A ameixa Presidente de maturação tardia conquistou o reconhecimento dos jardineiros pela resistência à seca, alta produtividade e transportabilidade da fruta. Esta planta é cultivada ativamente não apenas em hortas, mas também em escala industrial. A variedade de seleção de inglês é considerada promissora e confiável. Para que a ameixa Presidente dê frutos de forma consistente e abundante, é necessário conhecer seus pontos fortes e fracos, regras de plantio e cuidado.
- Descrição externa da árvore
- Altura do tronco e tamanho da copa
- Sabor e tipo de fruta
- Prós e contras da cultura
- Características da variedade
- Clima e regiões em crescimento
- Suscetibilidade a doenças e insetos
- Resistência a temperaturas abaixo de zero e secas
- Variedades polinizadoras
- Período de floração e amadurecimento
- Produtividade por árvore
- Transportabilidade e aproveitamento da fruta
- Como cultivar uma ameixa em um terreno
- Datas de desembarque
- Lugar ideal
- Vizinhos recomendados e contra-indicados
- Preparação de material de plantio
- Tecnologia de pouso
- Como cuidar de uma árvore
- Irrigação e fertilização
- Cuidados com o tronco da árvore
- Formação
- Preparando-se para o inverno: proteção contra roedores e caiação
Descrição externa da árvore
A ameixa presidente é caracterizada como uma planta de crescimento intenso e não colunar. Todos os anos a árvore produz um grande número de ramos laterais anuais, o que requer desbaste regular.
Altura do tronco e tamanho da copa
A cultura da fruta com caroço atinge uma altura de 3,5-4 metros. As mudas se diferenciam pela capacidade de adaptação rápida às novas condições e seu crescimento anual é de 40 centímetros. A copa das plantações jovens tem aparência semelhante a uma pirâmide, mas com o tempo adquire formato esférico. Nos primeiros anos, o crescimento jovem é direcionado verticalmente para cima, somente após o início da frutificação assume a posição horizontal.
A casca da ameixa President distingue-se pela sua cor verde acinzentada e superfície lisa. Os rebentos eretos e grossos são de cor castanho-avermelhada e não apresentam pubescência. As lentilhas frequentemente localizadas nos brotos são de tamanho médio e de cor branca. As lâminas foliares são grandes, sem pubescência, de cor verde escura e formato amplamente arredondado.
Formam-se inflorescências de 2-3 flores. Sua forma é rosa, branca e de tamanho grande. Os frutos são encontrados principalmente nos ramos do buquê.
Sabor e tipo de fruta
A variedade de ameixa President é caracterizada por ter frutos grandes, pesando em média 50 gramas, mas também há exemplares com peso de 70 gramas.Os frutos são em sua maioria unidimensionais, têm formato redondo, casca moderadamente densa e cobertura cerosa. A cor das ameixas à medida que amadurecem muda de verde para azul com um toque de roxo. A polpa é moderadamente elástica, a cor é predominantemente amarela.
As qualidades comerciais e de consumo da ameixa President são de alto nível. A polpa tenra e doce apresenta leve acidez. A semente da variedade pode ser separada sem muita dificuldade. O suco da fruta é claro. Avaliação de degustação de ameixa Presidente em 5 pontos 4.5.
O teor de açúcar da variedade é de 8,5%, a acidez é de 2,46% e a matéria seca é de 15,5%. O conteúdo de ácido ascórbico nas ameixas President por 100 gramas é de 6,12 miligramas.
Prós e contras da cultura
Entre as características positivas da variedade President, os jardineiros experientes destacam:
- fruta grande;
- excelente sabor de frutas;
- excelente apresentação;
- grau suficiente de resistência ao gelo;
- a safra colhida não tem medo de ser transportada por longas distâncias;
- despretensão às condições de cultivo;
- resistência a fatores ambientais adversos;
- autofertilidade;
- rendimento alto e estável.
Mas a ameixa presidencial também tem suas desvantagens:
- a necessidade de formação anual;
- tendência a goma;
- requer a instalação de suportes adicionais para ramos frutíferos;
- baixo nível de resistência à traça da ameixa, pequenos pulgões e moniliose.
Características da variedade
Plum President é muito popular entre os entusiastas da jardinagem e as críticas sobre ele são em sua maioria positivas.
Clima e regiões em crescimento
Devido à sua capacidade de adaptação rápida às novas condições, esta variedade de fruta pode ser cultivada ativamente na Sibéria, nos Urais, na Ucrânia e na Moldávia.
Suscetibilidade a doenças e insetos
Se você seguir todas as recomendações relativas ao cultivo de frutas, o risco de desenvolver doenças perigosas e invasão de insetos nocivos será minimizado. Plum President é suscetível a doenças como:
- Clusterosporíase. A mancha buraco aparece como manchas marrons não só nos frutos, mas também nas folhas. As partes afetadas da árvore começam a secar depois de algum tempo. O tratamento é realizado com oxicloreto de cobre ou calda bordalesa a 1%.
- Frutas e podridão cinzenta. A doença é identificada por feios crescimentos cinzentos nas lâminas das folhas da planta e dos frutos. Há também um revestimento branco ou cinza. Contra o apodrecimento das ameixas o Presidente usa calda bordalesa 1%, Hom.
- Moniliose. A doença é identificada pela presença de saburra branca nos frutos, ressecamento e queda das folhas. Eles usam a droga Hórus contra ele.
- Descarga gengival. A origem do problema são os besouros. As plantas são tratadas com solução de cobre a 1%.
Entre os indivíduos parasitas frequentemente encontrados na ameixa Presidente estão:
- crisopídeos (droga Karbofos);
- pulgões (solução de sabão);
- mariposa (Karbofos).
Resistência a temperaturas abaixo de zero e secas
A variedade de ameixa President posiciona-se como uma planta com alto nível de resistência à geada e à seca. A fruticultura não tem medo do tempo seco e do frio.
Variedades polinizadoras
Para a polinização eficaz da ameixa Presidente, são necessárias plantas como Red Skorospelka, Mirnaya, Renklod Altan e Kuibyshev Ternosliva. Colocá-lo perto de Amersom, Joyo, Herman, Renclad Khramov, Rusch Gestetter, bem como Rival, Kabardian early tem um efeito positivo na variedade.
Período de floração e amadurecimento
A fase de floração da ameixa Presidente ocorre em meados de maio.Grandes colheitas só podem ser colhidas na segunda quinzena de setembro. Se o verão não foi muito favorável, os frutos só amadurecerão no final de setembro.
Produtividade por árvore
A planta começa a frutificar apenas no quinto ano após o plantio em local permanente. De uma árvore de até 10 anos, o volume de colheita é de quase 17 quilos, posteriormente de 20 a 40 quilos. Sob condições favoráveis de cultivo e cuidados adequados, é possível retirar quase 70 quilos de uma árvore.
Transportabilidade e aproveitamento da fruta
A ameixa President distingue-se pela boa qualidade de conservação dos frutos, que não têm medo do transporte por longas distâncias e mantêm a sua apresentação por muito tempo. A finalidade da colheita é universal, é utilizada nos preparativos de inverno, no preparo de compotas, sobremesas e também consumida in natura.
Como cultivar uma ameixa em um terreno
O plantio adequado da ameixa Presidente aumenta as chances de uma colheita abundante.
Datas de desembarque
As mudas podem ser plantadas no outono (outubro-final de setembro) e na primavera (março-abril). Mas é melhor quando o trabalho de plantio é feito na primavera, a uma temperatura de 12 graus.
Lugar ideal
Para que os frutos maduros sejam suficientemente doces, é necessário colocar a ameixa Presidente num prado bem iluminado e protegido das correntes de vento. Não é permitido o plantio em áreas úmidas e em locais com lençóis freáticos próximos (até 1,5 metros).
Vizinhos recomendados e contra-indicados
Ao lado da ameixeira Presidente, só a macieira se dá bem. Outras árvores frutíferas não são adequadas como vizinhas para esta variedade. Dos arbustos de frutos silvestres, a melhor opção seria a groselha preta, framboesas e groselhas também são aceitáveis.
Preparação de material de plantio
Recomenda-se comprar mudas no outono, quando não há folhas e é possível ver melhor a casca. Não deve haver vestígios de danos, sinais de doença ou podridão. É aconselhável comprar material de plantio em lojas especializadas e viveiros. Esses exemplares já estão adaptados a condições específicas e podem criar raízes rapidamente em um novo local.
Para evitar o congelamento do sistema radicular da ameixa Presidente, não se deve transportá-la em temperaturas abaixo de 6 graus.
Tecnologia de pouso
Para criar condições confortáveis para o crescimento e desenvolvimento da ameixa Presidente, é necessário:
- Prepare um buraco com 50-60 centímetros de profundidade e 80 centímetros de largura.
- Afastando-se 15-20 centímetros do centro, instale uma estaca de madeira. Sua altura acima do nível do solo deve ser de 70 a 80 centímetros. Este suporte permitirá que você segure com segurança a planta jovem enquanto ela fica mais forte.
- Preencha o buraco com mistura de solo fértil. É composto por solo extraído durante a escavação de um buraco, fertilizante orgânico (20 quilos), superfosfato (500 gramas).
- Coloque a muda, endireite as raízes e polvilhe com substrato de terra.
- Fixe a planta no suporte.
- Regue a ameixa Presidente com água (30-40 litros por planta).
Após a conclusão do trabalho de plantio, recomenda-se cobrir o círculo do tronco da árvore com serragem podre e grama.
Como cuidar de uma árvore
Cuidar da ameixa Presidente consiste em umedecer oportunamente, soltar o solo, remover ervas daninhas e realizar procedimentos de alimentação.
Irrigação e fertilização
Apesar de a ameixa Presidente resistir muito bem ao tempo seco e à falta de humidade, uma grande colheita só é possível se forem observados os padrões e a frequência das actividades de irrigação. Utilizando sistema de irrigação por gotejamento, o procedimento é realizado uma vez a cada 2 semanas. O consumo por plantio de horta na primeira metade do verão é de 4 baldes de água, e na segunda metade – 2 baldes.
Na primavera, as plantas jovens precisam ser alimentadas com uma mistura de uréia (20 gramas) e nitrato de amônio (20 gramas). Para plantios maduros com mais de 5 anos, é necessária uma composição nutricional de composto (1 balde), superfosfato simples (60 gramas), uréia (25 gramas) e cloreto de potássio (20 gramas). Após a colheita, adiciona-se ao solo cobertura de superfosfato (70 gramas), cinza de madeira (300 gramas) e sal de potássio (30 gramas). A quantidade de substâncias úteis é calculada para processar 1 metro quadrado.
Cuidados com o tronco da árvore
A fim de evitar a falta de oxigênio nas raízes da ameixa Presidente, o solo no círculo do tronco da árvore deve ser solto após cada irrigação e chuva.
Se houver ervas daninhas, elas devem ser removidas, caso contrário, elas apenas levarão embora não apenas componentes úteis, mas também umidade. A melhor opção é cobrir o solo ao redor da ameixeira Presidente com serragem e turfa.
Formação
A poda formativa da ameixa Presidente é realizada nos primeiros três anos após o plantio. Os ramos e rebentos laterais são encurtados em 20 centímetros. Graças à poda regular, já no quarto ano a árvore frutífera terá uma estrutura de dois níveis composta por 6 ramos principais. Com a abordagem correta, os ramos laterais da ameixa Presidente ficarão localizados em um ângulo de 45 graus.
Preparando-se para o inverno: proteção contra roedores e caiação
A invasão de roedores é uma séria ameaça para a ameixa Presidente, principalmente os ramos do esqueleto localizados na camada inferior, o tronco e a parte subterrânea da planta sofrem com eles. Existem várias maneiras eficazes de proteger a ameixa do Presidente:
- branquear a colheita de frutas;
- instale uma malha metálica em todo o perímetro do jardim;
- trate o tronco da ameixa Presidente com uma mistura de banha e alcatrão;
- espalhe lascas de turfa embebidas em querosene sobre a área;
- enrole o tronco da ameixa com lã de vidro ou ramos de abeto;
- amarre o caule da planta com meias sintéticas.
Na primavera, quando chega o tempo quente, a proteção adicional deve ser removida das árvores.
A caiação da ameixa President deve ser feita antes do início da geada - no final do outono. Não apenas o tronco da ameixa, mas também seus ramos esqueléticos são processados. Esta técnica permite desinfetar a casca, destruir microorganismos patogênicos e ovos de indivíduos parasitas. Além disso, devido ao sabor amargo, essas plantas deixam de ser presas de roedores, as árvores aumentam sua imunidade e nível de resistência a fatores ambientais adversos.
Para isso, é eficaz a utilização de tinta à base de água ou anilina, que é consumida na proporção de 0,7-1 litro por plantio de jardim. O efeito desta cal dura um ano. Outra opção de cal para a ameixa Presidente consiste em: cal (2 a 3 quilos), sulfato de cobre (300 gramas), argila (1 quilo) e 10 litros de água. Recomenda-se o uso de giz no tratamento de plantas jovens.
A variedade de ameixa President é, com razão, uma das plantas mais promissoras. É despretensioso, de alto rendimento e resistente ao frio. O principal é aderir à tecnologia agrícola correta e o resultado não tardará a chegar.