Quase todas as árvores possuem botões ocultos, que representam uma reserva utilizada para a restauração imediata das plantas. É a partir desses botões ocultos que começa a formação das copas da macieira.
Tops de uma macieira - o que são?
O aparecimento de brotos espinhosos pode ser observado nos seguintes casos:
- com danos mecânicos significativos à superfície da casca das árvores jovens;
- após execução incorreta aparas de macieira adulta para rejuvenescimento;
- devido à adição de grandes quantidades de fertilizantes que contêm nitrogênio.
É muito fácil determinar que começaram a aparecer copas nas plantas, pois são difíceis de confundir com outra coisa. Sua peculiaridade é que crescem apenas na posição vertical.
Neles formam-se folhas grandes, separadas umas das outras por 5 a 10 cm.Os topos diferem dos brotos comuns em sua taxa de crescimento. Em poucos meses eles crescem até dois metros. Jardineiros experientes aconselham a remoção desses brotos, pois raramente se formam frutos neles. Também consomem muita força das árvores, o que prejudica o amadurecimento dos frutos.
Razões para a aparência
Alguns jardineiros não sabem o que pode causar o aparecimento de brotos espinhosos nas árvores. Existem vários motivos principais que contribuem para a sua ocorrência:
- Danos à coroa devido a fortes rajadas de vento, nevascas frequentes ou outros desastres naturais. Quando as macieiras são seriamente danificadas, as copas começam a crescer para substituir os galhos mortos e restaurar o estado normal da planta.
- O desenvolvimento do câncer negro e o aparecimento de manchas escuras. A patologia leva ao ressecamento das folhas e morte dos galhos. As hastes espinhosas voltam a crescer para formar uma coroa intacta.
- Plantio profundo de macieiras. Muitas vezes, devido ao plantio profundo, as copas aparecem na parte inferior das árvores. Para retirá-los, será necessário retirar a camada superior do solo para chegar à base dos brotos e cortá-los.
Os topos dão frutos?
Muitas pessoas estão interessadas em saber se as maçãs se formam nos brotos superiores. Os ramos que crescem na posição vertical raramente dão frutos. Portanto, a maioria das copas não forma frutos.Seu principal objetivo é restaurar o estado normal das macieiras após danos ou doenças.
Os frutos raramente aparecem nesses ramos devido ao seu maior crescimento. A maior parte dos componentes nutricionais é gasta no desenvolvimento dos brotos e, portanto, não sobra nada para a formação dos frutos. Para forçar os caules a frutificar, você terá que dobrar o broto para crescer horizontalmente ou apará-lo regularmente.
Momento da poda
Muitos jardineiros não sabem qual é o melhor momento para podar os caules espinhosos e se livrar deles. Isso raramente é feito na primavera ou no outono, já que os topos praticamente não aparecem nesta época do ano. Na maioria das vezes eles começam a se formar na primeira metade do verão. Em meados de julho, os topos jovens podem crescer até um metro e meio.
É impossível determinar o momento exato da poda, pois os brotos aparecem em momentos diferentes. Recomenda-se cortar as pontas quando seu comprimento aumentar para 20-25 cm, neste tamanho ainda se encontram em estado frágil e, portanto, após o corte, não ficam feridas nas plantas.
Nem todo mundo consegue se livrar dos brotos espinhosos a tempo. Neste caso, você terá que removê-los com uma tesoura de jardim. Para se livrar dos caules a tempo, você precisa inspecionar regularmente as árvores e remover os brotos gordurosos recém-surgidos.
Como aparar corretamente as copas de uma macieira?
Os jardineiros podam os brotos usando ferramentas especiais. Portanto, é necessário preparar com antecedência todo o equipamento necessário. Para realizar a poda você precisará de:
- Serra. Usado para cortar galhos velhos que não podem ser removidos manualmente.
- Tesouras. Usado para remover galhos maduros com cerca de um metro de comprimento.
- Resinas e tintas para construção. Com a ajuda deles, os cortes são processados para protegê-los da umidade.
Todas as hastes superiores são removidas sob a base para que não possam crescer novamente no futuro. Ao usar um podador, sua parte cortante é aplicada no tronco. Suas lâminas são então suavemente apertadas para cortar o broto. Depois disso, todas as áreas cortadas são tratadas com antissépticos para desinfecção e revestidas com resinas ou tintas.
Em que casos a poda não é necessária?
Não é necessário retirar as copas das macieiras, pois nem sempre prejudicam as plantas. Existem vários casos em que são deixados nas macieiras:
- Para rejuvenescimento. Às vezes, brotos espinhosos são deixados em árvores velhas para rejuvenescê-las um pouco. Para isso, todos os ramos restantes são dobrados na posição horizontal e amarrados a suportes. Em seguida, são encurtados pela metade para que se formem frutos no topo. Na maioria das vezes, os brotos gordurosos são deixados para rejuvenescimento se crescerem perto de galhos quebrados.
- Forme ramos adicionais com frutas. Às vezes, deixam-se copas para aumentar o rendimento das macieiras, formando novos ramos com frutos. Para fazer isso, todos os brotos superiores restantes são cortados em dois botões, após os quais um ramo frutífero é formado sobre eles.
Prevenção do aparecimento de tops
Para evitar o aparecimento de copas nas macieiras, será necessário tomar medidas preventivas. Não é segredo que doenças e danos às plantas contribuem para o surgimento de brotos gordurosos. Portanto, ao cultivar maçãs, é necessário garantir que elas estejam protegidas de rajadas de vento e insetos.
Além disso, para evitar cardos, é recomendável inspecionar regularmente as macieiras e remover delas os caules alpinos jovens.
Conclusão
As pessoas que cultivam macieiras há muitos anos costumam encontrar copas.Portanto, antes de plantar macieiras, é preciso se familiarizar com as características de poda de galhos gordurosos e prevenção de sua ocorrência.