Para construir uma casa para patinhos com as próprias mãos, é necessário desenvolver um plano de estrutura detalhado levando em consideração a pecuária planejada, decidir os materiais e o andamento da obra. Para que os patinhos cresçam e se desenvolvam normalmente, eles precisam de um ambiente adequado, quente, limpo e claro. Os edifícios podem ser de tipo temporário ou principal, feitos de forma mais permanente, com materiais de construção confiáveis.
- Requisitos para uma casa de patinhos
- Tipos de estruturas
- Temporário
- De madeira
- Feito de tijolo ou concreto aerado
- Policarbonato
- Desenhos e dimensões
- Ferramentas e materiais
- Fazendo uma casinha de patinho com as próprias mãos
- Selecionando um local
- Fundação
- Paredes
- Teto
- Arranjo
- Alimentadores
- Bebedouros
- Ninhos
- Características da construção de um galinheiro e uma casa de patos
Requisitos para uma casa de patinhos
Mesmo uma sala tão comum para a criação de aves requer uma abordagem integrada, onde tudo precisa ser pensado e preparado. Recomenda-se construir uma casa para patinhos sobre uma fundação, se por algum motivo isso não for possível é necessário selecionar corretamente o local para sua construção.
É ideal construir abrigos de verão e inverno em uma colina. Para que tanto a água da chuva quanto a neve durante o período de degelo não formem poças sob ela e não espalhem sujeira. Além disso, com esta disposição, não haverá umidade ou mofo no ambiente do gado, o que prejudicará sua saúde.
Conselho! Para evitar a entrada de roedores na casa de nidificação, deve-se colocar uma mistura de argila e cacos de vidro em todo o perímetro da área, após diluição em água.
Tipos de estruturas
Existem apenas duas variedades de patinhos. São estruturas de verão (temporárias) e de inverno, que são uma versão isolada do aviário.
Temporário
Tais edifícios exigem a criação de patos apenas por uma temporada ou se não for possível construir uma casa permanente. O invólucro é feito de malha, o que facilita o transporte se necessário. Também é bom providenciar um dossel para que os patos possam se esconder da chuva e do sol. Um curral tão simples protege eficazmente as aves contra roedores e predadores. Se o número de indivíduos for pequeno, é construída uma casa no território do recinto.
De madeira
Se você planeja usar a casa dos patos por um ano, então você precisa torná-la uma casa completa para o pássaro. Uma sala para todas as estações deve ser confiável, bem aquecida e seca. Na maioria das vezes, um aviário é construído com várias barras e tábuas. Esta é uma estrutura amiga do ambiente, acolhedora e relativamente barata. O principal é pré-tratar a madeira com agentes anti-sépticos e protetores.
Uma caixa de nidificação de madeira é quente e não exige muito esforço e tempo. Você pode fazer isso em apenas alguns dias. O processo de isolamento das paredes é realizado na fase de sua construção.
Feito de tijolo ou concreto aerado
Ao contrário de uma de madeira, uma cobertura de tijolo/concreto aerado é muito mais cara em termos de investimento financeiro. Além disso, ao trabalhar com esses materiais de construção, são necessárias certas habilidades. Dentre as vantagens de tal edifício vale destacar:
- longa vida útil;
- força.
As desvantagens de uma casa de tijolos para patos incluem:
- paredes frias;
- a necessidade de isolamento adicional do celeiro.
Geralmente é problemático aquecer uma caixa de nidificação de concreto aerado no inverno, pois o calor praticamente não permanece nela.
Policarbonato
Um patinho feito de folhas de policarbonato é mais relevante para regiões com invernos relativamente quentes. O desenho é obtido em forma de estufa. Retém o calor por muito tempo, não há correntes de ar e é bastante leve durante todo o dia.
Desenhos e dimensões
Para obter alta eficiência na criação de patos, indo-patos, mulards e qualquer outra raça, é necessário construir um celeiro levando em consideração 1 m2. m por ave. Mas há situações em que o proprietário não tem oportunidade de fornecer tanto espaço livre aos seres vivos, e por 1 m2. m existem 2-3 indivíduos.
Recomenda-se indicar todas as dimensões da casinha dos patos no desenho. Por exemplo, em um celeiro para 10 a 11 aves, o comprimento das paredes será de 5 m e a largura da sala será de 3,75 m. Aqui é imperativo fornecer um vestíbulo, o que reduzirá a perda de calor na sala . Graças a ele, é mantido dentro do aviário um microclima confortável para os animais domésticos. Se desejar, pode ser ampliado para preparar espaço para armazenamento de ração e equipamentos.
Para passear com os patos você precisará de um aviário. Recomenda-se combinar estes dois edifícios com uma cobertura comum. Não é difícil construir uma casa de patos na sua dacha com as próprias mãos se você calcular e planejar tudo com antecedência. Pode ser feito com materiais de sucata disponíveis na fazenda.
Ferramentas e materiais
Na maioria dos casos, a casa dos patos é construída com placas OSB, placas de compensado, madeira afiada e tábuas. Para construir uma casa você precisa de:
- cimento M-300 (4 sacos);
- fio de 3 mm;
- acessórios metálicos (20 m, diâmetro 12-16 mm);
- madeira (100×200 mm)/tábua (22×200 mm);
- madeira afiada (50×50 mm);
- tábuas (10 peças de 6 m cada);
- madeira (20×20 mm, comprimento até 20 m);
- para amarrar uma grelha de madeira;
- madeira (20×20 mm, comprimento 4 m);
- placa afiada para revestimento (22x100x6000 mm, 18 peças);
- Placas OSB (2440×1220 mm, espessura 6,3-8 mm);
- placa (20×100 mm, comprimento até 40 m);
- madeira (50×50 mm, comprimento 25 m);
- material de cobertura;
- lã mineral (espessura – 10 cm)/espuma de poliestireno extrudido (espessura – 5 cm);
- tubos (comprimento – até 22 m, 40×40 mm);
- malha de arame (comprimento – 12 m);
- espuma de poliuretano (2-3 cilindros);
- feltro;
- parafusos auto-roscantes (comprimento – 50 mm);
- cantos (50x50x35 mm).
As ferramentas para construir com sucesso um celeiro de patos incluem:
- furadeira elétrica;
- quebra-cabeça;
- avião;
- Chave de fenda;
- misturador de concreto;
- estacas;
- pá;
- serra/serra;
- nível (2 m);
- corda;
- recipiente;
- quadrado;
- fio de prumo com cordão;
- fixadores.
Fazendo uma casinha de patinho com as próprias mãos
Antes da instalação, você não deve apenas considerar cuidadosamente o projeto, mas também decidir sobre um local adequado para o aviário. Prepare o tipo e a quantidade de materiais de construção de acordo com o plano.
Selecionando um local
A área destinada aos patinhos deve ser escolhida o mais segura possível para os animais domésticos. A área de caminhada deve ser cercada por uma cerca ou sebe espessa. É melhor planejar o galpão longe de um prédio residencial ou quintal. Dos materiais, deve-se dar preferência à madeira natural, cuja espessura seja de pelo menos 19 mm.
Fundação
Para construir um galpão de qualidade, é necessário marcar a fundação com estacas e corda. O processo é assim:
- Remova uma camada de solo superficial, 200 mm é o suficiente.
- Cave buracos a uma distância de 75 cm um do outro. São 10 no total, com diâmetro de 300-400 mm e profundidade de 100 cm.
- Coloque areia em cada buraco, espessura da camada - 10 cm e compacte. Para a fabricação de cofragens, utilizam-se tubos ou feltros enrolados em tubo. 4 hastes são instaladas em cada furo e fixadas com arame. A altura do tubo acima do nível do solo é de 200 mm, a altura das hastes da fôrma é superior a 250 mm. Os vazios nas covas são preenchidos com areia e compactados.
- Encha os canos com concreto.
- Cubra para evitar que o concreto rache. Se o trabalho for realizado em dias quentes, regue. A próxima etapa da construção da casa dos patos ocorre algumas semanas após o vazamento da solução de concreto.
Paredes
Criação de patinhos em casa exige a criação de condições ótimas para o seu desenvolvimento. A melhor opção para construir paredes é usar madeira ou tijolo.
Primeiro, uma moldura é construída de acordo com o plano e depois coberta com tábuas. Do lado de fora, as lacunas são tratadas com espuma de poliuretano. É bom usar reboque dentro.
Teto
Na maioria das vezes, um aviário é feito com telhado inclinado. Também é isolado termicamente e todas as lacunas são fechadas.
O principal é que a casa dos patos seja quente, seca e com boa circulação de ar.
Arranjo
Um galinheiro devidamente equipado é a chave para uma existência confortável para as aves. Tudo é importante aqui: a área de alimentação e as áreas de descanso.
Alimentadores
Você também pode mobiliar seu celeiro com comedouros comprados em lojas. Ou você pode fazê-los com tábuas ou canos de esgoto. É mais seguro instalar recipientes mais próximos da parede, encha-os apenas 1/3 com comida.
Bebedouros
Um pato consome até 600 ml de água por dia. Coloque os bebedouros a uma altura de 15-20 cm do chão. Você também pode comprar recipientes ou fabricá-los você mesmo.
Ninhos
Para os ninhos, é preferível escolher um local junto às paredes, em frente à área de alimentação. São feitos em caixas de madeira ou comprados prontos, seus tamanhos são 60x60 cm, 70x70 cm.Para 10 indivíduos existem apenas 5 a 6 ninhos. Palha e serragem são adequadas para cama.
Características da construção de um galinheiro e uma casa de patos
Em um “dormitório” você precisa cuidar de uma ventilação e isolamento térmico eficazes. Para as galinhas, os postes são instalados em altura, e para os patos, no chão, são instalados ninhos de palha. Locais elevados são escolhidos para poleiro. A área de alimentação pode ser compartilhada.
Construir um abrigo para patos não é uma tarefa difícil se tudo for calculado corretamente. A madeira deve ser usada como material, é melhor construir um celeiro numa colina. Com a abordagem certa, você pode fazer um aviário para patos e galinhas.