas vivem constantemente na árvore. Os ovos são colocados sob a casca. Na primavera, transformam-se em larvas, que se deslocam para a parte inferior da folha. Os pulgões atacam não apenas a folhagem verde, mas também as frutas. Manchas vermelhas são fáceis de detectar nas frutas.
Reabastecendo nutrientes
Determinado o motivo do enrolamento e mudança de cor da folhagem, procede-se à fertilização:
- Para repor o fósforo, use farinha de ossos, amofosfato ou superfosfato. A fertilização é aplicada no outono na raiz da planta.
- O sulfato de magnésio e o sulfato de magnésio ajudam a aumentar o teor de magnésio. A cultura é pulverizada com os preparados 3 vezes por temporada.
Você não pode exagerar ao repor a deficiência de elementos. O excesso de minerais afetará negativamente o rendimento e a saúde da folhagem.
Como tratar madeira danificada
Em agosto, a deformação da folhagem pode estar associada à seca de julho, que danificou o sistema radicular. Este problema é facilmente resolvido com regas regulares. Se doenças e insetos não forem detectados, for feita rega suficiente e a folhagem continuar a ficar vermelha e enrolada, então as toupeiras podem ser a causa. Eles danificam o sistema radicular da árvore, então você precisa se livrar da praga o mais rápido possível.
A luta contra a doença será eficaz se for iniciada a tempo. O tratamento começa no início da primavera, enquanto os botões estão dormentes. A planta é pulverizada com um produto químico e uma correia armadilha é instalada para evitar que os insetos se instalem na plantação.
Você precisa saber o que fazer se uma árvore estiver infestada de pulgões. Tratado com a droga:
- "Nitrofeno";
- "Aktellik";
- "Fagulha";
- "Aktara".
A árvore afetada é tratada pelo menos duas vezes por temporada. Não processar durante a formação dos frutos e no momento da floração.
Como tratar pontos vermelhos
Os pontos vermelhos indicam uma doença infecciosa. As manchas são tratadas com fungicidas:
- Mistura bordalesa;
- "Lar";
- "Kuproxat";
- "Cúmulos";
- "Estroboscópio";
- "Skor."
O último tratamento é realizado 45 dias antes do amadurecimento dos frutos.
Como tratar a placa
No início do período vegetativo, a planta é tratada com um preparado de cobre. Então é recomendado o uso do fungicida “Horus”. Penetra sistemicamente e se espalha pela folhagem. Tem efeito cicatrizante e protetor por 2 semanas.
Tratando o inchaço nas folhas
Manchas vermelhas convexas nas folhas indicam falta de fertilizantes minerais. Você deve alimentar a planta e se livrar dos pulgões.
Tratamentos sazonais preventivos
Para prevenção, a planta é tratada com inseticidas até o inchaço dos botões e o aparecimento das primeiras folhas. Em seguida, repita o processo após a floração. As drogas são alternadas para não causar dependência. No verão, o tratamento é realizado conforme necessário. No outono, eles são pulverizados com preparações antes que os troncos fiquem brancos. 45 dias antes da maturação técnica da fruta, todos os tratamentos são interrompidos.