Se você escolher uma fruticultura para regiões com invernos rigorosos, a bela ameixa da Manchúria será uma das melhores opções. Esta planta compacta não apresenta quaisquer requisitos especiais para as condições de cultivo, é caracterizada por um maior grau de resistência à geada e pela capacidade de produzir rendimentos estáveis, embora moderados. Para cultivar a bela ameixa da Manchúria, basta aderir à tecnologia agrícola correta e escolher apenas material de plantio de alta qualidade.
- História da seleção da beleza da Manchúria
- Características distintivas e descrição da variedade
- Características
- Resistência varietal a temperaturas abaixo de zero e à seca
- Suscetibilidade a doenças e parasitas
- Variedades polinizadoras
- Produtividade e frutificação
- Onde são usados os frutos da árvore?
- Os principais prós e contras da cultura
- Plantando ameixas no local
- A melhor época para plantar
- Local de pouso ideal
- Vizinhos favoráveis e indesejáveis
- Seleção e preparo de mudas
- Processo tecnológico de plantio
- Cuidado adequado com as plantas
- Irrigação e fertilização
- Formação da coroa
- Tratamentos preventivos
- Afrouxamento e cuidado do círculo do tronco da árvore
- Preparando-se para o inverno
- Avaliações de jardineiros experientes sobre a variedade
História da seleção da beleza da Manchúria
A seleção das mudas de ameixa da Manchúria foi realizada por M.F. Ivanov, que viveu na Manchúria (século XX). As plantas jovens chegaram ao Extremo Oriente no final dos anos 20; foram enviadas por A.A. Taratukhin. E o criador N.N. tornou-se o distribuidor da promissora ameixa da Manchúria. Tikhonov. A variedade foi obtida pelo cruzamento de três variedades de ameixa: Chinesa, Ussuri e Simona.
Características distintivas e descrição da variedade
A ameixa da Manchúria é uma árvore de crescimento rápido, pois seu condutor central é fracamente expresso, sendo muitas vezes considerada um grande arbusto. A planta atinge apenas 1,6-1,8 metros de altura. A copa densa e arredondada é formada por ramos castanho-acinzentados e rebentos castanhos curvos. A casca tem textura escamosa, devido ao despertar ativo dos botões observa-se aumento da ramificação.
Pequenas flores são encontradas nos galhos do buquê. Um botão contém até três flores brancas, que abrem antes das folhas.
O aparato foliar distingue-se pela sua cor verde escura e superfície brilhante. As lâminas das folhas crescem até 10 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura. A forma é elíptica, a parte superior é pontiaguda e a placa em si é ligeiramente côncava.
O formato da bela ameixa da Manchúria é predominantemente redondo, prensado na base, apresenta um funil estreito e profundo e uma sutura ventral bem visível. O peso médio é de 15 a 20 gramas, mas existem exemplares grandes - até 30 gramas. O pedúnculo é curto e grosso.
A pele não é suficientemente densa, é fina e de cor bordô escuro com laivos azulados. O osso é oblongo, pequeno e difícil de separar. O sabor das belas ameixas da Manchúria é doce e azedo, o aroma é fraco.
O teor de açúcar da ameixa Manchurian Beauty é de 15%, matéria seca 24%, ácidos tituláveis - 1,7%. Existem quase 9 miligramas de ácido ascórbico por 100 gramas de produto.
Características
A bela ameixa Chuya, como também é chamada a variedade, ganhou reconhecimento entre os entusiastas da jardinagem por sua resistência a fatores ambientais adversos. Para cultivá-lo com sucesso, é necessário considerar com mais detalhes todos os pontos fortes e fracos.
Resistência varietal a temperaturas abaixo de zero e à seca
A bela ameixa da Manchúria de Ussuriysk é uma variedade resistente ao frio e possui um alto grau de resistência ao gelo. A planta tolera com segurança baixas temperaturas de até -40 graus.A resistência à seca é boa, mas em climas quentes recomenda-se regar abundantemente a ameixa, a frequência de irrigação é uma vez a cada 10-12 dias.
A falta de umidade, assim como o excesso dela, não se reflete da melhor forma na colheita futura.
Além disso, você não deve permitir que a umidade fique estagnada no solo, caso contrário, há uma grande probabilidade de desenvolvimento de processos de putrefação no sistema radicular da árvore.
Suscetibilidade a doenças e parasitas
Na bela ameixa da Manchúria, jardineiros experientes notam maior imunidade às principais doenças e insetos nocivos.Portanto, ao cultivá-la no Extremo Oriente, não há perigo de infecção por rubéola. A planta apresenta nível de resistência suficiente à kleasterosporiose, bem como às infecções fúngicas que provocam o aparecimento de coccomicose. Somente contra a moniliose a ameixa da Manchúria não tem imunidade.
Para prevenir o desenvolvimento de doenças e a invasão de insetos nocivos, é necessário tomar medidas preventivas tanto no outono como na primavera.
Variedades polinizadoras
Como a bela ameixa da Manchúria não é uma planta autofértil, ela precisa de variedades polinizadoras adicionais para uma frutificação eficaz. É melhor usar ameixas douradas dos Urais, Ussuri, vermelhas dos Urais ou da Manchúria para esses fins. Os indicadores de produtividade da ameixa da Manchúria aumentam significativamente se 2-3 variedades com os mesmos períodos de floração forem plantadas em uma parcela próxima.
Produtividade e frutificação
A bela ameixa da Manchúria é uma planta de produção rápida. A primeira colheita já pode ser obtida no terceiro ano após o plantio em local permanente. A frutificação é estável. Uma planta jovem produz de 8 a 10 quilos de ameixas deliciosas e uma planta adulta produz até 24 quilos.
Para evitar a queda da colheita, a colheita deve ser feita 3-4 dias antes da maturidade para o consumo.
Onde são usados os frutos da árvore?
As ameixas Manchurian Beauty distinguem-se por toda uma gama de componentes úteis, sabor de sobremesa e ligeira acidez. Podem ser utilizados no preparo de preparações caseiras, compotas e geléias, sendo também muito saborosos quando consumidos frescos.
Os principais prós e contras da cultura
A bela ameixa da Manchúria tem uma lista completa de características positivas, incluindo:
- precocidade;
- finalidade universal das frutas;
- altas qualidades de consumo e produto;
- facilidade de atendimento;
- resistência ao gelo;
- resistência à seca;
- aumento da imunidade a doenças e indivíduos parasitas;
- rendimento estável.
Entre as desvantagens da ameixa da Manchúria estão:
- a necessidade de moldagem regular da copa devido à intensa taxa de crescimento da árvore;
- dependência da produtividade da variedade em relação a outros polinizadores.
Plantando ameixas no local
Para obter bons resultados, recomenda-se respeitar o momento e a tecnologia de plantio da ameixa da Manchúria.
A melhor época para plantar
Quando cultivada nas regiões norte, é necessário determinar a bela ameixa da Manchúria para um lugar permanente no jardim na primavera. Se o trabalho for realizado no outono, há uma grande probabilidade de danos causados pela geada nas mudas.
Local de pouso ideal
A cultura é mais produtiva em áreas bem iluminadas e protegidas de correntes de vento. A profundidade do lençol freático no local de plantio não deve ser inferior a 1,5 metros. Vale a pena preparar a cova em uma colina, pois o plantio em várzea traz consigo os efeitos nocivos do ar frio estagnado sobre a planta jovem.
Vizinhos favoráveis e indesejáveis
Recomenda-se colocar a ameixa da Manchúria da macieira e dos arbustos do jardim a uma distância de 3-4 metros. A proximidade de uma pêra alta não tem o melhor efeito na beleza de Chuya, a planta não recebe luz solar suficiente. Dada a baixa estatura da fruticultura, não vale a pena identificá-la próxima a plantações decorativas decíduas e coníferas.
Seleção e preparo de mudas
É mais aconselhável adquirir mudas anuais ou bienais com sistema radicular bem desenvolvido.Seus galhos devem ser elásticos, sem sinais de doenças, sinais de podridão e danos diversos. As raízes não devem estar secas. Antes do plantio, são mantidos em purê de argila por várias horas.
Processo tecnológico de plantio
Para evitar a estagnação da umidade no futuro, uma camada de drenagem com 10 centímetros de espessura deve ser colocada no buraco. Para a ameixa da Manchúria, é preferível solo argiloso, podzólico e encharcado com acidez moderada. Para fertilizar o solo, são adicionados composto (30 quilos), azofoska (800 gramas), uréia (200 gramas) e cloreto de potássio (200 gramas) por metro quadrado. A composição nutricional é adicionada durante a escavação.
Processo de desembarque passo a passo:
- Uma mistura de solo em forma de monte é despejada em um buraco preparado com profundidade e diâmetro de 60 centímetros.
- Coloque a muda no centro e endireite as raízes. Não há necessidade de aprofundar o colo da raiz, ele deve estar 3-4 centímetros acima do nível do solo.
- As raízes são borrifadas e o solo cuidadosamente compactado para eliminar vazios.
- Um sulco é formado ao redor da muda e são adicionados 1-1,5 baldes de água.
- O solo é coberto com turfa ou húmus.
Cuidado adequado com as plantas
A bela ameixa da Manchúria não requer uma abordagem especial em termos de cuidados. Basta umedecer o solo em tempo hábil, retirar o mato, aplicar adubação e realizar podas padrão.
Irrigação e fertilização
As atividades de irrigação são realizadas uma vez por mês. O solo deve ser umedecido até 40 centímetros. O fertilizante é aplicado após 2 a 3 anos, utilizando uma composição de verbasco (2 quilos), uréia (25 gramas) e nitrato de amônio (25 gramas). No verão, as cinzas são utilizadas na proporção de 200 gramas por 1 metro quadrado.
Formação da coroa
A poda deve ser feita na primavera ou no outono, antes do início do frio. A moldagem da ameixa é realizada a partir do segundo ano e continua até os 4 anos. Posteriormente, são removidos ramos incompetentes e brotos danificados. A superfície da ferida é tratada com verniz de jardim.
Tratamentos preventivos
Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é necessário desbastar periodicamente a copa da ameixa. Vale a pena retirar folhas e frutos caídos do círculo do tronco da árvore. É eficaz tratar plantas com calda bordalesa (3 vezes por temporada) contra microrganismos patogênicos.
Afrouxamento e cuidado do círculo do tronco da árvore
Após cada irrigação, é necessário soltar o solo para evitar a falta de oxigênio nas raízes. Recomenda-se cobrir o solo com húmus, turfa e grama recém-cortada.
Preparando-se para o inverno
As plantações jovens são protegidas com material não tecido ou estopa. Nas árvores maduras, o tronco é esbranquiçado e o círculo do tronco é coberto com serragem, agulhas de pinheiro e palha.
Avaliações de jardineiros experientes sobre a variedade
A beleza da ameixa da Manchúria tem críticas em sua maioria positivas. É valorizado por sua resistência, resistência ao gelo e alta imunidade. Até mesmo jardineiros novatos podem cultivar a colheita.