Há muito tempo que não só os vinicultores profissionais, mas também os jardineiros amadores cultivam uvas. Uma das variedades populares entre os residentes de verão é a uva híbrida Ruby Jubilee. A variedade é despretensiosa no cultivo e produz uma rica colheita durante todo o ano.
- Descrição das uvas Ruby Jubilee
- Seleção seletiva
- Descrição do arbusto
- Vantagens e desvantagens
- Características da variedade
- Plantando mudas
- Preparando o local de pouso
- Preparando o cenário
- Quando posso plantar
- Descrição das ações: o que está por trás do quê
- Características de cultivo e cuidado
- Poda de videira
- Irrigação
- Fertilizante
- Controle de doenças e pragas
- Colheita: coleta e uso
Descrição das uvas Ruby Jubilee
Antes de escolher uma muda de uva, deve-se atentar para o estudo das principais características do arbusto. Em primeiro lugar, é dada atenção às características do arbusto, seleção seletiva, vantagens e desvantagens do híbrido.
Seleção seletiva
A seleção da variedade Ruby Jubilee foi realizada pelo criador amador Krainov V. N. O híbrido pertence a variedades com maturação precoce. Os primeiros frutos maduros nos arbustos são encontrados 100-115 dias após o aparecimento dos ovários na planta.
Descrição do arbusto
As mudas criam raízes rapidamente em um novo local após o plantio. Os arbustos são de tamanho médio. A produtividade é alta, os cachos maduros são colhidos na segunda década de agosto. A polinização pode ocorrer mesmo em tempo chuvoso.
As uvas são grandes. Em média, um cacho pesa de 500 a 800 g e tem formato cilíndrico. A pele vai do rosa suave ao rico vinho, é densa e não é danificada durante o transporte. A polpa é da mesma tonalidade, suculenta e açucarada com sabor de noz-moscada. Uma uva pesa em média 12 g.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade de uva Ruby Jubilee incluem:
- Alto rendimento.
- Amadurecimento precoce dos cachos.
- As folhas de uva são adequadas para fazer dolma.
- Sabor a frutos silvestres.
- Duração do armazenamento.
- Transportabilidade em longas distâncias.
- As mudas criam raízes rapidamente em seu novo local.
Nenhuma deficiência significativa foi encontrada no híbrido Ruby Jubilee.
Características da variedade
A vantagem do híbrido é que os arbustos têm imunidade a muitas doenças agrícolas. As uvas não são resistentes à geada e, em geadas severas, o miolo pode congelar. Portanto, para o inverno a videira é coberta com estopa ou ramos de abeto.
As uvas contêm uma grande quantidade de nutrientes e antioxidantes necessários ao corpo e ajudam no combate a muitas doenças.
Plantando mudas
O plantio de mudas jovens em local permanente é uma etapa importante, durante a qual são lançadas as bases não só para a colheita, mas também para a imunidade da planta.
Preparando o local de pouso
Para o plantio, escolha áreas abertas e ensolaradas. Como as uvas pertencem às plantas do sul, onde há muito sol e calor, os arbustos crescem muito mal à sombra e praticamente não produzem colheita.
Além disso, é importante que a área esteja protegida do vento. A melhor opção de plantio seriam as paredes da casa na zona sul. Antes de plantar, deve-se afastar 1 m da parede.As uvas preferem crescer em solos argilosos ou arenosos.
Preparando o cenário
Etapas de preparação do local para o plantio de mudas de uva:
- Cave um buraco com uma profundidade de 80 cm.
- Preencha o fundo com drenagem fina.
- Em seguida, misture a camada superior do solo com esterco e fertilizantes minerais para crescimento e preencha o buraco com a mistura de solo resultante.
- Deixe o local por 1-2 semanas.
Se necessário, desoxide o solo com farinha de dolomita. Não é recomendado plantar videiras em solos ácidos. Após 7 a 14 dias, começam a plantar a muda.
Quando posso plantar
Recomenda-se plantar o híbrido Ruby Jubilee no início de outubro e antes do início das primeiras geadas de outono. Durante o inverno, as mudas terão tempo de criar raízes e na primavera começarão a crescer ativamente. Você também pode plantar uvas na primavera, depois que a neve derreter e o tempo esquentar.
Descrição das ações: o que está por trás do quê
Etapas do plantio de uma muda em terreno aberto:
- Cave um buraco com parâmetros 80 x 80 x 80.
- Coloque um tubo de metal no fundo do buraco e outro próximo.
- A drenagem é despejada no fundo e, em seguida, 150 g de fertilizantes potássicos.
- Coloque a muda no buraco e cubra com terra.
- Levemente compacto próximo ao porta-malas.
No final do plantio regue generosamente com água morna. Mudas de uva não são recomendadas para serem plantadas próximas a outras plantas. Não é desejável enterrar a muda, pois isso afetará negativamente o crescimento da planta. Se você plantar apenas variedades femininas, com o tempo a colheita diminuirá. Qualquer variedade polinizadora deve ser plantada nas proximidades.
Características de cultivo e cuidado
Sem cuidado, a videira piorará e produzirá menos rendimento. A aplicação oportuna de fertilizantes aumentará a resistência das plantas às doenças.
Poda de videira
No verão, os enteados são principalmente podados. A poda principal é realizada no outono. O procedimento visa aumentar a produtividade. A poda é realizada 2 semanas após a colheita.
Etapas da poda da videira:
- A videira é podada até crescer madeira viva (no corte a cor da videira deve ser verde claro);
- Deixe 2-3 cm de videira no botão vivo.
No verão, restam 2 brotos fortes e o resto é cortado. Vários botões são deixados em cada galho. Os galhos estão espalhados para os lados. Depois de um ano, alguns galhos são cortados. Restam 2-3 ramos com vários rebentos de cada lado. Nos anos seguintes, os ramos são podados para que a planta não fique espessa.
Irrigação
Os arbustos de uva crescem bem mesmo sem regar devido ao seu poderoso sistema radicular. Na primavera, os arbustos são regados no início do período vegetativo, quando as folhas e os botões florescem.
No verão, a planta é regada enquanto as uvas são derramadas. Nenhuma rega é necessária antes ou durante a floração. Devido à umidade, as inflorescências caem.As uvas são regadas pela última vez antes do início do frio para preparar a planta para o inverno.
Fertilizante
A primeira alimentação é realizada após a formação dos ovários. O nitrogênio é adicionado ao solo. A segunda vez - uma semana antes da floração. Matéria orgânica, fósforo ou potássio são adicionados ao solo. A alimentação foliar é realizada 2 a 3 dias antes do florescimento das inflorescências.
Na segunda vez, a videira é pulverizada com fertilizantes 5 dias após o surgimento dos botões. E a última vez - 5 dias após a floração.
Antes do início do frio, nitrogênio, cinza de madeira e fertilizantes minerais são adicionados ao solo. Isto irá preparar o rizoma para o inverno.
Controle de doenças e pragas
Na maioria das vezes, as uvas são afetadas pelo oídio e pelo oídio. Para combater doenças, são utilizados produtos químicos e remédios populares. Um preventivo eficaz contra doenças é o Ridomil Gold. Para tratar o oídio, use “Hom” ou “Oksikhom”. O medicamento "Abiga-Peak" e a mistura bordalesa auxiliam no combate à antracnose. A mancha preta é controlada com produtos químicos que contêm cobre.
Entre os insetos encontrados nos arbustos estão os ácaros do feltro, os rolos de folhas, as cochonilhas e as falsas cochonilhas. As uvas são pulverizadas contra insetos com Fufanon-Nova, Inta-Vir e Alatar. Eles combatem o rolo de folhas com a ajuda do medicamento “Fitoverm”. Os produtos químicos “Akarin” e “Kleschevit” ajudam contra carrapatos. As partes danificadas da planta são cortadas e jogadas fora.
Colheita: coleta e uso
A colheita é feita no final de agosto. Os cachos são cortados com faca afiada para não danificar os ramos. Guarde os cachos em local fresco e escuro. É importante manter as uvas longe da luz solar. Isso reduz o nível de açúcar nas uvas. O vinho e as compotas são elaborados a partir dos cachos, sendo também consumidos frescos.