Muitos avicultores enfrentam certas dificuldades no processo de criação de pintinhos. Há momentos em que os patos se recusam a chocar os ovos. Isso pode acontecer até com os patos-reais, que possuem um instinto maternal muito desenvolvido. Surge a questão: como forçar um pato indiano a comer ovos e que maneira fácil existe para isso.
Seleção e preparação do animal
Ao escolher um pato selvagem, você deve examinar cuidadosamente o animal. A primeira coisa que você precisa prestar atenção é a quilha.Em estado normal, é bastante largo e não apresenta defeitos significativos. O segundo ponto a considerar é a distância entre os ossos púbicos. E por último, os crescimentos de coral devem ter uma cor brilhante e um tamanho pequeno. Quanto mais jovem for o pássaro, menores serão os crescimentos que ele apresenta.
Como não se sabe ao certo como o jovem se comportará, os agricultores preferem levar galinhas mais experientes. As fêmeas atingem a maturidade aos 200 dias de idade.
A norma anual para esta ave é de 100-150 ovos. Indicadores específicos dependem da qualidade do atendimento ao pato selvagem. A postura dos ovos começa em fevereiro-março (dependendo das condições climáticas) ou um pouco mais tarde (se se trata de patos jovens). O processo começa às 6h e termina após as 14h.
Preparação do ninho
Criar filhotes em casa envolve preparar um ninho. Para que a fêmea se sente com segurança em seu novo lugar e se sinta confortável ali, ele deve estar posicionado corretamente. Os ninhos de pássaros não devem ficar próximos uns dos outros: se um pato tiver filhotes mais cedo, outras fêmeas podem seguir a ninhada, saindo de seus lugares. Recomenda-se fazer ninhos em caixa de papelão. Você pode isolar a “casa” com feno.
Os especialistas recomendam fazer vários ninhos em locais diferentes.
Como fazer um pato almiscarado comer ovos
Mesmo que uma pata comece a botar ovos, isso não garante que ela os chocará. Existem vários motivos que podem provocar esse comportamento:
- os ovos são frequentemente retirados da fêmea;
- número insuficiente de ovos na ninhada (menos de 20);
- existem parasitas ou ratos no ninho;
- o pato é muito jovem ou, pelo contrário, velho;
- condições inadequadas (iluminação muito forte, ninho desconfortável, alimentação inadequada, frio, umidade).
A detecção oportuna do problema, identificando e eliminando sua causa permitirá que a fêmea seja colocada com segurança no ninho.
Para forçar a saída dos patinhos, os avicultores recorrem a vários truques:
- Coloque um ovo falso no ninho.
- Para atingir a quantidade necessária de ovos (pelo menos 20), os proprietários levam o pato para casa e esperam que a quantidade necessária se acumule, para então depositarem os ovos no ninho. Em casa são armazenados em temperaturas acima de 10 graus. A duração máxima de armazenamento permitida é de 10 dias.
- Os animais são posicionados de forma que a galinha não se cruze com outras aves, principalmente patos.
Você pode pegar os ovos ou colocá-los somente quando o ninho estiver vazio. Ao mesmo tempo, as garras devem ser mantidas em perfeito estado, caso contrário a fêmea descobrirá a captura. É muito importante que o pato se habitue ao ninho. Para isso ela precisará de pelo menos três dias.
Cuidando de galinhas
O período de incubação é de cerca de um mês. Durante esse período, há vários pontos importantes a serem considerados:
- o pato deve ser protegido de fatores negativos (ruído, outras aves, etc.) para que nada o distraia;
- Deve haver um recipiente com água próximo ao ninho;
- dieta diária – comida seca;
- forneça a cada ave um recinto para que possam empoleirar-se em paz;
- retire os ovos estragados da ninhada (isso só deve ser feito na ausência da mãe).
Depois que os filhotes eclodem, eles podem ser levados embora para protegê-los - um pato inexperiente pode esmagar o filhote.Nos primeiros dias a mãe praticamente não se levanta do ninho, depois o pato sai duas vezes ao dia e não fica sentado por 1 a 1,5 horas. Após a “refeição” e o banho, a fêmea retorna ao seu lugar. Molhar a casca é necessário para remover a camada densa da superfície do ovo e, assim, dar ao pintinho a oportunidade de respirar. Se o pato não tomar banho, você mesmo terá que molhar a embreagem.
Espera-se que os pintinhos apareçam a partir do 30º dia de incubação. À medida que os bebês nascem, eles são levados embora, caso contrário a ave deixará de chocar os ovos. Quando todos os filhotes eclodiram, os filhotes são devolvidos à mãe. Ao incubar a ninhada, você precisa garantir que o pato indot ande por não mais do que 1-1,5 horas, caso contrário o ninho ficará hipotérmico. Fazer um pato almiscarado comer ovos não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Existem várias maneiras eficazes de ajudar o proprietário a resolver o problema rapidamente.