Os adubos verdes são plantas especiais que contribuem para a estruturação do solo e a sua saturação com substâncias úteis. Eles podem ser plantados em épocas diferentes. Plantas anuais que desenvolveram raízes e rápido crescimento de massa vegetativa são utilizadas como adubos verdes de inverno. Graças a isso, as plantas soltam o solo. A massa verde cortada é utilizada como material de cobertura morta.
Para que servem os adubos verdes de inverno?
A adubação verde pode ser plantada em épocas diferentes. Isso é feito na primavera, verão e início do outono. A semeadura de plantas no inverno também é possível.Ao mesmo tempo, é importante evitar o amadurecimento dos adubos verdes, pois podem virar ervas daninhas. É possível obter um bom efeito ao cortar a vegetação quando os brotos têm 20-30 centímetros de altura ou durante a brotação.
O plantio de adubo verde no inverno tem muitas vantagens:
- Economize tempo ao plantar vegetais na primavera. Isso se aplica a repolho, batata, cenoura.
- Aumentar o período de permanência dos adubos verdes na estrutura do solo. Eles podem permanecer lá até maio. Isso melhora o afrouxamento do solo pelas raízes e promove a liberação de sais minerais, necessários para as colheitas posteriores.
- Proteção do sol da primavera e das geadas recorrentes. Este efeito é conseguido devido à abundância de vegetação. Após o corte, os brotos e as folhas podem ser usados como cobertura morta.
Qual é melhor escolher?
Recomenda-se escolher adubo verde dependendo da cultura. Essas plantas pertencem a famílias diferentes e diferem em certas características. Assim, para limpar os canteiros da raiz torta, é proibido plantar vegetais crucíferos - mostarda, rabanete, nabo.
Além disso, as plantas diferem em termos de tempo de germinação, ciclo vegetativo e requisitos de solo. Portanto, as ervilhas desenvolvem-se bem em solo franco-arenoso leve. No entanto, não cresce em solos pesados. Vale a pena plantar feijão e feijão em solo argiloso.
É importante considerar que as plantas diferem em funcionalidade:
- As leguminosas ajudam a saturar o solo com nitrogênio.
- Cereais e vegetais crucíferos fixam nitrogênio no solo. Com a ajuda deles, é possível converter os minerais em uma forma mais acessível e prevenir a desmineralização do solo.
- Colza e colza - ajudam a aumentar a camada de húmus devido à grande quantidade de massa foliar. Eles são usados como fertilizante verde.
- Phacelia, aveia, trigo sarraceno, tremoço - ajudam a reduzir os parâmetros de acidez do solo.
- Rabanete oleaginoso, mostarda branca, calêndula, capuchinha, leguminosas - suprimem a atividade de nematóides e patógenos de diversas patologias.
- Phacelia, mostarda, girassol, azevém anual - têm propriedades pronunciadas de produção de mel.
Todos os adubos verdes soltam o solo com seu sistema radicular. Este efeito é especialmente pronunciado em tremoço, rabanete e feijão.
Muitas plantas nesta categoria suprimem o desenvolvimento de ervas daninhas. Isso se deve à sua alta densidade de semeadura ou ao rápido crescimento.
Lista das melhores plantas
Recomenda-se escolher a adubação verde levando em consideração os problemas que precisam ser resolvidos. Ao mesmo tempo, existem várias plantas populares que têm um efeito complexo.
Vika
Esta planta ajuda a saturar a camada fértil do solo com nitrogênio. A cultura também protege as mudas contra ataques de lesmas e pássaros. Vika limpa com sucesso a área de pulgões e grilos-toupeiras.
A desvantagem da planta é a necessidade de regas frequentes. Recomenda-se plantar sementes em solo úmido. Com a chegada da primavera, a vegetação precisa ser cortada e o solo desenterrado. Após a ervilhaca, é permitido plantar vários vegetais e repolho. Ao mesmo tempo, é proibido semear leguminosas.
Mostarda branca
Este adubo verde não requer aração posterior no solo. Durante geadas severas, seus brotos e raízes apodrecem, mas conseguem saturar o solo com substâncias úteis. Ao plantar mostarda branca, vale considerar que ela não tolera solos ácidos e pantanosos.
Recomenda-se plantar a planta a uma profundidade máxima de 3-4 centímetros. Também é permitido espalhar sementes na superfície do solo. É necessário cortar os brotos antes do início da floração e do amadurecimento da semente.Recomenda-se a realização dos trabalhos de plantio no final de agosto.
Centeio de inverno
A cultura cultiva perfeitamente uma vegetação exuberante e tolera facilmente geadas. Depois dessa adubação verde, deve-se plantar pepino, tomate, batata e abóbora. A única desvantagem da planta é a pequena quantidade de nitrogênio que é liberada durante a decomposição no solo.
Aveia de inverno
Este adubo verde ajuda a soltar o solo, a combater parasitas e ervas daninhas e a saturar o solo com substâncias úteis - potássio, fósforo e nitrogênio. A aveia também ajuda a suprimir os patógenos do solo.
É melhor plantar a planta no início do outono para que ela tenha tempo de ficar mais forte antes que chegue o frio. A aveia tolera bem o inverno e ajuda a reter todos os microelementos necessários no solo. Com a chegada da primavera, a colheita começa a crescer rapidamente. Quando os brotos atingem 20 centímetros, recomenda-se cortar a grama.
Estupro
Este adubo verde ajuda a estruturar o solo e a saturá-lo com fósforo, potássio e nitrogênio. Após esta planta, é permitido plantar tomate, berinjela e pimentão. A colza é caracterizada por um rápido desenvolvimento. Durante o plantio de outono, garante a desinfecção do solo e o prepara para o plantio de plantas de jardim na primavera.
No entanto, em comparação com a aveia e o centeio, a colza é considerada uma cultura mais exigente. Não tolera oscilações de temperatura e influência de alta umidade. Sob tais condições, o adubo verde começa a apodrecer e morrer.
Trabalhando em uma estufa
As plantas com efeito de estufa requerem cuidados mais cuidadosos do que as plantas terrestres. Depois de cavar o solo, vale a pena plantar adubo verde. Mostarda, centeio e aveia toleram bem o frio. Eles conseguem crescer antes de geadas severas e formar um poderoso sistema radicular. Com o início da primavera, as verduras precisam ser enterradas. Isso ajudará a obter húmus valioso.