A variedade doméstica de ameixa Volzhskaya krasavitsa, com frutas grandes e saborosas, é difundida em toda a Rússia Central. A colheita da ameixa começa a frutificar em 4 anos a partir do momento em que é plantada na horta. A variedade distingue-se pelo amadurecimento precoce, rendimento abundante e boa resistência ao frio. Frutos grandes com características de sabor maravilhosas, adequados para diversos fins.
- História da seleção da beleza do Volga
- Descrição e características distintivas da ameixa
- Características da variedade de ameixa Volga Beauty
- Resistência da ameixa a temperaturas abaixo de zero e à seca
- Suscetibilidade a insetos e doenças
- Polinizadores de ameixa
- Rendimento e frutificação da ameixa
- Armazenamento e uso de frutas
- As principais vantagens e desvantagens das ameixas
- Como plantar uma ameixa em um terreno
- Decidindo sobre prazos
- Escolhendo o local ideal para o plantio de ameixas
- Vizinhos de ameixas compatíveis e incompatíveis
- Preparação de mudas
- Processo tecnológico de plantio
- Regras para cuidar da ameixa bonita do Volga
- Regar e fertilizar
- Formação da coroa
- Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
- Cuidados com o tronco da árvore
- Protegendo ameixas de roedores
- Abrigo para o inverno
- Avaliações de jardineiros experientes sobre a variedade de ameixa Volzhskaya krasavitsa
História da seleção da beleza do Volga
Em 1939, em uma estação experimental de horticultura na cidade de Kuibyshev, o criador Evgeniy Petrovich Finaev cruzou as variedades Renclod Beauvais e Skorospelki tinto. Foi assim que se obteve um tipo de ameixa, chamada de beleza do Volga. Em 1965, a variedade foi incluída no registro estadual da Federação Russa. As árvores frutíferas são zoneadas para as regiões do Baixo Volga, Médio Volga e Central.
Descrição e características distintivas da ameixa
A ameixa cresce rapidamente, atingindo 6 a 7 m de altura. O tronco é reto, a casca é lisa, cinza com tonalidade acinzentada. Os galhos são poderosos, nus. Existem pequenas quantidades de lentilhas brancas. A coroa é moderadamente densa, elevada e esférica.
As folhas grandes, ovais, são planas, foscas, medianamente pubescentes, com base arredondada e ápice pontiagudo. A lâmina foliar possui borda serrilhada-crenada, presa a um pecíolo médio e grosso com 2 glândulas coloridas. Os frutos da ameixa se desenvolvem nos brotos do buquê. As flores brancas são coletadas em inflorescências de 2-3 peças.
Os frutos da ameixa são ovais, grandes, com costura proeminente, pesam aproximadamente 35 G. As ameixas maduras com uma cobertura cerosa pronunciada adquirem uma cor púrpura sólida e um tom avermelhado. A pele é moderadamente densa. Há uma quantidade moderada de pontos subcutâneos brancos.A polpa é uniformemente amarelo-laranja, suculenta, com agradável sabor agridoce (4,5 pontos). O suco é claro. O osso é oval, de tamanho médio, pontiagudo em ambos os lados e sai facilmente.
Características da variedade de ameixa Volga Beauty
O sucesso de propagação da beleza do Volga por mudas verdes é de cerca de 40%. Mais frequentemente, a criação é realizada por enxertia. A ameixa prefere solos de chernozem argilosos leves e médios, moderadamente úmidos. Ela cresce melhor em solos dolomíticos ou margosos calcários de composição argilosa-carbonatada.
As ameixas toleram bem geadas leves em áreas protegidas e bem iluminadas do vento.
Muitas pessoas gostam de frutas grandes e suculentas com polpa doce amarela brilhante. Esta variedade é muito apreciada pelos jardineiros devido ao seu amadurecimento precoce, bem como à frutificação regular e abundante, sujeita a rega adequada e alimentação sistemática.
Resistência da ameixa a temperaturas abaixo de zero e à seca
Graças à casca grossa da ameixa, a beleza do Volga consegue suportar o frio moderado sem consequências. Em termos de robustez invernal, a qualidade da casta é média. Durante geadas severas, os botões vegetativos podem congelar e desmoronar, reduzindo o rendimento das ameixas. Suporta bem anos secos.
Suscetibilidade a insetos e doenças
A variedade de ameixa Volga Beauty raramente produz chiclete. A planta também é resistente à podridão cinzenta. O risco de danos aumenta quando danificado pela mariposa da ameixa ou da cereja. A suscetibilidade à mariposa é baixa, 0,5-1%.
Polinizadores de ameixa
A variedade é considerada autofértil, se você plantar várias ameixas com períodos de floração semelhantes nas proximidades, poderá melhorar o rendimento.Os polinizadores adequados para a beleza do Volga são Skorospelka red, Zhiguli, Mirnaya, Ternosliva Kuibyshevskaya.
Rendimento e frutificação da ameixa
A partir do momento em que são plantadas em local permanente, as mudas de ameixa começam a frutificar em 4 a 5 anos. O rendimento das fruteiras de 6 a 8 anos é de cerca de 8 a 10 kg, após 9 a 12 anos - 13 a 25 kg. A floração começa em meados de maio. O sabor da fruta adquire uma doçura característica no início de agosto. A colheita é feita do dia 10 ao dia 25. A aptidão para transporte de ameixas é média. Recomenda-se consumir as frutas antes do início de setembro.
Armazenamento e uso de frutas
A colheita é feita em clima seco e ensolarado, o que prolonga a vida útil das ameixas frescas. Depois da chuva, os frutos molhados ficam moles e o sabor torna-se menos pronunciado. As drupas colhidas são colocadas em até 4 camadas em recipientes de madeira ou plástico forrados com papel.
Durante o período de armazenamento, as ameixas começam a perder suas propriedades benéficas e características gustativas, por isso é recomendável consumir ou processar imediatamente os frutos.
As frutas verdes são deixadas vários dias em ambientes com temperatura ambiente de 22 a 25 graus. O prazo de validade em temperaturas de até 6 graus sem acesso à luz solar direta e umidade do ar não superior a 90% é de 2 semanas. Para armazenamento de longo prazo, os frutos da ameixa são congelados após a remoção do caroço.
As principais vantagens e desvantagens das ameixas
As principais qualidades positivas da bela ameixa Volga incluem frutificação abundante e regular, floração e maturação precoces, tamanho grande e excelente sabor, além de capacidade de transporte.
Entre as características negativas, destacam-se o grande tamanho das árvores, a ameaça de congelamento dos botões florais devido às geadas tardias e a probabilidade de quebra da casca em uma estação com chuvas intensas.
Como plantar uma ameixa em um terreno
Para cultivar uma ameixeira saudável e bem desenvolvida, muitos fatores devem ser levados em consideração no momento do plantio. É dada especial atenção à escolha da muda, são selecionados polinizadores adequados, vizinhos compatíveis e locais de plantio.
Decidindo sobre prazos
A bela ameixa do Volga pode ser plantada no outono (final de setembro) ou de meados de abril ao início de maio. O plantio na primavera é considerado mais racional. A muda é colocada em solo quente, permitindo que ela se adapte rapidamente a um novo local e desenvolva suas raízes e partes aéreas antes do início do frio do inverno.
Escolhendo o local ideal para o plantio de ameixas
A variedade Volga Beauty é preferencialmente plantada em terrenos planos ou áreas com ligeiro declive. A ameixa adora muito sol, cresce melhor e produz mais frutos em locais bem iluminados e protegidos do vento. O solo deve ser respirável, por exemplo, argiloso leve ou médio. Não é recomendado o plantio de ameixas em terras baixas com alto grau de umidade do solo, bem como em áreas com lençóis freáticos próximos.
Vizinhos de ameixas compatíveis e incompatíveis
A ameixa pode ser plantada ao lado da macieira. O cultivo conjunto com cerejas, cerejas, pêssegos, nozes e peras é indesejável. A beleza do Volga coexiste pacificamente com arbustos de framboesa, groselha, groselha, madressilva e bérberis.
Preparação de mudas
É aconselhável adquirir árvores de 2 anos com 1 a 1,5 m de altura, na hora de escolher preste atenção nas raízes e no aspecto da planta. O sistema radicular deve ser bem desenvolvido, ligeiramente úmido e ter pelo menos 20 cm de comprimento.Mudas saudáveis apresentam casca lisa, sem danos e brotos secos. Antes de plantar, remova folhas, galhos quebrados e raízes secas.
Processo tecnológico de plantio
Decidida a localização, cave um buraco com 0,5 m de profundidade e 1 m de largura, misturando o solo com fertilizantes orgânicos ou minerais complexos. A mistura resultante é colocada no buraco em forma de monte e uma estaca de madeira é colocada lá.
A muda é colocada em uma elevação de terra preparada no lado norte em relação à estaca, as raízes são esticadas e posicionadas uniformemente e polvilhadas com terra. Nesse caso, a árvore é sacudida periodicamente, o solo é pisoteado um pouco para que não haja vazios.
O colo da raiz deve estar localizado a uma distância de 5 cm do nível do solo. Após o plantio, a muda é amarrada em um suporte.
Afastando-se meio metro do tronco, cave um buraco ao redor do perímetro para irrigação. Para 1 ameixa você precisa de 3 baldes de água. Depois disso, a área do tronco da árvore é coberta com serragem ou esterco podre.
Regras para cuidar da ameixa bonita do Volga
Como qualquer árvore frutífera, a ameixa requer cuidados sistemáticos. Para obter uma colheita boa e saborosa, é necessário garantir rega, fertilização, poda adequadas e tratamento oportuno contra pragas e doenças. É dada a devida atenção à formação da copa e ao cuidado do tronco da árvore.
Regar e fertilizar
Ao organizar a irrigação, é importante manter o equilíbrio. A seca faz com que os ovários caiam e a umidade excessiva pode causar rachaduras nos frutos. A umidade adicional não fará mal durante a floração, formação e amadurecimento das ameixas, após a colheita dos frutos e antes do início do frio.
Os fertilizantes podem ser aplicados durante toda a safra, seguindo a quantidade recomendada de substâncias. Na primavera e no outono a fertilização visa nutrir as raízes, no verão trata-se a parte aérea. Na primavera são realizadas 3 mamadas:
- antes da floração: 30 g/m2 solução de nitrato de amônio;
- durante a floração: 10 g de uréia/5 l de água;
- após a floração: infundir 1 kg de excremento de frango em 12 litros de água (consumo 2 litros por ameixa).
No verão, são utilizados suplementos de potássio e fósforo. No outono, as árvores são fertilizadas para prepará-las para o inverno. Mais frequentemente eles usam cloreto ou sulfeto de potássio, superfosfato.
Formação da coroa
No primeiro ano de crescimento, a muda de ameixa não precisa ser podada. A partir do 2º ano da primavera, quando os botões despertam, passam a formar uma copa do tipo escassamente escalonada ou sem amarração, evitando espessamentos fortes ou desbaste excessivo. A posição principal deve ser ocupada pelo condutor central, que está cortado em 2/3. Os ramos principais ficam com 20 cm de comprimento, os rebentos laterais são encurtados para 15 cm acima do botão direcionados para baixo.
A poda é repetida no verão, retirando crescimentos de até 20 cm, os galhos fortes são dobrados e presos com barbante. Para a ameixa do Volga, é preferível o tipo de camada esparsa com a formação de três camadas:
- para o primeiro, utilize 3 ramos a uma altura de cerca de 70 cm da superfície do solo;
- o segundo é feito de 2 ramos a 70 cm do primeiro;
- a terceira camada de 1 ramo é colocada a uma distância de 50 cm da segunda.
Os cuidados adicionais com a ameixa envolvem o desbaste anual e a remoção de ramos competitivos, secos e danificados.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Uma bela ameixeira do Volga, forte e bem cuidada, é resistente às principais doenças, bastando realizar periodicamente medidas preventivas para protegê-la.Quando aparecem sinais de danos, medidas de emergência tornam-se necessárias.
Para clasterosporíase, moniliose e desenvolvimento de fungos, são utilizados os seguintes remédios:
- na primavera 2 tratamentos com “Fitosporina” de acordo com as instruções;
- no final da floração, durante o período vegetativo, 2 tratamentos com “Horus” ou “Skor”;
- para prevenção, solução de uréia a 5%, calda bordalesa a 3%, Actellik.
Para pulgões usam “Bitoxibacilina”, “Skor”, “Planriz”, “Zircão”, “Aktofit”. Para evitar que o elefante cereja se reproduza, cave o solo debaixo da árvore na primavera.
Cuidados com o tronco da árvore
Durante o primeiro ano após o plantio, é importante afrouxar e limpar cuidadosamente as ervas daninhas da camada superior do solo ao redor do tronco da ameixa. Isso fornecerá à árvore jovem máxima nutrição e saturação de oxigênio e promoverá um enraizamento rápido e um desenvolvimento normal.
Protegendo ameixas de roedores
Lebres e ratazanas podem danificar ameixeiras, por isso você deve cobrir os troncos com segurança ou usar repelentes especiais. Para proteger a casca, as árvores são embrulhadas com spunbond, feltro, fibra de vidro ou materiais adequados disponíveis. Você pode colocar ramos de abeto ao redor da ameixa e instalar uma malha de metal.
Abrigo para o inverno
A muda jovem não necessita de alimentação. Para o inverno, deve ser coberto com galhos, uma camada de feno e amarrado com corda. Você também pode embrulhar a árvore jovem em várias camadas de papel. Nas plantas adultas, o círculo do tronco é coberto, os troncos e galhos grandes são esbranquiçados.
Avaliações de jardineiros experientes sobre a variedade de ameixa Volzhskaya krasavitsa
Oleg, 45 anos
A variedade de ameixa Volzhskaya cresce no jardim há 12 anos. A árvore cresceu muito, colho todo ano, os frutos são grandes e muito saborosos. O principal é cuidar da árvore de maneira correta e oportuna.
Lyudmila, 37 anos
Eu realmente gosto dessa variedade. Cresce no local sem polinizadores. As ameixas são muito suculentas, saborosas, quase todas consumidas frescas. Eles ficam bem nos galhos e não caem por muito tempo quando estão maduros. É difícil alcançar todos os galhos, a árvore cresceu muito.