Os fãs de variedades de plantas incomuns são aconselhados a prestar atenção à variedade híbrida de cereja e cereja de pássaro. Essas árvores não existiam anteriormente na natureza, seu surgimento foi resultado de um trabalho de seleção. Antes de comprar cerapadus, você deve conhecer as nuances da escolha, as propriedades distintivas da variedade e as regras de cuidado da planta.
Descrição e características
A variedade híbrida obtida pelo cruzamento de cereja de pássaro e cereja é geralmente chamada de cerapadus. O nome foi obtido pela adição dos nomes latinos dos progenitores da planta. O pioneiro no melhoramento de plantas foi Michurin I.V., e como resultado de numerosos experimentos, as variedades modernas adquiriram as qualidades da robustez invernal da cereja de pássaro.
A peculiaridade dos frutos cerapadus é que as lâminas das folhas lembram o formato das folhas de cereja e os frutos são híbridos na aparência e no sabor. O primeiro tipo de planta incomum criada distinguia-se pelo teor de açúcar dos bagos e pela cor incomum, quase preta, dos frutos.
As variedades modernas têm uma copa densa e são caracterizadas por um tamanho decente de massa verde.
As vantagens do cerapadus foram as seguintes:
- alta resistência ao gelo;
- sistema radicular bem desenvolvido;
- alta produtividade;
- formato de baga grande;
- qualidade externa e gustativa decente dos frutos silvestres;
- resistência a doenças, especialmente coccomicose.
Hoje a lista de cerapaduses é bastante ampla. Algumas variedades formam inflorescências racemosas, o que permite alto rendimento.
Beneficiar
A vantagem do cerapadus não são apenas as suas qualidades físicas, que permitem obter rendimentos decentes de saborosos frutos silvestres em condições climáticas difíceis, mas também as propriedades benéficas do fruto. Uma decocção de frutas vermelhas dessas plantas pode ter um efeito antipirético. Devido à rica composição química, o consumo regular de frutas vermelhas repõe a deficiência de vitaminas e minerais no organismo.
O aparecimento do cerapadus permitiu combinar as qualidades da cereja de pássaro e da cereja. Desde a antiguidade, os frutos do primeiro têm sido utilizados no tratamento de doenças gástricas, patologias oculares e pulmonares e reumatismo. Graças à grande quantidade de fitoncidas, a cereja de pássaro era usada para combater micróbios e as cerejas para limpar e rejuvenescer o corpo.As frutas Cerapadus podem ser usadas para fazer sucos, compotas e sucos de frutas.
As bagas são congeladas para armazenamento a longo prazo, mas suas propriedades benéficas são ligeiramente reduzidas.
As melhores variedades
Os híbridos de cereja e cereja de pássaro hoje incluem um grande número de variedades. A qualidade distintiva de qualquer um deles é a sua elevada capacidade de tolerar baixas temperaturas, razão pela qual são cultivados em regiões de climas frios.
As seguintes variedades ganharam popularidade entre os jardineiros russos:
- Cepadus Novella é uma árvore semelhante a uma árvore que pode atingir 3 m de altura e não necessita de polinizadores;
- Rusinka - em forma de arbusto, cuja altura não ultrapassa 2 m;
- A memória de Lewandowski é uma espécie arbustiva, classificada como variedade autoestéril e, portanto, necessita de polinizadores para frutificar.
Nas regiões russas, os cerapaduses ainda não encontraram ampla distribuição, pois nem todo mundo gosta da presença de um toque de cereja de passarinho nas frutas. Além disso, são frequentemente utilizados como porta-enxerto para culturas de cerejas, cerejeiras e ameixas.
Regras para plantio e cuidado
Recomenda-se a compra de mudas jovens de cerapadus em locais especializados, o que evitará engano e falsificação da planta. A árvore é plantada no início do outono ou na primavera. Na maioria dos casos, o trabalho de plantio é realizado em abril.
Um local com tipo de solo neutro é considerado ideal para seleção, sendo possível utilizar solo com qualidades médias de fertilidade. Para cerapadus, iluminação e luz solar suficiente são importantes, portanto áreas sombreadas não são adequadas para o plantio. A planta não tolera bem as correntes de ar, por isso não escolha áreas abertas com rajadas de vento.
Se a variedade for autofértil, leve 2 ou 3 mudas para plantio, mantendo distância de 2,5 m entre cada planta e 3 m entre linhas.
Para aumentar a taxa de sobrevivência, o sistema radicular é tratado por imersão em água ou solução “Kornevin”. Antes de plantar a muda, coloque um copo de nitrophoska na cova. É importante endireitar cuidadosamente as raízes, distribuindo uniformemente os brotos. O buraco é preenchido até a metade e depois umedecido com um balde de água morna. Depois que as raízes estão completamente cobertas com terra, a superfície do solo próxima à muda é coberta com turfa, serragem ou aparas.
Nos primeiros 2 anos, a árvore não difere no crescimento e é observado retardo de crescimento. A fertilização é feita na primavera, focando no estado da árvore; a frequência recomendada é uma vez a cada 2 anos. A planta necessita da formação de uma copa, que se forma em 2 a 3 camadas, deixando no máximo 4 ramos esqueléticos em cada uma. Para uma melhor floração, antes da abertura dos botões, a planta é pulverizada com uma solução de calda bordalesa a 2%. A propagação de ervas daninhas e pragas deve ser controlada; se aparecerem insetos nocivos, devem ser utilizadas preparações específicas de acordo com as instruções.