Razões pelas quais caem as folhas do limão, o que fazer e como reanimar a planta

As plantas cítricas subtropicais agora são cultivadas com sucesso em casa. O limão é uma das plantas populares, mas precisa de cuidados adequados para florescer e dar frutos. Se as folhas do limão ficarem amarelas e caírem, é sinal de problema. Para evitar que a planta morra, é importante conhecer os principais motivos desse desvio e as formas de corrigir a situação.


Causas da queda de ovários e folhas

Os motivos para o aparecimento de amarelecimento e queda de folhas nos limões podem ser vários, mas para resolver o problema é importante identificá-lo corretamente. Se a planta perder sua massa verde, provavelmente as regras de cuidado foram violadas, é aqui que você precisa primeiro procurar a causa do comportamento anormal. Esta situação também pode estar associada à influência negativa de fatores ambientais ou pragas.

Cuidados inadequados

Qualquer planta precisa seguir as regras do cultivo agrícola. O cuidado consiste em garantir um local adequado de plantio e cultivo, iluminação e irrigação suficientes e alimentação oportuna.

Qualquer erro em pelo menos um dos pontos listados pode trazer problemas à saúde do limão.

Sobreenchimento e subenchimento

A rega excessiva leva à acidificação do solo, com o que este fica compactado e o acesso ao oxigénio é significativamente dificultado. Como resultado da falta de fornecimento de oxigênio às raízes, os brotos morrem, o que leva à falta de nutrição do limão. Experimentando uma deficiência, a árvore começa a se livrar da massa verde e a perder folhas.

folhas de capim-limão

Se o solo não estiver suficientemente umedecido, ele seca, fazendo com que os brotos das raízes também morram. A planta começa a ter problemas de movimentação da seiva e de suficiência nutricional, com o que é acionado um programa de economia de líquidos, cujo resultado é a queda das folhas.

Uma planta adulta pode viver em estado de estresse com umidade insuficiente por um mês, mas acaba morrendo sem corrigir a situação.

A planta também reage negativamente a mudanças repentinas nas condições de irrigação. Se, após uma longa seca, uma árvore receber rega excessiva, a reação ao estresse é a perda de sua vegetação. Se o solo estiver excessivamente seco devido à ausência de rega por muito tempo, a frequência de umedecimento deve ser restaurada gradativamente. Para isso, regue o solo com pequenas porções de água em intervalos de 2 horas. Após 2, a frequência normal de rega é retomada.

folhas de capim-limão

Regar com água ruim

Um erro comum cometido por jardineiros novatos é regar a planta com água da torneira. Como resultado de tais ações, o solo é corrigido, os sais se acumulam no solo e os limões começam a murchar. Após a saturação com sais, surge uma crosta branca de sal na superfície da terra, o que impede o fornecimento de oxigênio ao sistema radicular. Ao mesmo tempo, fecha o orifício de drenagem, bloqueando a possibilidade de retirada do excesso de umidade. A chuva e a água do degelo são consideradas as melhores para irrigação.

Em casa, água fervida morna é usada para irrigação. Usar líquido frio pode levar à hipotermia das raízes. Se possível, pode-se estocar água de lago ou nascente, pois na natureza ela é macia e não contém grande quantidade de sais.

folhas de capim-limão

Solo de má qualidade ou esgotado

O limão consome intensamente os nutrientes do solo e, portanto, causa o esgotamento do solo ao longo do tempo.

Temperatura do ar frio ou muito quente

As temperaturas excessivamente altas no verão afetam negativamente o crescimento do limão. A temperatura ideal para o crescimento das plantas é +17 0C, para amadurecimento de frutos +21 0C. Taxas mais altas combinadas com baixa umidade do ar levam à queda das folhas. O limão tem uma atitude negativa em relação às mudanças, para ele é importante aproximadamente a mesma temperatura do solo e do ar. A queda das folhas é frequentemente observada no outono, quando a árvore é trazida do ar livre para casa.

Limoeiro

Falta ou excesso de fertilizantes

Com a falta de nutrientes, as folhas do limão começam a amarelar, são observadas alterações na região das veias. A pouca formação de flores e a queda de folhas indicam que o complexo adicionado de medicamentos pode ter sido demais.

Lugar errado para a planta

Se não houver iluminação suficiente, o crescimento do limão diminui e pode murchar, então escolha os lados ensolarados do sul para colocá-lo. Nesse caso, no verão é necessário sombrear o arbusto, evitando que os raios diretos o atinjam. A árvore não gosta de rearranjos, então você deve pensar com antecedência na sua localização. A cada 15 dias recomenda-se girar levemente para que a coroa fique uniformemente formada em todos os lados.

Limoeiro

Falta ou excesso de luz

A causa da queda das folhas pode ser a iluminação insuficiente. Se não houver luz natural suficiente, a planta inicia automaticamente um programa de queda de folhagem. No inverno, é recomendado fornecer iluminação adicional com lâmpada diurna por 5 a 6 horas.

Proximidade de dispositivos de aquecimento

A causa da queda das folhas no inverno costuma ser a temperatura ambiente muito alta e o ar excessivamente seco. Para evitar o superaquecimento durante a estação de aquecimento, a bucha não deve ser colocada perto de radiadores. Caso não seja possível movimentar a panela, baixe a temperatura da bateria ou cubra-a com um cobertor grosso. A pulverização regular reduzirá o risco de queda de folhas.

Limoeiro

Doenças

A queda das folhas pode ser causada por infecção da planta por fungo ou doença viral. Os mais comuns são homoz, sarna, mosaico foliar, câncer, tristeza. Os dois últimos tipos não podem ser tratados. Na maioria das vezes, o problema ocorre com árvores enfraquecidas que não foram cuidadas adequadamente.

Pragas

O amarelecimento das folhas e sua posterior queda podem ser consequência de uma infecção parasitária, mais frequentemente associada a pulgões ou ácaros. Quando este é danificado, a planta fica coberta por uma camada esbranquiçada. Para combater a praga, os limões recebem um tratamento de água com partes da planta lavadas com água morna e borrifadas com um preparado químico específico, por exemplo, Fitoverm.

droga Fitoverm

Quando infestadas por pulgões, as pragas concentram-se na superfície inferior das folhas. Neste caso, são removidos mecanicamente e são utilizados preparados especiais, por exemplo, “Tanrek”.

Sintomas

Você pode saber se há problemas com um limão pela aparência do arbusto. Começa a murchar, as folhas perdem o brilho e começam a secar. A origem do problema pode ser determinada pela natureza do comportamento da árvore.

Escurecimento das pontas das folhas

O aparecimento de uma área escura na borda da lâmina foliar está mais frequentemente associado à baixa umidade e alta temperatura do ambiente.Esta situação é causada pela rega excessiva e pelo uso de água dura. Deve-se verificar a qualidade da penetração do líquido no solo, muitas vezes a camada superior é coberta por uma crosta dura e não permite que penetre em seu interior.

folhas de limão

Manchas nas folhas

Se as folhas ficarem amarelas e secas no final, então com alto grau de probabilidade a planta contraiu uma infecção ou está sendo atacada por pragas. O tipo de problema pode ser determinado pela natureza das manchas:

  • quando as cochonilhas invadem, as folhas ficam cobertas de manchas amarelas, que crescem gradativamente;
  • quando infestados com ácaros, numerosos pequenos pontos se formam nas lâminas das folhas;
  • nas doenças fúngicas, formam-se formações marrom-amareladas, que eventualmente se transformam em crostas.

Os problemas surgem mais frequentemente quando o solo foi mal tratado antes do plantio. Para o controle são utilizados medicamentos com ação especial contra infecções ou pragas.

folhas de limão

Folhas onduladas

O enrolamento das folhas pode ocorrer devido à rega com água fria. No verão, isso pode ser uma reação ao calor e à falta de umidade do ar. Muitas vezes a anomalia é observada durante a fome mineral. Para fazer isso, é importante entender qual elemento está faltando. Isso pode ser determinado pela aparência das folhas enroladas:

  • cálcio - as folhas perdem a cor;
  • magnésio - observa-se branqueamento entre as nervuras, as lâminas das folhas adquirem uma cor variegada;
  • boro - as folhas parecem murchas e regar não muda em nada a situação.

O problema do enrolamento também é comum em plantas afetadas por ácaros e pulgões.

folhas de limão

Secagem de galhos e folhas verdes

Problemas com o sistema radicular geralmente levam ao ressecamento. Isso pode ser devido à rega excessiva e ao início do apodrecimento dos brotos.Esta situação também pode indicar infecção por uma doença fúngica ou ser consequência do transplante para um vaso grande quando o solo foi selecionado incorretamente. Para eliminar o risco de a planta ser infectada por fungos, a planta deve ser tratada com fungicida.

Deixando cair flores e frutas

Se um limão murchar e deixar cair seus frutos, ele poderá reagir a uma mudança no ambiente. Independentemente da qualidade do atendimento, ao mover uma planta para um novo local, é provável que ocorra queda. As razões para esta situação também podem ser a incapacidade da árvore de dar frutos devido à sua idade, esgotamento do solo ou necessidade de mais iluminação ou rega da planta.

gota de fruta

Como reviver uma árvore

Reviver um limoeiro não é uma tarefa fácil. O principal problema de como reanimar uma planta é determinar corretamente as razões do ocorrido. Se o limão secar devido à irrigação insuficiente, serão feitas tentativas para restaurar o sistema radicular. Existe um certo algoritmo de ações que o ajudará a entender o que fazer em tal situação.

Para começar, a planta é retirada do vaso e as raízes são embebidas por 5 horas em solução de Heteroauxina.

Você deve primeiro limpar o solo e remover os brotos danificados. A seguir, a planta é plantada em vaso, deixando o colo da raiz 3 cm acima do solo, cobrindo a copa com um saco plástico, proporcionando maior ventilação periódica. O solo é umedecido com solução nutritiva. Após 7 dias, a árvore é borrifada com Zircão e o solo é regado abundantemente

Droga de zircão

Saturamos frutas cítricas com micro e macroelementos

A planta só pode ser revivida usando solo de alta qualidade. Após o replantio, não é recomendado alimentar a árvore com fertilizantes por 2 meses.Para evitar o esgotamento do solo ao longo do ano, a planta é alimentada com meios minerais e orgânicos. Recomenda-se seguir as seguintes regras:

  • Na primavera, são aplicados fertilizantes contendo nitrogênio;
  • no verão, a fertilização complexa é realizada em intervalos regulares;
  • No outono, o nitrogênio e a matéria orgânica são removidos e a taxa de fertilizantes potássicos é aumentada.

Limoeiro

Ao aplicar o medicamento, deve-se seguir as recomendações do fabricante.

Cuidando adequadamente da planta

É importante que a planta garanta a rega oportuna e solte o solo periodicamente. No inverno é bom fornecer iluminação adicional. A fertilização da planta com fertilizantes minerais e orgânicos é feita regularmente, com foco na época do ano.

Escolhendo o local ideal para o limão

Para colocação escolha o lado sul ensolarado. É desejável que não existam sistemas de aquecimento próximos. O local deve ser protegido de correntes de ar e ter tráfego mínimo.

Montamos irrigação e regulamos a rega

O limão precisa de rega moderada. Isso significa que depois que o solo do vaso seca, o solo não é umedecido imediatamente, mas somente após 3 dias. A umidificação do ar e a irrigação têm um efeito positivo no crescimento das plantas.

Limoeiro

Combatemos infecções e insetos

Para prevenir infecções, use solo de boa qualidade e lave preventivamente os brotos com água e sabão uma vez por ano. Para combater as doenças do limão, são usados ​​​​medicamentos direcionados.

O que fazer com os cítricos após a compra para não voar

Após a compra, a planta é liberada da embalagem que contém as raízes. Para uma planta anual leve um recipiente com volume de 0,5-1 litro, para uma planta de dois anos pode levar 2 litros.Coloque uma camada de drenagem no fundo do vaso, preencha com terra e aprofunde as raízes da árvore, deixando o colo ao nível do solo. A planta é abundantemente umedecida e uma camada de húmus se forma no topo do solo. Para reduzir os níveis de estresse, cubra a coroa do limão com polietileno ou vidro. Depois de alguns dias, pulverize com “Epin” ou “Zircon”.

Como preparar uma planta para ser transferida da rua para a janela

Limão interno deve ser movido para dentro de casa antes que a geada chegue. As mudanças de temperatura serão estressantes para a planta, por isso ela é movimentada em várias etapas. Para começar, a árvore é movida para uma sala mais fresca, por exemplo, para uma varanda. Depois de alguns dias, ele é transferido para uma sala cuja temperatura também é recomendada para ser reduzida ao nível da rua.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim