O Tomato Rome é uma variedade para jardineiros que preferem frutas grandes e carnudas. Os tomates têm um sabor adocicado e um belo formato estriado.
Características gerais da variedade
A variedade pertence à categoria de indeterminada, meio-tardia ou tardia, dependendo das condições naturais da região. Os arbustos são altos e enormes. A altura de uma estufa chega a dois metros. O tamanho médio do arbusto é de 1,6 a 1,8 metros.
Os tomates são classificados como meio-tardio. O período vegetativo desde o aparecimento das primeiras mudas até o início do amadurecimento da colheita é de no mínimo 75 dias.Ao cultivar Rima em latitudes médias ou regiões do norte com verões frios, esse período aumenta para 80-90 dias.
A variedade apresenta bom rendimento e grande massa de frutos.. O peso médio de um tomate é de 600 gramas. Com os devidos cuidados e controle do ovário, é possível obter tomates de 1,5 kg. Os frutos apresentam formato redondo e ligeiramente achatado. Tamanho grande. O formato é nervurado, principalmente na região do pedúnculo. Em estado de maturidade técnica, a cor do tomate é um vermelho intenso. O sabor é excelente. Os tomates distinguem-se pelo seu sabor carnudo e doce.
A variedade é mais indicada para consumo in natura e preparo de suco de tomate.
Regras para semear
A série romana de variedades pertence à categoria de maturação média ou tardia. Sua propagação é feita pelo método de mudas.
- As sementes são plantadas nos últimos dez dias de fevereiro ou nos primeiros dez dias de março. Devem se passar cerca de 60 dias antes que as mudas sejam transferidas para o solo.
- Para sementes, usam-se potes de turfa ou recipientes de mudas cheios de uma mistura de nutrientes para tomates.
- As sementes são pré-tratadas com solução de manganês.
- O material de plantio é distribuído com densidade de 2 a 3 sementes por 1 cm, sendo as sementes enterradas no máximo 1 centímetro.
- Os recipientes são cobertos com filme até o aparecimento dos primeiros brotos e mantidos em ambiente aquecido.
- A colheita das plantas é feita na fase de 2 folhas verdadeiras.
- O fertilizante é aplicado duas vezes na fase de muda. A primeira alimentação ocorre de 5 a 10 dias após a colheita. Os segundos 7 a 10 dias antes da transferência para as cristas.
Características de cuidado e vantagens da variedade
Os tomates Roma podem ser cultivados em estufa e ao ar livre. As mudas são transferidas para o solo após a última geada, na segunda quinzena de maio.As plantas são colocadas em estufas fechadas e aquecidas em meados de abril.
Para as mudas, é preparado um canteiro com furos no padrão de 50 por 60 centímetros. Não são colocadas mais do que 2-3 plantas por 1 metro quadrado. Ao cuidar dos tomates, siga uma série de regras.
- Enteado. Para obter um alto rendimento tomates precisam ser beliscados. O arbusto principal é formado por 2-3 hastes.
- Liga. A variedade pertence à categoria alta. Com os devidos cuidados, a altura das plantas pode chegar a 2 metros. A liga é feita à medida que a planta cresce. O caule principal é fixo, assim como os cachos com frutos.
- Rega. As plantas requerem rega abundante. Água morna decantada é usada para umidificação.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. A remoção oportuna de ervas daninhas e o afrouxamento do solo permitem evitar o desenvolvimento de doenças.
- Fertilizante. Os tomates respondem bem aos fertilizantes orgânicos. A alimentação é feita várias vezes. É necessário aplicar fertilizante 1 a 2 semanas após o plantio no solo. Na segunda vez, os tomates são alimentados na fase de ovário e formação dos frutos.
- Alojamento. A variedade Roma é uma variedade de maturação tardia. Quando colocado em áreas sombreadas produz uma colheita tardia. Por isso é plantada em estufas fechadas ou em áreas bem iluminadas.
Numerosas análises permitiram destacar os pontos fortes e fracos do tomate. As qualidades positivas incluem:
- alta produtividade;
- grande peso de frutas;
- carnalidade;
- resistência a doenças;
- facilidade de atendimento.
Considerando a descrição da variedade, a principal desvantagem é o amadurecimento tardio da colheita. Em campo aberto, os frutos amadurecem apenas no início de agosto.