Se compararmos ameixas e cerejas, elas são os parentes mais próximos das frutas com caroço. Levando isso em consideração, foi criado um híbrido ameixa-cereja, criado a partir de materiais compatíveis para cruzamento. Um tipo bem conhecido de híbrido de ameixa e cereja é Omskaya nochka. A variedade é caracterizada por alto rendimento, resistência à geada e frutificação precoce.
História de origem
O professor Hansen foi o primeiro a produzir híbridos de ameixa e cereja nos EUA. O material inicial são duas árvores - Cereja Bessey e ameixa japonesa.Das cerejas, o híbrido recebeu despretensão de cultivo, e das ameixas - o tamanho e formato da fruta, além do sabor.
O cultivo e os testes mostraram que os híbridos produzem uma colheita rica e toleram temperaturas abaixo de zero.
Continuamos a seleção em Krasnoyarsk e Altai e cultivamos com sucesso no sul dos Urais. Os híbridos são utilizados como cultura puramente frutífera e, como resultado da seleção, foram obtidos diversos porta-enxertos para mudas do gênero ameixa. Os híbridos são uma cultura promissora.
Descrição da variedade
A cereja Omsk atinge uma altura de 110-140 cm e os frutos são grandes e de cor escura. O peso dos bagos chega a 15 G. O período de maturação é na segunda quinzena de agosto. Dá uma boa colheita e está no início da produção. Frutificação abundante já a partir do segundo ano de crescimento.
A descrição da variedade afirma que os frutos possuem polpa macia e doce. O polinizador pode ser da variedade Bessey.
Os híbridos são resistentes ao amortecimento, de baixa estatura e possuem copa extensa. Eles não são danificados no inverno e podem ficar completamente cobertos de neve.
O híbrido floresce um pouco mais tarde que as ameixas tradicionais, evitando as geadas da primavera. O rendimento é de 30-40 kg por arbusto.
O sistema radicular é ramificado, por isso inverna bem e tolera a seca.
A árvore dá uma rica colheita. Os galhos às vezes ficam sobrecarregados e dobram-se até o chão.
Características de plantio e cuidado
Os híbridos SVG são plantados aos pares. Neste caso, são selecionadas plantas pertencentes a diferentes variedades. O plantio é feito em morros especialmente criados com drenagem de pedrinhas e almofada isolante de calor. Isso protege as mudas do congelamento no inverno e do alagamento na primavera. Se o solo for argiloso, será necessário adicionar areia.
Um pré-requisito é a aplicação de fertilizantes orgânicos.
Na hora de escolher um local, dê preferência ao lado sul, próximo a uma residência ou anexo. Se plantado no lado norte, cerque-o com arbustos altos que protegerão o híbrido do vento. Proximidade ideal de árvores coníferas.
Para enraizar rapidamente, plante o arbusto em solo aquecido e regue-o com água morna e sedimentada.
Primeiro, amarre a árvore a um suporte e forme um círculo próximo ao tronco cercado por um rolo de terra.
A variedade é autoestéril, então plante polinizadores próximos, ou seja,
ameixas e cerejas. A distância entre os híbridos deve ser de pelo menos 2 metros.
Regras de cuidado:
- Cuidar do arbusto é o mesmo que cuidar de uma ameixeira comum. Não há grande necessidade de rega; irrigar o mato como último recurso, quando a recarga natural não é suficiente devido ao clima.
- O tratamento com compostos especiais ajudará a proteger a planta contra doenças e pragas.
- Alimente periodicamente o solo com um complexo de micronutrientes. Fertilizantes - nitrogênio, cinza de madeira, potássio, flúor. Na maioria das vezes, o reabastecimento é realizado no outono, antes da primeira geada. Isso permitirá que a árvore fique saturada com microelementos úteis e hiberne com sucesso.
- Afrouxe periodicamente o círculo ao redor do tronco.
- Podar os arbustos e remover os galhos que não dão frutos.
- Caso não tenha sido possível plantar uma muda antes da chegada do frio, ela é enterrada em um recipiente e armazenada na adega até que ocorram condições favoráveis.
Controle de doenças e pragas
O principal perigo que as culturas de frutas com caroço enfrentam é a moniliose. A madeira seca como se tivesse sido queimada. Inicialmente, as flores são afetadas, depois as folhas e, por fim, os brotos. Quando a doença aparece, os ramos afetados são cortados e queimados.Para fins preventivos, pulverize com calda bordalesa.
Para proteção contra roedores, as mudas jovens são embrulhadas em fibra sintética não tecida e cobertas com galhos de pinheiro.
É importante lembrar que não se trata de uma cereja ou de uma ameixa, mas sim de uma cultura independente que possui características próprias de crescimento e desenvolvimento.