20 melhores variedades de ameixa colunar com descrição, regras de plantio e cuidados

Muitos nunca ouviram falar das ameixas colunares, mas os veranistas experientes conseguiram apreciar a variedade. A variedade é compacta e as árvores produzem uma colheita abundante. A principal característica da ameixa é a ausência de galhos exuberantes e arbustos largos. Para cultivar uma cultura adequadamente, você deve se familiarizar com todas as suas características e uma descrição detalhada das variedades.


Descrição

As ameixas colunares são árvores com um arbusto estreito, mas denso, direcionado para cima na direção vertical. A planta tem o formato de colunas. Quase todos os ramos participam da frutificação. Praticamente não há necessidade de criar uma cultura. A variedade foi cultivada artificialmente. A árvore pertence à família das rosas. A altura não ultrapassa 2,5 metros. A cor da fruta é amarela, roxo-violeta, azul.

Variedades de plantas

Variedades de ameixas anãs têm diferentes períodos de maturação, diferem na cor da fruta e na capacidade de autopolinização. As variedades desta cultura são muitas, todas dispensam cuidados cuidadosos e são excelentes para o cultivo no campo.

Imperial

Imperial. A subespécie é famosa por seus frutos grandes, pesando até 55 gramas, de sabor delicado e aromático. O formato do fruto é redondo, o topo é comprimido, com base larga. A pele é densa, mas isso não altera o sabor. A árvore cresce até 2 metros de altura e dá frutos em meados de agosto. A variedade é autofértil, os frutos são de cor rosa-violeta, mas também podem ser de cor marrom-avermelhada. As características negativas incluem a necessidade de rega abundante e a probabilidade de pólen no primeiro ano de vida. Se isso acontecer, corte as inflorescências, pois uma colheita antecipada pode esgotar a árvore jovem.

ameixa colunar

Doce azul

Azul Doce. Os frutos são grandes, podendo pesar 75 gramas. Eles são ovais e achatados. A pele espessa possui uma camada cerosa. A árvore atinge 2 metros de altura. O sabor é refrescante, doce e azedo. Durante a temporada você pode coletar até 15 kg de ameixas de uma árvore. Os frutos amadurecem em agosto e precisam de polinização. As variedades Blue Free e Stanley atuam como polinizadores. A cor do fruto é roxa, a polpa é levemente rosada.

Entre as desvantagens está o risco de o topo da árvore rachar devido à geada.Além disso, a variedade pode florescer no primeiro ano de vida.

Amarelo

A ameixa amarela frutifica mais cedo do que outras variedades. A colheita é feita no final de junho. Os frutos são grandes, redondos, amarelos, com cheiro de mel. Eles são consumidos crus ou enlatados. A ameixa poliniza sozinha, mas com chuvas e doenças constantes, são necessários polinizadores próximos. A árvore é grande, podendo atingir 2,5 metros de altura. A variedade é resistente a geadas e doenças.

ameixa colunar

Mel

A ameixa mel produz frutos amarelos dourados, de sabor adocicado, pesando até 50 gramas. Os frutos amadurecem no final de julho. A variedade não se autopoliniza. As ameixas Vengerka e Renklod Karbysheva devem ser plantadas nas proximidades. A planta tolera geadas severas e é resistente ao ataque de insetos nocivos e doenças.

Mirabela

Esta é uma das variedades de ameixa de maturação mais rápida, que traz muita colheita. De uma árvore você pode coletar até 15 kg de frutos de tamanho médio. Cada um deles pesa mais de 40 gramas, mas isso não altera o sabor nem o sabor frutado. Os frutos têm aparência semelhante ao damasco, apenas de um lado são cobertos de blush. A polpa tem estrutura densa e sabor adocicado agradável. A frutificação ocorre no final de agosto. Os frutos maduros não caem da árvore por muito tempo. A variedade é resistente a doenças e besouros nocivos.

Ameixa colunar Mirabella

russo

A ameixa russa pertence às variedades anãs, já que o crescimento dessas árvores não ultrapassa 1,7 metros. Os frutos crescem pequenos - até 40 gramas, amadurecem em meados de agosto. As ameixas são polinizadas com ameixas cereja. Os frutos são roxos e doces.

Rubi

As ameixas rubi crescem na cor vermelha com sabor agridoce. A árvore cresce até 2 metros de altura. Os frutos devem ser colhidos no início de setembro. Ruby é uma variedade de frutos grandes: uma ameixa pesa 60 gramas. A variedade é autofértil.As desvantagens incluem o amadurecimento tardio dos frutos.

Comandante

A variedade de ameixa Commander difere das demais pela cor avermelhada e roxa de sua casca. A árvore produz frutos grandes, suculentos e doces. A polpa é macia, de cor amarela e sabor adocicado. A fruta é utilizada nos preparativos para o inverno ou consumida in natura. A variedade amadurece em meados de julho, mais cedo que as outras ameixas. A árvore cresce até 2 metros de altura.

Comandante de ameixa colunar

Oscar Mais

A variedade de ameixa colunar Oscar Plus é famosa pelos seus frutos redondos, ligeiramente pressionados para o topo. A planta amadurece em setembro e o fruto é marrom ou roxo. A árvore apresenta robustez invernal e resiste a doenças e ataques de besouros.

Irrita

Angers é uma variedade de ameixa colunar de meia temporada. Os frutos são roxo-carmesim, pesando 40 gramas. Têm um agradável sabor a figo. Entre as vantagens estão a possibilidade de autopolinização e fácil tolerância ao frio.

Olenka

A variedade de ameixa Olenka produz frutos de tonalidade vermelha brilhante e tamanho pequeno. O peso de uma fruta é de 25 gramas. A variedade é autoestéril, mas se houver Stanley ou Blue Free por perto haverá muita colheita. A árvore resiste a geadas, é resistente ao desenvolvimento de doenças e ao ataque de besouros.

Ameixa colunar Olenka

Características de cultivar uma árvore

A ameixa colunar não requer técnicas de cultivo exclusivas. A variedade é despretensiosa no cuidado, você precisa cuidar dela da mesma forma que seus irmãos. O principal é escolher uma boa muda, regar a planta na hora certa e soltar o solo.

Hora de embarque

O plantio de ameixas colunares deve ser feito no outono, se estivermos falando do Sul. Nas latitudes setentrionais e nos Urais, adie o plantio até a primavera, quando a neve derreterá e não haverá geadas noturnas.

Selecionando um local

É preciso plantar a ameixa em um local onde o sol brilhe forte e não haja sombra. A cultura adora uma boa iluminação. A variedade não deve ser exposta aos ventos do norte e o local de plantio deve estar livre de água do degelo. O nível desejado do lençol freático é de 1,5 metros. Se você ignorar os requisitos acima, o rizoma não se formará, o tronco ficará danificado e a ameixa adoecerá.

plantando ameixa

Princípios de plantio

Os trabalhos agrotécnicos devem ser realizados de acordo com as seguintes etapas.

  1. Cave um buraco de 30*40 cm, determine seu comprimento pelo número de mudas. Deve haver uma distância de 50 metros entre eles.
  2. Nas plantações industriais, a largura entre linhas deve ser de 1 a 1,5 metros.
  3. Despeje substrato fértil - composto - no fundo, são mostrados 3-4 kg por muda. Não se pode usar fertilizantes minerais no plantio, o rizoma é delicado e pode ser facilmente danificado por produtos químicos.
  4. Coloque o material de plantio na cova preparada, endireitando cuidadosamente o sistema radicular. O pescoço deve estar 2,5-4 centímetros acima do nível do solo.
  5. Cubra as árvores com terra, compactando levemente o solo. Use estimulantes de crescimento radicular - Heteroauxina. É preparada uma solução na proporção de 1 g de produto para cada 3 litros de água. Regue as mudas com a mistura imediatamente após o plantio e 2 semanas depois.

plantando ameixa

Ao usar intensificadores de crescimento radicular, é importante seguir rigorosamente as instruções. Caso contrário, a planta pode sofrer queimaduras químicas.

Como cuidar

O cuidado após o plantio da ameixa colunar quase não difere do padrão. Para estimular o enraizamento, alimente as mudas com estimulantes de crescimento. Faça podas sanitárias para que a planta dê bastante colheita.

Podando uma ameixeira

A formação da copa é obrigatória para todas as árvores frutíferas, para que cresçam apenas os ramos que darão frutos, sem espessamentos desnecessários. A poda da ameixa colunar é realizada na primavera, antes que os primeiros botões cresçam. Como a árvore tem crescimento baixo, a copa não deve ser removida. É necessária a remoção de ramos secos, danificados ou doentes.

poda de ameixa

Fertilize a ameixa colunar

Para que uma ameixa cresça ativamente e produza muita colheita, é necessário fertilizá-la. Use uréia, dilua 50 g em 10 litros de água. Uma planta precisa de 2 litros de solução. A primeira alimentação é realizada durante o período de cultivo ativo, a segunda – 2 semanas após a primeira fertilização. Alimente o solo pela terceira vez 14 dias após a anterior. A infusão de verbasco e o salitre são amplamente utilizados.

Rega

É necessário irrigar a ameixa regularmente, prestando atenção na umidade do solo. Regue a árvore no máximo uma vez por mês. Se houver uma seca severa, despeje água sob a raiz 2 a 3 vezes por semana. Deixe o líquido repousar para que não fique gelado. Caso contrário, a planta perderá seus frutos.

Regando uma ameixa

Preparando a árvore para o inverno

As árvores jovens não sobrevivem bem às geadas; as árvores devem ser bem preparadas antes da geada. Cubra a parte do tronco com folhas caídas e palha, cubra a parte inferior do tronco com agulhas de pinheiro. Isso ajudará a proteger a árvore dos roedores. Cubra o topo com neve adicional.

Tratar plantas contra doenças e pragas

As ameixas colunares são resistentes a doenças, mas se o rizoma e os galhos estiverem deformados, a árvore pode adoecer. É necessário tratamento preventivo com sulfato de cobre, pulverização com calda bordalesa ou Topsin-M.

ameixa colunar

Coleta e armazenamento

A época da colheita depende da variedade e do clima da região. Nos Urais e na Sibéria, as ameixas amadurecem no final do verão ou setembro.Nas latitudes meridionais, a colheita estará madura no final de junho. As primeiras variedades de frutas são colhidas ao longo de várias semanas e as variedades tardias são colhidas imediatamente. O procedimento só deve ser realizado em tempo seco. Se a variedade for de maturação precoce, retire os frutos dos galhos em várias passagens, pois amadurecem de forma irregular.

É necessário armazenar as ameixas em local com temperatura de ar de 0 a 2 graus Celsius e umidade de pelo menos 85%. Armazene as frutas em bandejas baixas com papel no fundo ou em caixas de madeira. Ao transportar, tente não danificar o revestimento de cera. As ameixas que não serão armazenadas devem ser consumidas imediatamente ou armazenadas para o inverno.

Frutas verdes não devem ser guardadas na geladeira, pois isso retardará o amadurecimento e piorará o sabor. Os frutos permanecerão intactos por 3 semanas a uma temperatura não superior a 7 graus Celsius.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim