A variedade de cereja Vita pertence variedades anãs de cerejeiras. Adequado para plantio em pequenas áreas, pois não ocupa muito espaço.
Descrição da variedade
A descrição da variedade cereja Vita é muito importante, pois antes de comprar uma muda é preciso ter certeza de que a variedade foi escolhida com sucesso. O Hybrid Vita pertence à subespécie anã das cerejas e não ultrapassa os 2 m de altura.O arbusto é pequeno, a copa é medianamente densa, não se espalhando. A produtividade é alta: até 10 kg de frutos são colhidos de uma árvore por temporada. Os bagos são de tamanho médio, com peso médio do fruto de 5 g.O formato do fruto é redondo, a tonalidade da polpa e da casca é escarlate. Bagas com sabor agridoce e forte aroma de cereja.
Características de cultivo
O cultivo do híbrido Vita não é diferente do cultivo de outras variedades de cereja. Atenção é dada ao preparo de mudas para plantio e plantio em campo aberto.
Seleção de solo
Cherry Vita prefere crescer em solos argilosos ou arenosos. Deve ser dada preferência a solos soltos e férteis. Se Se o solo for pobre em nutrientes e não houver outro local para o plantio, algumas semanas antes do plantio da árvore, fertilizantes devem ser adicionados ao solo.
Vita não deve ser plantada à sombra. Plantar à sombra reduzirá o rendimento. Recomenda-se plantar em áreas abertas e ensolaradas localizadas em colinas.
Pousar
Estágios de plantio de cerejas Vita:
- Cave um buraco de até 1 m de profundidade, a largura do buraco é de 70-80 cm.
- Encha o fundo com composto podre, cinza de madeira e fertilizantes minerais complexos.
- Misture os fertilizantes com a camada superior do solo e deixe por 3 semanas.
- Após 3 semanas eles começam o plantio.
- Coloque a muda no fundo do buraco e endireite as raízes com cuidado para não danificá-las.
- Cubra com terra e compacte levemente.
- Coloque uma estaca grossa no centro do buraco e amarre uma árvore nela.
No final do plantio regue generosamente a cova com água morna.
Cuidado
Cuidar de uma cerejeira é um ponto importante do qual depende a produtividade da planta. A manutenção inclui organização de rega, aplicação de fertilizantes e uma série de outras atividades.
Rega
Regue as cerejas no máximo quatro vezes por temporada.
Regar a variedade Vita:
- A primeira rega é feita antes que os botões inchem.
- A árvore é regada pela segunda vez durante a floração.
- A terceira vez é após a colheita.
- A última rega é realizada antes do início do frio.
Não é recomendado inundar a árvore. Também é importante não deixar o solo secar. A rega é feita apenas com água morna.
Fertilizantes
A alimentação, assim como a rega, são realizadas no máximo quatro vezes por temporada. A primeira alimentação é realizada no momento da formação dos botões. Nesta fase, as cerejas precisam de nitrogênio. Na segunda metade da safra são adicionados ao solo fósforo e potássio, além de fertilizantes orgânicos.
Nenhum nitrogênio deve ser adicionado antes do inverno. Nessa época, a árvore é preparada para o inverno e é adicionado esterco ou turfa ao solo.
Prós e contras da variedade
As vantagens da variedade Vita incluem:
- Alto rendimento.
- Frutificação anual.
- Sabor a frutos silvestres.
- Tamanho de árvore pequeno.
- Resistência ao gelo.
- Crescimento rápido após o plantio da muda.
Não foram identificadas deficiências significativas na variedade.
Doenças e pragas
A Vita híbrida, como outras variedades de árvores anãs, é suscetível a doenças fúngicas, por isso são realizadas regularmente medidas preventivas contra fungos. Além disso, a moniliose é uma doença comum. Entre as pragas das cerejas, são frequentemente encontrados pulgões e mariposas.
As árvores são pulverizadas com calda bordalesa ou sulfato de cobre contra doenças; os fungicidas também são eficazes. As árvores são tratadas contra pulgões com água e sabão e produtos químicos. Se você plantar alho ou malmequeres próximo a uma árvore, haverá menos insetos nocivos, pois eles são repelidos pelo cheiro dessas plantas.