O pato doméstico de plumagem escura mais comum é o pato de peito branco, que é um tipo de carne. Por sua alta produtividade e despretensão, o pato preto é considerado uma das melhores variedades para cultivo em quintal particular. Existem também espécies silvestres com plumagem escura, podem ser domesticadas, mas isso não é aconselhável. Devido à baixa produtividade de carne e ovos, o pato selvagem só pode ser utilizado como espécie ornamental.
Peculiaridades
Das espécies silvestres de plumagem preta, a mais comum é o pato galeirão com uma mancha branca na testa.A ave selvagem difere de seu parente doméstico de peito branco pelo corpo pequeno, membros inferiores fortes e desejo de passar mais tempo fora d'água. O pato de peito branco foi criado por meio de criação seletiva, caracteriza-se pelo rápido ganho de peso e produz carne dietética. Três raças foram utilizadas no trabalho de criação: Pequinês, Ucraniano e Khaki Campbell. O pato é caracterizado pela maturidade precoce, maturação rápida, alta produção de ovos e grande peso dos ovos.
O pato de peito branco não só produz carne e ovos, mas suas penas são utilizadas para fazer roupa de cama. A raça é adequada para trabalhos de criação que visam aumentar a fertilidade e a produtividade da carne.
Outras espécies negras selvagens são fáceis de domesticar. Mas os avicultores não veem necessidade disso. O pato selvagem pesa pouco e produz um pequeno número de ovos pequenos, por isso não é lucrativo mantê-lo.
Mas alguns observadores de pássaros amadores criam aves aquáticas selvagens com plumagem preta para fins decorativos.
Variedades de patos pretos
Cada espécie possui características individuais de aparência e comportamento que determinam a utilização da ave para fins decorativos ou industriais. Para não se enganar na escolha, você deve considerar a aparência do pato de cada variedade e quão produtivo ele é.
Preto de peito branco
Pato grande de maturação precoce. Aos 2 meses pesa 2 kg. O peso de um adulto chega a 5 kg. O abate da carne é realizado em 60-65 dias. As galinhas poedeiras são mantidas por 2 a 3 temporadas. Os dragões têm cores mais brilhantes que as fêmeas, sua plumagem é roxo-esverdeada e suas patas são mais próximas umas das outras.
As características externas e qualidades produtivas da raça preta de peito branco são apresentadas na tabela.
Tamanho | 35-40 centímetros |
Peso | 3-5kg |
Produção de ovos | 120-160 ovos pesando 80-100 g por temporada |
Cor | preto sólido, com mancha branca difusa no pescoço e no peito; olhos, bico, patas pretas |
Tipo de corpo | corpo oval grande, cabeça pequena, pescoço de comprimento médio, asas curtas, não abertas, cauda curta |
Galeirão
O pato preto selvagem, pertencente à família dos trilhos, tem um físico incomum: as pernas são desproporcionais ao corpo, grandes, com dedos longos. Outros nomes para a espécie são “kashkaldak”, “pato preto de bico branco”. A plumagem é preta sólida, o bico e a testa são brancos, as íris dos olhos são vermelhas, as patas são laranja com dedos cinzentos. Um adulto pesa 1,5 kg e cresce até 40 cm.
As diferenças sexuais não são pronunciadas. Você pode distinguir uma fêmea de um dragão apenas pela sua voz; a dela é mais alta e clara. O pato põe 2 a 3 ninhadas por temporada, cada uma contendo até 12 ovos marrom-esverdeados. Após 3 semanas, os patinhos eclodem, rapidamente se tornam independentes e depois de meio mês conseguem sua própria comida.
Pato selvagem
O progenitor de todas as raças domésticas. A fêmea é de cor marrom com ventre marrom-acinzentado. O pato se distingue por sua cabeça e pescoço verdes, peito marrom escuro e dorso e barriga cinza salpicados. Durante o período de muda, o macho torna-se preto com tonalidade marrom. Comprimento do corpo – 60 cm, peso – cerca de 2 kg.
Se o pato selvagem não migrar, ele passa o inverno em um corpo de água descongelado. O ninho é feito em margens arborizadas ou gramadas de corpos d'água. Atinge a maturidade sexual com um ano de idade. No final da primavera põe até 13 ovos cor de azeitona. Um mês depois aparecem os pintinhos que, assim que o corpo seca, imediatamente mostram independência.
Um parente do pato selvagem é o pato preto africano, que vive ao sul do Saara. Sua plumagem é preta com manchas brancas na cauda e no dorso, sendo mais intensa nas fêmeas.
Larro ruivo
Pequeno pato selvagem. Comprimento – até 50 cm, peso – não mais que 1,3 kg. O macho tem cabeça e pescoço vermelho-tijolo, dorso cinza, corpo preto, íris vermelha e bico preto-acinzentado. A fêmea tem uma cor mais modesta, a cabeça e o corpo são castanhos claros. Voz – assobio baixo e chiado. Ao caminhar, o pato ginga devido às patas recuadas, mas nada e mergulha com excelência, podendo ficar debaixo d'água por até 20 segundos.
O pato nem sempre passa o inverno em regiões quentes, podendo permanecer em um corpo de água descongelado. O ninho é feito em matagais de vegetação semi-aquática alta.Choca de 8 a 10 ovos verde-azulados. Após 23-25 dias, aparecem patinhos, que ficam prontos para voar após 2 meses.
Mergulhão de bochechas cinzentas
Pato compacto com bico reto amarelo, longo pescoço vermelho e cabeça pequena decorada com crista preta. A cor principal é o preto com tonalidade marrom. A íris é marrom avermelhada. O pato pesa até 1 kg, comprimento do corpo - 40 cm.A espécie é rara, quase foi exterminada pelos caçadores furtivos e está sendo gradativamente restaurada.
Regras de seleção
Na hora de escolher as aves, leve em consideração a finalidade da criação caseira, o capricho e a produtividade da espécie. Quase todas as espécies negras selvagens podem ser domesticadas, mas a produtividade deixa muito a desejar e o ganho de peso é fraco. Portanto, canela preta selvagem não interessa aos avicultores.
Para a produção de carne e ovos, apenas um grande pato preto com peito branco, valorizado pelo rápido ganho de peso, é adequado. O pato selvagem africano vive bem em cativeiro, é despretensioso nos cuidados e na nutrição.O galeirão é um pato indomável e pode voar a qualquer momento. Ao comprar patinhos para reprodução, preste atenção à sua aparência. As aves devem ser saudáveis, móveis, sem defeitos anatômicos e carecas no corpo.
Como eles são mantidos?
É necessário espaço suficiente para manter os pássaros. A 1m2 Não deve haver mais de 3 aves no aviário. O piso da casa do pato é de madeira, palha ou serragem é usada como cama, colocada em uma camada de 20 cm e trocada regularmente. A temperatura ideal no verão no aviário é de 16-18 °C, no inverno – 14-16 °C. Umidade do ar – 60-70%.
As aves são alimentadas de acordo com um horário, todos os dias no mesmo horário. Uma dieta padrão para patos consiste em:
- grãos;
- Farelo;
- ervas de jardim, legumes;
- algas;
- farinha de ossos e peixe;
- peixe picado;
- fontes de minerais - giz, casca de rocha, casca de ovo;
- suplementos vitamínicos.
Uma área cercada para caminhada deve ser organizada perto do aviário. Se não houver nenhum corpo de água natural próximo, uma grande bacia com água é colocada no curral. À noite, as aves ficam trancadas no aviário.