Muitos jardineiros cultivam uvas no jardim. Para obter uma grande colheita, será necessário criar condições favoráveis para o cultivo da planta. Os arbustos de uva precisam de espaço que não interfira no seu crescimento. Portanto, é necessário se familiarizar com as características da confecção de treliças para uvas.
Por que precisamos de treliças para as uvas?
Antes de começar a fazer ligas, você deve entender o que é uma treliça e para que serve. A treliça é uma estrutura especial utilizada para apoiar os ramos das uvas. Com a sua ajuda, poderão crescer livremente e não se deformarem durante o crescimento. Há uma série de vantagens em usar este design:
- os caules das uvas são distribuídos uniformemente e estendem-se livremente em direção ao sol;
- a qualidade da colheita aumenta devido à melhoria da fotossíntese das folhas nos galhos amarrados;
- aumenta o número de cachos de uva em cada ramo;
- as hastes não se deformam e não entram em contato com o solo;
- uvas amarradas são mais fáceis de cuidar e de colher quando maduras.
Os viticultores também participam amarrando uvas em treliçaspara protegê-lo de pragas e doenças. Foi repetidamente comprovado que as plantas amarradas têm várias vezes menos probabilidade de serem infectadas com doenças fúngicas e virais.
Que tipos de treliças existem?
Não é nenhum segredo que existem diferentes tipos de treliças que são utilizadas para ligas. É recomendável que você se familiarize com cada um deles com antecedência para facilitar a escolha da variedade certa no futuro.
Plano único
O design de plano único é usado com mais frequência por jardineiros que desejam economizar espaço para o cultivo de outros vegetais ou frutas.
Os arbustos amarrados a esses suportes são fixados em apenas um plano.
As principais vantagens de um projeto de plano único incluem:
- facilidade de fazer você mesmo treliças;
- baixo custo de criação de suporte;
- facilidade de cuidado para plantas amarradas.
Dois planos
Os produtos de dois planos não são muito compactos e, portanto, não devem ser instalados em pequenos jardins. O comprimento mínimo do espaçamento entre linhas deve ser de cerca de três metros.Os viticultores experientes recomendam a escolha de tal treliça para amarrar as variedades de uvas mais férteis cultivadas no jardim.
Letra G de treliça
As fixações feitas no formato da letra L são um tipo de produto monoplano. Eles são usados para fazer uma tela de jardim a partir de vinhas cultivadas. Para essas treliças, são adequadas variedades caracterizadas por uma alta taxa de crescimento de caules.
Treliças arqueadas
A opção em arco é a mais cara de todas, pois sua fabricação requer muitos materiais. Os arcos são usados para criar telas de jardim, gazebos, salas de jardim ou becos. Estruturas arqueadas são instaladas durante o cultivo de variedades altas que podem crescer até 4-5 metros de altura. Estes produtos não são adequados para castas de baixo crescimento.
Como fazer treliças para uvas com as próprias mãos?
Você pode fazer o suporte com as próprias mãos, mas antes é melhor se familiarizar como fazê-lo corretamente.
Plano único
Um suporte plano único é feito de colunas alinhadas em uma fileira a uma distância de cerca de cinco metros uma da outra. Usando este projeto, você pode fazer uma cerca viva ou cerca. No início e no final da linha são instalados os racks mais resistentes, pois é nesta parte que é colocada a carga máxima. Para maior confiabilidade, os pilares podem ser reforçados com taludes ou cabos de sustentação.
Todos os suportes metálicos são escavados no solo a uma profundidade de pelo menos 50-60 cm, podendo a base de cada coluna ser reforçada com tijolos ou brita. Uma vez colocados os suportes, o arame é esticado ao longo das fileiras para criar uma treliça para apoiar as vinhas.
Biplanar
Um diagrama e desenhos especiais para sua fabricação ajudarão você a entender como fazer uma treliça de dois planos. A altura dessa estrutura deve ser de dois metros e meio. Não vale a pena deixar a treliça mais alta, para que as grandes dimensões não compliquem o cuidado das uvas amarradas. Este tipo de estrutura pode ser realizada a partir de pilares de madeira. Eles são escavados no solo ou em fundações de concreto especialmente criadas.
Depois de cavar nas colunas, uma corda-liga é puxada em ambos os lados da linha.
Métodos para moldar uvas em uma treliça
A formação de um arbusto é um processo difícil, cujas características devem ser familiarizadas com antecedência. Existem dois métodos principais utilizados na formação de arbustos.
Fã
Ao usar o método em leque, as plantas são formadas em quatro hastes. Para isso, após o plantio, são retirados os brotos mais fracos e sobram apenas os quatro principais. Quando os arbustos atingem 80 cm de altura, são amarrados a uma treliça e os rebentos laterais são retirados. Um ano depois, com o início da primavera, os brotos adicionais são cortados novamente, restando 5 a 6 botões nos principais, que serão responsáveis pela frutificação.
Manga
A peculiaridade desse método é que os brotos restantes devem ser distribuídos em diferentes direções. Portanto, os jardineiros aconselham usar este método de formação ao amarrá-los a treliças de dois planos. O número de brotos principais nos arbustos depende inteiramente das características da variedade cultivada. Se as uvas crescem rapidamente e frutificam bem, podem deixar mais de cinco rebentos principais.
Conclusão
Os produtores de uvas que cultivam arbustos de uva há muitos anos costumam amarrá-los a suportes.Para amarrar adequadamente as plantas às treliças, você deve se familiarizar com os tipos de estruturas de suporte e as peculiaridades da formação dos arbustos.