Os avicultores iniciantes estão preocupados com a questão: é possível usar sementes para alimentar patos? Para responder a isso, você precisa entender em que consiste a dieta das aves. De quais elementos e minerais um pato precisa para crescer? E só então comece a preparar misturas nutricionais, dando o girassol na sua forma pura. Os benefícios desta abordagem serão indubitáveis.
Os patos comem sementes?
Os patos, tanto domésticos como selvagens, gostam de comer sementes e grãos. Mas existem opiniões divergentes sobre como exatamente dar girassóis – inteiros, triturados, com casca.Considerando que o óleo mais comum, o girassol, é extraído das sementes, será benéfico introduzi-las na dieta do pato.
Mesmo no bolo, subproduto da produção de petróleo, permanecem muitas substâncias úteis. Não é por acaso que o purê para aves e bovinos à base de resíduos do processamento de girassol é tão popular entre os agricultores. A semente contém:
- Magnésio.
- Cálcio.
- Zinco.
- Ferro.
- Flúor.
Além disso, contém vitaminas A, B, E, D. Esse conjunto para pato não pode ser prejudicial à saúde. Pelo contrário. Isso ajudará as aves criadas para abate a ganhar peso mais rapidamente. Além dos girassóis, os patos podem ser alimentados com sementes de abóbora (também ricas em minerais e vitaminas), cereais - trigo, milho, aveia, etc.A principal vantagem dos grãos é que contêm grande quantidade de carboidratos necessários ao crescimento das aves e ao desenvolvimento dos animais jovens.
Vantagens e desvantagens
Em seu habitat natural, o pato come de tudo, sem descurar insetos, larvas e alimentos vegetais. Portanto, muitos criadores de aves no verão tentam alimentar especificamente seus animais de estimação, liberando-os em reservatórios, lagoas e pequenos riachos. Além disso, para criar uma alimentação balanceada, é uma boa ideia dar ao pato repolho ou qualquer verdura.
O processamento primário ocorre no falso bócio - este é um ramo do esôfago. É aqui que a comida começa a inchar. São ativadas enzimas que decompõem as fibras. O alimento parcialmente digerido é então despejado no estômago.Sementes e grãos com casca áspera (por exemplo, aveia) se quebram com menos facilidade. Um pato não consegue quebrar a casca com o bico e as enzimas não conseguem quebrar a camada externa dura.
Acontece que faz sentido esmagar e dar grãos esfoliados para ajudar a ave a digerir totalmente a comida. Embora as disputas entre agricultores não diminuam. Algumas pessoas acreditam que um pato é capaz de digerir adequadamente o girassol, mesmo com a casca. E algumas pessoas preferem preparar um purê de sementes trituradas, ervas e silagem.
Como dar sementes a um pato?
Talvez a questão mais importante para todo agricultor seja exatamente como dar grãos de girassol a um pato. Descascado, triturado ou com casca. Freqüentemente, a semente é incluída no purê junto com farinha de ossos, farelo, ervas e peixe picado.
Há uma razão para isso: o resultado é uma ração equilibrada em termos de minerais e vitaminas, que é facilmente consumida e rapidamente digerida pelo pato.
Os defensores do ponto de vista oposto estão confiantes de que os pássaros podem digerir facilmente sementes de girassol com casca. Como argumento, argumenta-se que em condições naturais ninguém descasca girassóis para os patos, e esta opção não prejudica o aparelho digestivo, o crescimento e o ganho de peso.
Em que casos as aves não devem ser alimentadas com sementes?
As restrições à alimentação com grãos ou sementes são estabelecidas para animais jovens de até 11 dias de idade. Ele ainda não consegue comer plenamente devido ao subdesenvolvimento de seu corpo. Você não deve alimentar patos doentes com grãos com problemas digestivos óbvios.
Os girassóis não devem ser usados como principal componente da dieta. É melhor adicionar a semente a outros produtos, alternar verduras e volumosos.