Os Indo-patos são um tipo popular de ave, criados em grandes granjas e pequenas granjas. No nosso país, este tipo de pato surgiu no final do século XX e rapidamente se difundiu devido à sua maturação precoce, carne saborosa e dietética e peso impressionante. Consideremos as características da criação da variedade Indo-duck branca francesa, os prós e os contras do cultivo, os cuidados e possíveis problemas.
História de origem
Acima do bico dos patos perus há uma protuberância carnuda que faz com que o pássaro se pareça com perus.O nome do pato também sugere uma relação estreita com os perus. Mas os patos perus não são híbridos de pato e peru; esta crença popular é um equívoco. Os patos selvagens, também chamados de patos almiscarados (devido ao seu cheiro especial), com protuberâncias coriáceas perto do bico, são encontrados na América Central e do Sul. A partir deles são criadas raças domésticas de patos indianos. Os Indo-patos são criados em todo o mundo. Os primeiros representantes foram trazidos da Alemanha para a Rússia.
Os patos Indo franceses brancos se distinguem por suas penas brancas como a neve, sem quaisquer tons de cinza ou amarelo. A principal característica da raça - a ausência de um cheiro obsessivo específico de pato na carne - era apreciada pelos amantes de aves.
Referência: Os indo-patos também são chamados de patos mudos (Os europeus são mudos) pela sua incapacidade de grasnar ou fazer barulho alto, como outros representantes dos patos.
Descrição geral e características
Os patos domésticos são mais pesados que os seus parentes selvagens. Eles têm peito largo e pescoço curto. O peso de um adulto varia de 6 quilos para dracos a 4 quilos para mulheres. O comprimento do corpo dos homens chega a 90 centímetros (das mulheres – 60 centímetros). Graças aos seus pés curtos e palmados, os patos indianos são bons nadadores e adoram passar o tempo na água. Mas, na ausência de corpos d'água, eles se contentam em ficar no quintal e toleram facilmente a vida terrestre.
A plumagem é densa, alguns Espécies de pato almiscarado dê uma boa penugem. Graças às suas asas longas e plumagem poderosa, os patos indianos voam bem, o que pode ser um problema para os avicultores. O pescoço é curto, o bico é achatado. Entre os olhos e o bico existe uma protuberância vermelha coriácea, que é a principal característica distintiva dos indo-patos. Se você tocar neste local em indivíduos adultos, notará um leve cheiro almiscarado, que dá nome aos patos.
Os indivíduos selvagens têm penas escuras, enquanto os domésticos têm cores diferentes, do branco puro ao marrom avermelhado. Os patos brancos indianos se distinguem pela alta produtividade - rendimento de carne - 54-60% do peso vivo, rápido ganho de peso, uma galinha poedeira produz 100-120 ovos por ano. Ovos com gema grande, pesam 70-75 gramas.
Variedades de Indo-patos
A classificação biológica divide os patos indianos em apenas 2 variedades - selvagens e domésticos. Os patos indianos selvagens são predominantemente de cor escura e o tamanho do corpo é significativamente menor do que os patos domesticados (1,5-2 kg).
Além dos franceses brancos, foram criadas diversas outras variedades de patos Indo, que diferem na cor da plumagem. As espécies cultivadas têm caráter fleumático e são fáceis de manusear, mesmo para avicultores inexperientes.
As raças populares também incluem:
- Mulards - criados pelo cruzamento de patos Moscóvia e Pequim;
- touro vermelho - patos com penas marrom-avermelhadas, um dos maiores (o pato cresce até 5 a 7 quilos);
- azul - tem plumagem de cor lilás, a penugem é leve e delicada, a pena é uma fonte adicional de lucro na criação;
- chocolate - Patos indianos com penas canela e penugem branca, por isso cada ave tem uma cor individual.
Não há nenhuma diferença particular de conteúdo e caráter entre as raças; a carne de todas é suculenta e macia, as diferenças estão relacionadas à aparência.
Vantagens e desvantagens
Os patos indianos brancos não têm requisitos especiais de manutenção, põem ovos durante muito tempo, o que lhes permite produzir descendentes duas vezes por ano. Criar patos indianos não causa muitos problemas aos proprietários: as raças têm mais vantagens do que desvantagens.
Como manter e cuidar de um pássaro
Que condições precisam ser criadas para que os patos indianos brancos garantam o pleno desenvolvimento:
- As famílias são formadas por 1 pato e 4-5 galinhas poedeiras. As mulheres são um mês mais novas que os homens. Se houver muitos pássaros, eles serão alojados em famílias separadas.
- Os ninhos para incubação são feitos de caixas ou galhos. Galinhas poedeiras e patos são separados durante a eclosão.
- Densidade populacional – 3 aves por metro quadrado de área, patinhos – 8 cabeças.
- É preferível fazer o piso do aviário com malha com células de 24 milímetros, cobrindo 2/3 da área do cômodo.
- Os patos almiscarados podem viver sem um lago. Uma grande bacia com água é colocada no aviário para que a ave possa molhar a plumagem e lavar o bico.
- Os patos indianos voam bem, por isso há uma cerca de malha nas laterais e na parte superior. Quando mantido em um quintal, as asas do pássaro são cortadas (penas tubulares de ½ comprimento).
- Condições de detenção. A ave não tolera umidade ou ar úmido e mofado.O aviário é dotado de ventilação e janelas, e na estação quente as aves podem passear.
- Ao manter um recinto, o território é zoneado - comedouros em um só lugar, área separada para caminhada. Para os patos almiscarados, eles fazem poleiros e camas para passar a noite, que lembram árvores na natureza.
- A temperatura recomendada é de 16-20 °, se cair abaixo de 16 ° as fêmeas param de botar ovos. Recomenda-se iluminar o aviário por 16 a 18 horas.
- Após a alimentação, os recipientes são esvaziados de restos de comida - os patos almiscarados não gostam de sujeira. Troque a roupa de cama regularmente (de preferência serragem grande).
- A incubação é realizada na primavera. Durante a temporada, um pato indo pode chocar patinhos duas vezes. As fêmeas têm um instinto maternal desenvolvido: se os ovos não forem removidos por 2 a 3 semanas, o pato pousará na ninhada.
- Os patinhos recém-nascidos são alimentados de 5 a 8 vezes ao dia. Comece com os ovos e depois adicione o queijo cottage. Depois de uma semana, você pode dar o conjunto habitual de alimentos, pré-triturados.
- Ao caminhar, o pássaro gosta de bicar pequenos objetos brilhantes (vidros, pregos), por isso é preciso manter o quintal limpo.
O abate de aves é recomendado o mais tardar às 12 semanas de idade para evitar tocos durante a depenagem.
Planejamento de dieta
Os patos almiscarados brancos não são muito exigentes em sua dieta e demonstram comportamento onívoro. Para garantir que o sistema imunológico não sofra e os animais jovens ganhem peso rapidamente, a alimentação deve ser balanceada. Patinhos e adultos são alimentados com a mesma comida, para animais jovens a comida é triturada (alimentada 5 vezes). A dieta inclui:
- grão, farelo - trigo, aveia, milho, cevada;
- alimentos verdes – grama até 10% da quantidade total de alimentos (incluindo folhas, copas);
- raízes vegetais - beterraba picada, cenoura, batata cozida;
- resíduos de carne e peixe, marisco de rio;
- vitaminas sintéticas, pré-misturas.
Se os patos não andam, a grama é cortada e dada em uma das mamadas. Os Indo-patos comem bem restos de cozinha - restos, sobras de pratos preparados, pedaços de frutas e vegetais. Ao caminhar, comem pequenos insetos. Caso a ave não ande ou nade em um lago, é importante incluir farinha de ossos na dieta para fornecer proteínas e aminoácidos de origem animal.
Alimente a ave 3 vezes ao dia, de preferência de acordo com o horário. A água limpa deve estar constantemente disponível.
Regras e rentabilidade da criação
Criação de patos almiscarados brancos Com uma organização adequada da economia, o negócio é lucrativo. A procura de carne vermelha dietética permanece consistentemente elevada, o mercado não está cheio. As carcaças do pato Indo francês branco têm uma apresentação agradável - não há manchas escuras na pele devido às penas tingidas, a pele é de cor clara. O que os avicultores iniciantes precisam saber:
- Há pouca demanda por ovos de pato.
- Durante a manutenção sazonal não há necessidade de aviários aquecidos, o que reduz custos. Em 2 meses, os patinhos atingirão o tamanho máximo e poderão ser vendidos, obtendo um lucro 2 vezes maior que o custo.
- Com a criação constante, você terá que gastar dinheiro em um aviário. A renda adicional geralmente não vem dos ovos, mas da venda de patinhos. Se você mesmo construir uma sala e alimentadores, os custos serão compensados rapidamente. Se você adquirir uma incubadora, poderá comprar ovos de outras fazendas e obter renda com a venda de frangos.
Antes de iniciar a criação, é necessário estudar as possibilidades de implantação, as características do mercado local, para traçar um plano de negócios competente, levando em consideração todas as características da fazenda.
Ajuda: fazendas por criação de indo-patos para carnes têm rentabilidade média de 70%.
Possíveis doenças
Os patos almiscarados têm forte imunidade e raramente ficam doentes. Entre as doenças mais comuns estão:
- parasitas (comedores de penas);
- problemas do trato digestivo – bócio, catarro, cloacite;
- doenças infecciosas – salmonelose, aspergilose (fúngica), hepatite viral, gripe aviária;
- perda de plumagem.
A vacinação e o cumprimento das condições de habitação reduzem o risco de desenvolver doenças. Na estação quente, os patos perus são levados para fora - o sol e a grama fresca fortalecem o sistema imunológico e mantêm a saúde das aves jovens e adultas. Quando mantido em aviário, são observadas as condições de temperatura e luminosidade, além de monitoramento de limpeza e umidade.
Os perus brancos produzem carne de alta qualidade e não são difíceis de cuidar. Começando com algumas cabeças e dominando as regras de cultivo, você pode construir um negócio lucrativo. Os Indo-patos crescem rapidamente, têm excelente saúde e sua carne é muito procurada no mercado.