Vamos falar sobre uvas virgens (selvagens) - como cuidar delas no outono e no inverno. Observe que uma planta perene adulta não requer cuidados especiais. Esta planta tem rebentos longos e uma copa rica. Gavinhas tenazes agarram-se firmemente ao suporte, graças às quais as uvas conseguem entrelaçar-se nas construções do local. As uvas costumam se tornar uma decoração de edifícios, muito usada por paisagistas.
Características das uvas femininas no inverno
As uvas solteiras são cultivadas por proprietários de chalés de verão ou casas rurais. Lindos brotos encaracolados cobrem abundantemente prédios e cercas, o que dá ao local uma aparência especial. Este tipo de planta é considerada uma cultura despretensiosa que se enraíza bem em quase todas as regiões da Federação Russa. Existem subespécies de uvas que podem sobreviver às severas geadas da Sibéria. A cultura se desenvolve com bastante rapidez, chegando às vezes a atingir 30 metros de comprimento.
Aparência e características
Esta planta tem uma bela cor de folhas. As lâminas das folhas cobrem abundantemente as vinhas. Dependendo da estação, a cor pode variar do verde esmeralda ao vermelho. Os frutos da planta podem ser consumidos e os pássaros também se alimentam deles. Além disso, os frutos da planta conferem um charme adicional ao local. Ao mesmo tempo, os botões das uvas em flor não requerem polinização - eles frutificam por conta própria.
Resistência das uvas virgens à geada
Se cair neve suficiente durante o inverno, as uvas selvagens não terão medo da geada. Se um jardineiro organizar o cuidado adequado de uma planta perene, depois do inverno a planta manterá suas qualidades. Antes de abrigar, é aconselhável estudar as características de uma determinada variedade, levando em consideração o clima da região. O interessante é que, para o cultivo de uvas na Sibéria, os criadores desenvolveram variedades especiais.
Tolerância a baixas temperaturas
Existem castas que são particularmente resistentes ao inverno. Esses incluem:
- A uva é tripontada - possui folhas de vários formatos, que consistem em 3 lóbulos. Esta cultura pode resistir a geadas de até 15 graus Celsius negativos.
- Variedade Anexada - foi criada para edifícios especialmente altos. Os brotos principais da planta atingem pelo menos três metros de comprimento. As folhas de platina consistem em cinco ou três lâminas.
- Variedade Cinco folhas - esta cultura possui lâminas foliares de cinco lóbulos e formato complexo. A cor das folhas muda dependendo da estação. Por exemplo, do final da primavera ao início do outono, as folhas permanecem verdes e depois ficam vermelhas.
As uvas selvagens podem ser cultivadas em quase qualquer lugar. Para que a planta se desenvolva livremente e a copa seja exuberante, é aconselhável seguir estas recomendações:
- Coloque um suporte forte perto do arbusto.
- Use solo solto e arejado como solo.
- Um arbusto jovem requer rega frequente e abundante.
- Coloque a planta em uma área iluminada.
Os jardineiros também não recomendam o cultivo desta cultura próximo a árvores frutíferas.
A poda e a fertilização oportunas com aditivos complexos proporcionarão à cultura resistência adicional à geada e às intempéries.
Preparando a planta para o inverno
As uvas não requerem preparação especial para o inverno, mas os jardineiros responsáveis preferem realizar uma série de tarefas simples para cuidados adicionais. Em primeiro lugar, é necessário eliminar os ramos danificados e doentes e as folhas secas. Então você precisa fazer a poda correta. Vale a pena cobrir a planta para o inverno, quando seus brotos ainda não estão fortes.
A necessidade de podar uvas femininas antes do inverno
As uvas são podadas para lhes conferir um aspecto mais decorativo. Vale considerar também que quando uma planta cresce excessivamente, seus galhos podem danificar o suporte. A poda ajuda a refrescar a aparência e rejuvenescer o arbusto.
Em primeiro lugar, são removidas as vinhas secas, quebradas e doentes. Os ramos fortemente crescidos são encurtados.Para evitar danificar a planta, os jardineiros usam tesouras de jardim afiadas ou tesouras de poda. Antes da poda, é recomendável desinfetar as ferramentas de jardim. A poda antes do inverno estimula o crescimento ativo da cultura para a próxima estação.
A planta deve ser coberta durante o inverno?
Na Rússia central, as uvas silvestres conseguem sobreviver ao inverno mesmo sem abrigo. Mesmo temperaturas particularmente baixas, via de regra, não são capazes de danificar criticamente a planta. Mas, ao mesmo tempo, os jardineiros cobrem o material de plantio jovem para o inverno, já que os brotos precisam de tempo para ficarem mais fortes. Para isso, desde o início do meio do outono ou um pouco antes - os caules da planta antes dos dois anos são retirados da treliça, colocados em cima do solo e cobertos. Os seguintes materiais são usados para abrigo:
- Neve - as plantas perenes são colocadas no topo da treliça e cobertas com uma camada de neve de 40 centímetros.
- Ruberoide e ardósia. Não é recomendado usar filme plástico como cobertura.
- Terra - neste caso, cave um buraco, coloque brotos novos e polvilhe com uma camada de solo de 20 centímetros.
- Folhas caídas, ramos de abeto ou serragem - o arbusto é colocado sobre substrato de madeira e coberto com uma camada seca de 20 centímetros.
No cultivo de uvas virgens em vasos, caixas ou na varanda, o processo de cobertura para o inverno será diferente. Nesse caso, a planta deve ser movida para dentro de casa durante o inverno. Mas se isso não for possível, então, quando ocorrer a primeira geada, deve-se envolver a bucha com um isolamento especial.