A ameixa tem muitas variedades e variedades. Um dos representantes mais destacados é a ameixa Generalskaya, variedade com boas qualidades para o cultivo. Foi desenvolvido para as terras da Sibéria e dos Urais, já que ali as ameixas não crescem no ambiente natural. É resistente ao gelo, acumula umidade e possui forte imunidade.
- História da criação da ameixa General
- Descrição da variedade
- O que é característico da cultura
- Resistência à geada e resistência à seca
- Suscetibilidade a insetos e doenças
- Polinizadores e floração
- Produtividade
- Regras para coleta e uso de frutas
- Características do cultivo de ameixas
- Momento do trabalho de plantio
- Preparando mudas e solo
- Processo tecnológico de plantio
- Que cuidados a variedade geral precisa?
- Irrigação e fertilização
- Pulverização
- Formação da coroa
- Cuidando da roda de fixação
- Preparando-se para o inverno
História da criação da ameixa General
Criadores da Sibéria e do Extremo Oriente trabalharam no desenvolvimento da variedade. Tiveram que fazer um grande esforço para desenvolver uma ameixeira adaptada às frequentes geadas destas partes do país. Cientistas do Primorye Research Institute trabalharam no desenvolvimento da variedade na década de 50 do século XX. As tentativas não tiveram sucesso por muito tempo. Porém, foi possível criar uma árvore de tamanho médio, com boas propriedades frutíferas.
Descrição da variedade
A ameixa geral é geralmente de tamanho pequeno; os jardineiros a consideram um arbusto. Outras árvores e arbustos são plantados próximos a ele. Considerado de maturação precoce. Os primeiros frutos amadurecem no terceiro ano de desenvolvimento. As flores e os ovários se formam na primavera, os frutos amadurecem no final do verão ou início do outono. Eles formam uma copa exuberante, os galhos ficam próximos uns dos outros, criando assim a densidade da árvore.
A ameixa forma um pedúnculo denso, que evita a queda do fruto.
O que é característico da cultura
Esta planta é caracterizada pela resistência à geada, boa tolerância ao calor e um forte sistema imunológico. Raramente fica doente. Polinizadores vizinhos são necessários para a frutificação.
Resistência à geada e resistência à seca
A ameixa geral é resistente a baixas temperaturas. Tolera geadas até -40°C, o que é típico da Sibéria e dos Urais. É despretensioso na rega e resiste à seca. A ameixa tem sistema radicular bem desenvolvido, se faltar umidade ela se alimenta das camadas profundas do solo.
Suscetibilidade a insetos e doenças
A ameixa geral tem boa imunidade às doenças mais comuns e raramente fica doente.Recomenda-se a realização de medidas preventivas para a segurança e integridade da fruta. No início da safra, a árvore é inspecionada quanto à presença de larvas de insetos e, se houver, são retiradas. Se aparecerem rachaduras ou danos no tronco, trate-o com sulfato de cobre e cubra-o com verniz de jardim.
Medidas preventivas evitam o desenvolvimento de podridão cinzenta, manchas vermelhas e marrons, ferrugem e citosporose.
Polinizadores e floração
A árvore é autoestéril, para a polinização é necessário plantar nas proximidades a ameixa vermelha Ural. Esta variedade é considerada a mais adequada em termos de época de floração. A ameixa geral floresce no final de maio. Os frutos amadurecem no terceiro ano de desenvolvimento e amadurecem por bastante tempo. A colheita ocorre no início de setembro ou final de agosto.
Produtividade
A produtividade da ameixa General é alta. Cerca de 30 quilos de frutos são colhidos de uma árvore. Possui frutos grandes e suculentos de até 40 gramas cada, drupas amarelas, uma característica distintiva é uma faixa lateral rosa brilhante. A polpa é densa, suculenta, de sabor agridoce. As sementes separam-se facilmente e são de tamanho pequeno. A casca é densa, comestível e tem sabor azedo. Os frutos da ameixa são bem armazenados e por muito tempo, mantendo a aparência por cerca de 3 meses.
Regras para coleta e uso de frutas
A coleta acontece no final do verão. Os frutos são colocados em caixas ventiladas, com cuidado para não bater neles. Se a integridade da fruta for danificada, ela será menos armazenada. Para armazenamento de longo prazo, um local fresco é perfeito. A ameixa é amplamente utilizada em casa. É excelente para a alimentação dietética, é utilizado para fazer compotas, geléias e ameixas. Usado fresco e processado.
Características do cultivo de ameixas
A ameixa geral é despretensiosa no cuidado.Para cultivar é preciso escolher um bom local com iluminação. Plantado no solo, seguindo certas regras.
Momento do trabalho de plantio
O plantio é realizado na primavera ou no outono. Recomenda-se escolher o início da primavera, pois no plantio no outono corre-se o risco de perder a árvore se ela não tiver tempo de criar boas raízes. Se o plantio ocorrer no outono, é necessário isolar a área ao redor do tronco com folhas caídas ou um isolamento de tecido especial.
Preparando mudas e solo
Para iniciar o plantio é preciso adquirir uma muda e escolher um local adequado para ela. Ao comprar uma árvore jovem, é importante prestar atenção aos galhos secos, áreas podres de raízes, vestígios de líquenes e galhos cortados. Escolha uma árvore saudável, com tronco forte e boas raízes.
Escolha um local inacessível a correntes de ar, com boa iluminação, sem inundar o solo. Ele está posicionado de forma que as árvores e arbustos vizinhos não bloqueiem a luz solar. A ameixa é despretensiosa para o solo, o principal é criar uma boa drenagem para as raízes. O buraco deve ser profundo e largo, pois a planta tem raízes grandes.
Processo tecnológico de plantio
O plantio de uma muda é feito da seguinte forma:
- Depois de cavar um buraco, é instalado no centro um bastão de apoio que protegerá a árvore de ventos fortes.
- Cubra com uma mistura de húmus e terra.
- Mova a planta para o buraco, depois de endireitar cuidadosamente as raízes.
- As raízes são espalhadas em camadas, compactando cada camada para que não fique nenhum espaço vazio.
- Regue a ameixa com água morna.
- São aplicados fertilizantes orgânicos ou minerais.
Que cuidados a variedade geral precisa?
Para que a ameixa agrade com os seus frutos é necessário observar o regime de rega, podar os ramos, fertilizar e pulverizar.
Irrigação e fertilização
A ameixa geral adora umidade, é regada todos os dias durante o período seco do verão, quando a temperatura cai a rega é reduzida para 2 a 3 vezes por semana.
Também é necessário borrifar as folhas com água várias vezes por semana.
A fertilização é realizada com fertilizantes contendo nitrogênio a partir dos três anos de idade. A manipulação é realizada no início da primavera e no outono. Enquanto a ameixa é jovem, fertilize-a com compostos orgânicos naturais.
Pulverização
Para prevenção, a pulverização é realizada três vezes na primavera. Para isso, utiliza-se solução de sulfato de cobre a 3% e uréia. A pulverização é realizada em março, abril e maio. O tempo varia dependendo das condições climáticas típicas da região de cultivo.
Formação da coroa
A ameixa é exigente na poda de ramos secos. O desbaste precisa ser feito com bastante frequência. Os rebentos basais são removidos porque reduzem a frutificação da planta. A ameixa gasta sua energia no desenvolvimento de brotos adicionais, reduzindo a nutrição do fruto. Quando os ramos crescem densamente, são desbastados para não atrapalhar o desenvolvimento dos frutos.
Cuidando da roda de fixação
Há novos brotos crescendo ao redor do tronco que precisam ser podados. Para o círculo de extensão, é formado um isolamento para o inverno para proteger as raízes da geada. Isto é especialmente necessário para árvores jovens.
Preparando-se para o inverno
A ameixa apresenta alta resistência às geadas três anos após o plantio. Os espécimes jovens são cobertos. A parte radicular do tronco fica envolta em musgo quando aparecem as primeiras geadas. Depois que a neve cai, o musgo é pisoteado, criando um ajuste perfeito à árvore.
No final da safra, a árvore é coberta com cobertura morta, o que ajuda a repelir os roedores que se alimentam da casca.
A ameixa geral é despretensiosa no cuidado. Um polinizador é necessário para a formação dos ovários. A ameixa produz um grande número de frutas, muito utilizadas no lar. Possuem um grande número de propriedades úteis, além de um sabor agradável. Esta variedade de ameixa está enraizada em todas as regiões do país e é resistente às geadas, à seca e às doenças típicas.